Tutoriais e Técnica

Trilha, o que levar e o que vestir?

Algumas pessoas que eu vejo caminhando por aí ou mesmo em vídeos de trilhas não tem muita noção de como se vestir e o que levar para um dia de caminhada, pensando em ajudar esses caminhantes de primeira trilha eu resolvi escrever algumas recomendações de roupas, alimentos e acessórios para levar em um dia de trilha.

Roupas para usar na trilha

Muita gente acaba vestindo roupas inadequadas para a atividade, como: calças jeans ou blusas de malha. O ideal para uma caminhada é usar roupas leves e que deixem o corpo transpirar sem dificuldades, para isso recomenda-se o uso de calças ou bermudas de tactel, calças de ginástica, blusas de dry-fit ou tecidos sintéticos (como as de futebol ou de corrida), tops e um boné ou chapéu.

Por que não usar blusas de malha? Para trilhas curtas elas não são um problema tão grande assim, mas em dias de calor elas podem atrapalhar muito por causa da absorção do suor. Em locais frios elas são totalmente inadequadas. As blusas de algodão quando molhadas (por suor ou chuva) demoram para secar e assim roubam o calor do corpo, resfriando a pessoa, o que pode ser muito perigoso em um local com temperaturas mais baixas. Já as blusas feitas em tecidos sintéticos deixam o suor evaporar melhor e secam muito mais rápido.

Sempre leve na mochila um anorak (casaco impermeável) ou uma capa de chuva para evitar ser surpreendido por alguma mudança de tempo.

Calçados

Para maioria esmagadora dos praticantes de trilha de fim de semana um bom par de tênis confortável e com um solado anti-derrapante dá conta do trabalho, porém se a sua trilha for com mochila cargueira, em terreno muito acidentado ou no frio recomenda-se o uso de botas específicas para trilha, elas te darão mais estabilidade, aderência e segurança para caminhar com o peso extra nas costas e por um terreno ruim.

Evite chinelos ou tênis velhos demais, preocupe-se com a proteção dos tornozelos e com a aderência do solado. O chinelo pode ir dentro da mochila para ser usado quando você estiver fora da trilha, voltando pra casa. Atualmente existem tênis específicos para corrida em trilha, estes modelos são infinitamente melhores do que os tênis comuns usados no dia a dia, porém só invista em um calçado mais técnico assim se você for um praticante regular.

Algumas pessoas tem em mente que as botas militares, também conhecidas como coturnos, são boas opções para usar em trilha. Quando eu comecei no trekking eu pensava do mesmo modo. Mas essas botas são pesadas, duras e nada confortáveis (na maioria dos casos). Além disso caso você venha a molhar os pés (seja com água ou por excesso de suor) será necessário tirar a bota e secar bem os pés e trocar as meias – o que pode virar uma grande dor de cabeça, pois a umidade nos pés facilita o aparecimento de bolhas… Note que hoje em dia existem botas militares altamente técnicas, porém elas tem um custo grande também.

Já que estamos falando de calçados para trilha vamos comentar sobre as meias. Evite usar meias de algodão para caminhadas um pouco mais longas (isso inclui até mesmo caminhadas de meio ou de um dia inteiro). Essas meias retém o suor dos pés e ficam molhadas, aumentando o atrito e gerando bolhas. Existem meias próprias para trilha, elas podem ser compradas em lojas de material de montanhismo, e para uma pessoa que faz trilhas pequenas nos fins de semana basta ter um ou dois pares.

Mochila

Use uma mochila pequena para carregar seus objetos. Não transporte as coisas nas mãos ou em sacolas. Algumas pessoas costumam levar uma muda de roupa extra para usar na volta caso elas se sujem durante o caminho. Uma mochila normal que aguente o volume e o peso do material necessário será suficiente para quem faz trilhas curtas. Contudo, se o seu caso exigir o uso de mais equipamentos, pense em escolher uma mochila adequada, tanto no conforto quanto nas características técnicas. Você encontra diversos modelos específicos em lojas de equipamentos para montanhismo.

Proteja seus objetos

Tem algum objeto que não pode molhar? Celular ou carteira? Experimente colocar seus telefone e itens mais importantes dentro de um saco ziploc. Feche o saco bem e coloque dentro da sua mochila. Isso já lhe dará alguma proteção extra contra a chuva. Para as mudas de roupa você pode usar sacos de gelo, daqueles mais grossos. E se você desejar uma proteção ainda maior procure pelos sacos estanque nas lojas de material de camping e montanhismo.

O que levar para uma trilha de um dia?

A lista básica de itens que você deve levar para uma caminhada curta é:

– Protetor solar e repelente
– Boné ou chapéu
– Óculos escuros
– Lanterna de mão ou de cabeça – pequenas e com pilhas reservas
– Canivete multiuso
– Lanches (doce e salgado)
– Água no mínimo 1,5L, a menos que existam fontes limpas no caminho – tenha certeza quanto a qualidade da água das fontes, ou leve Clorin (um comprimido de cloro que purifica a água)
– Chinelo (pra volta – isso é pessoal e opcional)
– Anorak ou capa de chuva
– Um pequeno kit de primeiros socorros
– Celular (bom em situações de emergência – se possível mantenha desligado para poupar bateria)
– Câmera pra registrar o passeio
– Disposição e bom humor – esses são fundamentais

Note que eu não citei itens como bússola, mapa, gps ou fósforo/isqueiro – objetos que sempre estão na minha mochila em trilhas maiores. E o motivo para isso é que este texto se destina ao caminhante que está iniciando no esporte, aquele que irá percorrer trilhas bem definidas, curtas e com conhecimento do caminho. Esta lista de equipamentos ganhará diversos acréscimos quando a caminhada passar a ser maior ou em terreno desconhecido.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

27 Comentários

  1. E lá no meu blog, foto descaradamente roubada… de sei lá onde!

  2. Sempre me pergunto porque o governo compra esse tipo de cuturno para os militares, principalmente os que trabalham na mata.

