AcessóriosDestaquesEquipamentos e Reviews

Cadeiras Azteq Karibu e Azteq Osho

Já tem um tempo que nós compramos a cadeira Azteq Karibu, mas com as restrições desse último ano acabamos não usando ela muito. A ideia era ter uma cadeira prática, compacta e com um peso viável para ser usada nos acampamentos estruturados, viagens de carro, piqueniques, eventos, reuniões na casa de amigos e até mesmo em algumas viagens de bike.

Nós já conhecíamos a Karibu há bastante tempo, praticamente desde que ela foi lançada, mas depois que ficamos acampados por alguns dias no litoral de Santa Catarina tivemos vontade de comprar essa cadeira para adicionar uma dose extra de conforto nos nossos acampamentos estruturados.

Na nossa opinião a Karibu não é um acessório para ser considerado nas trilhas longas, a menos que você não se incomode com o peso (cerca de 1.460g) e faça questão do conforto. E por falar nisso, é justamente no conforto e na praticidade que essa cadeira se destaca.

Obs: parece que o modelo atual é um pouco mais pesado do que este que nós temos aqui. Segundo o site da Azteq a cadeira pesa 1600g.

Cadeira Azteq Karibu

Conforto e praticidade com a Azteq Karibu

A Azteq Karibu é muito fácil de ser montada e desmontada, é confortável e tem uma bolsa de transporte que mantém tudo organizado quando a cadeira não está em uso. A estrutura é feita com tubos de aço interligados com elásticos e peças plásticas onde esses tubos se encaixam. O assento é feito em poliéster resistente com áreas teladas nas costas e nas laterais. Segundo informações da marca a Azteq Karibu suporta até 100kg.

O conforto dela é muito bom, perfeita para usar durante as refeições ou nas conversas com os amigos no camping. Ela não é tão compacta ou leve, mas em viagens de bike ela pode ser uma ótima opção para você descansar as pernas nos acampamentos.

Em viagens de cicloturismo com os alforjes tradicionais ela pode ser encaixada facilmente em alguma bolsa, mas se você estiver viajando no estilo “bikepacking” pode ser que ela não se encaixe tão bem assim. Neste caso ela ficaria melhor na bolsa de guidão ou em uma bolsa no garfo da bike. Posicionamos ela entre o guidão drop (400mm) de uma bike de estrada e coube sem problemas.

Cadeira dobrável acampamento

E já que falamos sobre medidas, aqui vão as medidas aproximadas da nossa Azteq Karibu:

Medidas da cadeira Karibu

A bolsa de transporte dela mede 35cm (comprimento) x 12cm (largura) x 10cm (altura). Ela conta com alças nas duas pontas e loops que podem ser usados para fixar a bolsa de transporte do lado de fora de uma mochila ou para adaptar uma alça tira colo.

Bolsa de transporte

Pode ser que você sinta falta de um encosto mais alto, se esse for o seu caso dê uma olhada na cadeira Azteq Kamel. E lembre-se: um encosto mais alto significa mais material, tanto no assento quanto na estrutura, e isso obviamente implica em mais peso.

Cadeira Azteq Osho – uma opção mais leve

Recentemente a Azteq lançou a cadeira dobrável Osho, uma versão mais leve da Karibu. Ela pesa cerca de 900g e suporta os mesmos 100kg, a maior diferença entre elas está no material da estrutura. A Osho é feita com tubos de duralumínio, que são mais leves do que os tubos de aço da Karibu. Além disso, a Osho tem um assento com uma estampa colorida e um bolsinho lateral para onde você pode deixar seu telefone, canivete, isqueiro, etc.

A Osho é uma opção mais interessante para quem está em busca de reduzir algum peso, principalmente se a ideia for levar a cadeira em viagens de bike, caiaque, moto, etc. Em situações assim qualquer otimização de peso é sempre bem vinda.

Cadeira Dobrável Azteq Osho

Nós temos duas cadeiras Karibu, e por isso mesmo não falaremos tanto da Osho, mas como elas são quase iguais, e a Osho é mais recente, decidimos comentar sobre ela.

Conclusão

Como dissemos antes, a Azteq Karibu não é cadeira para ser usada em trilhas longas por causa do peso. Mas em viagens de bike, carro, moto ou caiaque essa cadeira pode ser um ótimo recurso para ter mais conforto no acampamento. Bem como em eventos, piqueniques, pescarias, em casa, etc.

A cadeira Karibu é uma boa opção para quem está procurando uma cadeira dobrável, com um bom tamanho e um peso aceitável para os usos que indicamos acima. E se você se preocupa em reduzir o peso existe a opção da Azteq Osho, que pesa cerca de 500g a menos.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *