Avaliação dos bastões de caminhada Silva Ex-Pole. A marca Silva nasceu em 1933, na Suécia, e ficou conhecida mundialmente por suas bússolas. Uma curiosidade: “silva” em latim significa “floresta”.
Bastão de caminhada é algo muito pessoal, pois nem todo mundo gosta de usar e muitos usam apenas um. Eu pertencia ao grupo do “apenas um”, até certo tempo atrás. Em 2016 eu fui fazer a trilha do Açu (PARNASO – Petrópolis – RJ) e lá usei os dois bastões e mudei completamente de opinião sobre o uso deles em par.
A trilha tem aclives/declives acentuados em algumas partes e com muitos degraus e pedras. Terreno favorável para acidentes e que força demais as articulações dos membros inferiores, principalmente joelhos, durante a descida. A mochila estava pesando em torno de 7kg e os bastões de caminhada ajudaram e muito a distribuir melhor o peso e aliviar as articulações, auxiliando o meu equilíbrio e a segurança.
Os bastões de caminhada Silva Ex-Pole são fabricados em alumínio e pesam apenas 225 gramas cada. Com isso ele é um dos mais leves no mercado brasileiro atualmente. Eles permitem o ajuste entre 100cm e 140cm (melhor até 135cm), sua empunhadura é forrada de cortiça (proporcionando uma ótima aderência e mantendo-se seca mesmo com suor) e as dragoneiras (alças de punho) são confortáveis e possuem detalhes reflexivos.
Um detalhe importante sobre a empunhadura, que afeta o conforto e o uso, é que ela não permite o apoio da mão confortavelmente quando colocamos nosso peso sobre o bastão e apoiamos a mão na parte de cima da manopla. Um movimento comum nos declives das trilhas.

Avaliação dos bastões de caminhada Silva Ex-Pole
- Produto: bastão de caminhada Silva Ex-Pole
- Uso: bastão de caminhada para trilhas
- Fabricante: Silva – Suécia
- Site: http://www.silvabrasil.com/
- Peso: 225g cada bastão
- Tamanho fechado: 80cm
- Material: alumínio
- Comprimento ajustável: entre 105 e 140cm
Pontos positivos e negativos
- Pontos positivos: Leve e eficiente. Empunhadura confortável quando usada na posição normal. Acompanha ponteiras de borracha. Detalhes reflexivos na dragoneira (alça de punho).
- Pontos negativos: A manopla é desconfortável quando apoiamos a mão sobre a parte superior dela. Quando fechados os bastões ficam mais longos que muitos outros disponíveis no mercado. Isso atrapalha no transporte e e pode atrapalhar durante a caminhada quando eles não estão em uso.
Comentários