AcessóriosDestaquesEquipamentos e Reviews

Talheres de titânio para camping

Talheres de titânio e outros acessórios de cozinha feitos neste metal são uma ótima opção para reduzir o peso dos itens de cozinha na sua mochila ou alforje.

Existem opções para reduzir o peso na sua mochila antes de sair trocando os seus equipamentos, mas temos certos objetos que somente a troca resolve a questão do peso. Isso acontece muito com os talheres e itens de cozinha. Felizmente o titânio chegou para nos ajudar nesta tarefa.

Não vamos falar sobre fogareiros, panelas, pratos, hashis, canudos, garrafas, copos, tigelas ou coadores de café neste texto, mas saiba que existem opções em titânio para todos esses acessórios. O nosso foco hoje será nos talheres de titânio, itens que oferecem uma vantagem dupla: redução de peso e durabilidade.

Kits de talheres de titânio

O custo é um dos pontos que diferenciam o titânio em relação ao alumínio, além do peso e da resistência. Por isso mesmo, o ideal é que você pesquise e reflita bem antes de escolher um talher ou um kit de talheres.

Você pode optar por um talher com cabo dobrável, um talher tipo “spork” (colher + garfo em um único item), um talher de cabo longo ou um kit completo com talheres tradicionais. Portanto pense na funcionalidade que cada opção irá lhe oferecer.

Talheres de titânio com cabo longo

Geralmente só encontramos colheres ou sporks com cabos longos. A desvantagem clara deles em relação aos outros é o peso, que será maior por causa do cabo longo. Mas tenha em mente que essa diferença fica em torno de 4 ou 10 gramas, na maioria dos casos.

A grande vantagem dos talheres de cabo longo está no alcance do talher. Se você cozinha em fogareiros com recipientes altos (como o Azteq Jetcook), usa panelas altas ou come diretamente nas embalagens de comidas liofilizadas o talher de cabo longo irá facilitar a sua vida.

Colher de Titânio com cabo longo

Talheres com cabos curtos

Da mesma forma que o item anterior tinha vantagens por causa do cabo longo, este aqui também tem as suas vantagens com o cabo curto. Obviamente, o principal ponto para escolher um talher com o cabo mais curto é economizar algumas gramas no peso. Mas lembre-se que esse talher não terá uma usabilidade tão boa se você precisar mexer a comida em uma panela mais funda.

Um bom spork com cabo curto pode ser uma ótima opção para quem quer reduzir o peso unindo dois talheres em um só. Uma ideia interessante para os ultralights ou para o bikepackers.

Spork de titânio com o cabo curto

Talheres de titânio com cabo dobrável

O cabo dobrável é uma opção para reduzir o tamanho dos talheres. Note que nós dissemos “tamanho”, e não peso. Curiosamente, nem sempre os talheres com cabo dobrável são mais leves do que os talheres com cabo integral.

Nós temos aqui em casa dois modelos de kits de talheres de titânio da mesma marca (a chinesa “Keith”). Os talheres com cabo integral são mais leves do que os talheres com cabo dobrável. A grande vantagem do cabo dobrável é a organização na mochila. O cabo curto permite colocar os talheres dentro de um copo ou tigela, em bolsos menores, etc.

Talheres de titânio dobráveis

Kits de talheres de titânio – tamanho tradicional

Normalmente você encontrará os talheres sendo vendidos em kits, a exceção para esta regra são as colheres e os sporks, que podem ser encontrados separadamente com facilidade.

Um dos kit de talheres que usamos aqui é assim, com faca, garfo e colher independentes. A vantagem desse kit é ter o garfo e a colher separados, facilitando o uso tanto para comer quanto para preparar a comida. As desvantagens deste tipo de kit estão no cabo (por causa do tamanho comum) e no peso final da “colher + garfo” – um spork seria mais leve, por exemplo. Porém, por uma questão de gosto, esse tipo de talher funciona melhor para nós do que os dobráveis ou os sporks.

Talheres de camping de titânio Keith

Notou que nós não colocamos a faca na balança? E nem citamos ela no parágrafo anterior? Então, isso é porque nós não usamos a faca do kit de talheres. Primeiro porque ela é muito ruim para cortar alguma coisa com efetividade, e segundo por causa do canivete. Sempre levamos um canivete suíço nas nossas caminhadas, então a lâmina dele acaba fazendo o papel da faca, tanto para preparar alguma comida quanto para comer. Assim otimizamos algumas gramas a mais retirando a faca da nossa mochila.

Sporks

Os sporks são talheres combinados que reúnem em um mesmo objeto as funções de garfo e colher. A grande vantagem deles é que o peso pode ficar abaixo do conjunto tradicional de colher e garfo. A desvantagem fica por conta do manuseio.

Existem dois tipos de sporks: um onde a colher e o garfo ficam juntos, e outro onde a colher fica de um lado do cabo e o garfo do outro. Essa segunda versão tem uma usabilidade melhor, já que o garfo desta versão funciona muito bem para espetar a comida, diferente do que acontece com o spork que reúne as duas funções do mesmo lado.

Dois tipos diferentes de spoks de titânio

Qual tipo de talher de titânio você deve escolher?

Depende. Isso será uma escolha pessoal baseada nos vários fatores que mostramos acima, e vai muito além do peso final dos talheres. Coloque aí na sua balança: peso, preço, tamanho e usabilidade. Esses são os fatores que você deve ter em mente quando for escolher um kit de talheres de titânio para as suas trilhas e acampamentos.

Lembre-se que o titânio não é a única opção para você reduzir o peso dos seus talheres. Existem sporks e kits de talheres feitos em outros materiais, como o alumínio e o policarbonato. Antes de comprar verifique se a relação “peso x preço” justifica o seu investimento em talheres de titânio ou se existem opções mais interessantes para o seu orçamento.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *