Recentemente eu comprei o kit de ferramentas para bike Btwin Multitool 920 da Decathlon. Antes de finalizar a compra online eu fiquei me perguntando de ele seria uma boa escolha, se o tamanho ou o peso não seriam demais para transportar na bike e se todas as funções iriam me atender. Bem, as respostas para essas e outras perguntas estão aqui embaixo.
Existem opções de ferramentas mais baratas e compactas na internet, assim como várias opções de marcas renomadas com um custo muito maior. O principal ponto pra minha escolha não foi o preço, mas sim o modo como as ferramentas foram reunidas e a usabilidade das chaves se compararmos elas com os “canivetes para bike” tradicionais.
Eu já tive outros kits de ferramentas para bike antes deste. O primeiro canivete de ferramentas foi comprado assim que comecei a pedalar, ele tinha poucas funções e por isso mesmo foi substituído rapidamente. O segundo era muito melhor, mas mesmo assim eu ainda tinha que transportar uma chave extra para corrente e as espátulas para o pneu. Isso resultava em dois problemas: mais peso e barulho durante o pedal.
O barulho das ferramentas soltas batendo umas nas outras dentro da bolsa de quadro era um incômodo. No Btwin Multitool 920 as ferramentas ficam presas em uma estrutura plástica e o kit inteiro tem uma capa emborrachada, assim nada se move ou faz barulho durante o pedal.
Os canivetes de ferramentas comuns têm outro detalhe que me incomoda: o uso deles. Em alguns as ferramentas são curtas, já em outros o canivete não é confortável ou funcional quando preciso aplicar uma força maior. Como as ferramentas do Multitool 920 são independentes fica muito mais fácil trabalhar com elas.
Funções do Btwin Multitool 920
São 21 funções que vão desde as tradicionais chaves allen e philips até a chave para abrir corrente. São elas:
- 7 chaves allen (2.5, 2, 3, 4, 5, 6 e 8mm) – a chave de 8mm vem em formato de bit acoplável na chave de 6mm. As chaves de 5 e 6 mm tem uma ponta comum e outra boleada;
- 1 chave de fenda e 1 chave philips;
- 2 chaves torx (T25 e T30);
- 3 chaves de 8, 9 e 10mm;
- 2 chaves de raios (3.3 e 3.5mm);
- 1 chave de raios Mavic® 5,65 mm (embutida na ponta de uma das espátulas);
- 1 par de espátulas para remoção de pneus;
- 1 ferramenta para desmontar corrente;
- 1 chave para remover a tampa do pedivela Hollowtech (embutida em uma das espátulas);
- 1 abridor de garrafas.
Além disso existe uma mini régua em uma das peças metálicas, mas ela não entra na conta das funções.
Algumas ferramentas não serão necessárias para todo mundo, é o caso das duas chave Torx, da chave de raios Mavic ou da chave para tampa do pedivela Hollowtech. Isso pode representar uma desvantagem em relação a outros conjuntos de ferramentas mais enxutos e leves. Mas também pode ser uma vantagem para quem não costuma encontrar essas funções normalmente em outros kits.
Peso e medidas do Btwin Multitool 920
Peso e medidas (corretos) deveriam ser informações básicas para qualquer item que está sendo vendido online, e essas foram informações que eu não encontrei. Será que é pesado demais? Vai caber na minha bolsa de selim? Para acabar com essas dúvidas eu pesei e medi este kit de ferramentas, então vamos aos números:
- Peso do Btwin Multitool 920: 242g
- Medidas: 12.5 cm (comprimento) x 5.6 cm (largura) x 2.5 cm (altura)
Uso as minhas bikes como esporte (sem competições), diversão e para pequenas viagens eventuais. Neste cenário eu não vejo motivo para ficar me preocupando com cada grama que entra ou sai do peso final delas. Ainda assim, este kit é mais leve do que todas as partes somadas do meu anterior. Mas como eu já disse, na minha opinião, as vantagens do Multitool 920 estão nas ferramentas independentes e na organização do kit.
Vídeo da ferramenta Btwin Multitool 920
Avaliação do Btwin Multitool 920
Kit de ferramentas para manutenção básica da bicicleta
Com certeza o Btwin Multitool 920 não foi feito para os minimalistas. Mas ele irá atender quem curte um bom jogo de ferramentas e quem quer ter a facilidade de usar as ferramentas soltas. Esse é um kit bem completo que pode ser usado tanto em casa, para fazer alguns ajustes e manutenções básicas, quanto na rua ou nas viagens.
PONTOS POSITIVOS:
- Bom custo-benefício;
- Muitas funções úteis, algumas que não são comuns nos canivetes de ferramentas tradicionais;
- As ferramentas ficam bem organizadas e presas;
- Não faz barulho durante o pedal;
- Boa opção para as pedaladas do dia a dia e também para as viagens de bike;
- O uso das ferramentas é melhor do que em outros canivetes de ferramentas tradicionais.
- Você pode deixar alguns bits e chaves allen em casa se quiser reduzir algumas gramas no peso.
PONTOS NEGATIVOS:
- Determinadas ferramentas podem ser desnecessárias para alguns usuários;
- Não é a opção mais leve do mercado, mas não tem um peso tão ruim assim;
- Tive dificuldade para soltar alguns bits depois que eles foram encaixados no socket (chaves de fenda e philips principalmente);
- Como as ferramentas são soltas é mais fácil perder alguma coisa durante uma manutenção no meio da rua.
Comentários