    Será que é porque é muito mais barato do que comprar um calçado decente e apropriado? (não precisam responder!)

    PS: rachei de rir do post do Lex.

  3. óla vou fazer trilha domigo vamos com a galera da faculdade somos do curso de gestão ambiental vou seguir as dicas obrigada bjus!!!

  4. Obrigada por me informar tudo isso que eu não fazia ideia que precisava!!!!!!!

    Vc me tirou de um aperto, muito grandeeee!

    tenk’s!

    bjus Bia

  5. Prezado Mário Nery,

    Estou iniciando minha vida de mochileiro agora. Estou programando uma viagem de duas semanas passando pelo Chile e pela Argentina. Minha maior dúvida é a respeito da quantidade de roupas que deverei levar e como um mochileiro faz para lavar suas roupas, ou, se usual lavar roupas durante uma viagem desse tipo?
    Como pode ver sou iniciante, mas com muita disposição para realizar atividades como esta.

    Desde já, obrigado pela atenção!

  6. Fala Érico! Pode deixar a formalidade de lado, eu não sou muito fã disso! Rsrsrs. A quantidade de roupas que eu costumo levar é o necessário para uma semana, ou seja: umas 3 calças de tactel, uma ou duas bermudas e um jeans escuro, 7 camisas leves (uso muito dry-fit), umas 3 ou 4 meias no máximo e 7 cuecas. Quanto a questão de lavar as roupas, é comum sim e depende do tempo que você fica fora, para isso você pode recorrer aos serviços de lavanderia dos hotéis/hostels (as roupas íntimas eu lavo no banheiro do quarto mesmo) ou as lavanderias normais das cidades. Certifique-se dos prazos para lavagem e secagem das roupas para não acabar ficando preso em algum local por causa da roupa que ainda está na lavanderia. Além dessas roupas não se esqueça de levar roupas de frio (se o destino for mais frio) – fleece, anorak, luvas, gorro e cachecol para quem gosta. Abraços e boas viagens!

  7. Obrigado pelas dicas. Estou usando este blog como referência para iniciar minhas caminhadas. Espero poder usar este espaço também para divulgar minhas primeiras aventuras. Até a próxima!

  8. Olá Mário, Obrigado pelas suas dicas, já tentei achar o Clorin pra comprar pra purificar água,pra levar quando saio pra minhas trilhas mas não estou encontrando, existe alguma loja especializada nesse tipo de produto? você poderia me dar alguma dica, de onde eu poderia encontrar?
    obs: Moro em Natal/RN

    Desde já agradeço!

    1. Oi Deyse, vc já olhou em grandes supermercados como: bompreço, Carrefour ? Geralmente têm na área de frutas e verduras. Espero ter te ajudado.

      1. Em lojas de camping e montanhismo você acha, Deyse. Moro no Rio, não sei te indicar lojas em Natal, infelizmente. Mas como disse a Leopoldina, você costuma achar no mercado, apenas verifique a indicação de litragem, em muitos casos você vai encontrar nos mercados o Clorin para purificar 10 litros de água e nas lojas de camping a pastilha que purifica 1 litro de água (que é a mais indicada no caso), ao menos aqui no Rio costuma ser assim! Abs e bons ventos!

  9. Deyse não conheço seu estado, mas em geral você encontra clorin em lojas de material de pesca e esportes e até em grandes supermercados. Se não achar, as lojas de material de montanha vendem ele online – olhe nossa página de links aqui no site!

  10. Obrigada pelas dicas ;) São muito uteis.

  11. muito obrigado pelas as dicas,eu vou fazer trilhas com meu sobrinho afilhado de 6 anos então eu achei as tuas dicas na net pra mim poder ter mais segurança no que vamos fazer,e graças ao teu sites de dica já sei de tudo o que eu preciso, muito obrigada mesmo. ( o site que eu deixei é o meu facebook pois eu não tenho site rsrsrs.

  12. ah, quase me esqueci,é necessário conhecer o local que iremos fazer a trilha?

    1. Sim, é bem importante, a menos é claro que você saiba se orientar com eficiência caso fique perdida, e para isso você precisaria saber usar e ter uma bússola/mapa ou um GPS. Minha recomendação é que se você não conhecer o local vá antes com alguém que conheça ou mesmo contrate um guia. Boas caminhadas!

  13. Legal as dicas. Sábado dia 04 de outubro vou com os amigos fazer trilha no Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio grande do Sul(sou de SC). Dizem que é muito lindo lá.

  14. Entao, ja usei tanto cuturnos militares quanto boots (west cost, bull terrier, dentre outros) e ao meu ver cada um tem seus pro e contras, mas falando dos “cuturnos” eles oferecem mais proteçao qie botas de trekking, mesmo alguns podendo ser um pouco pesados e desconfortaveis, sao produtos feitos pra guerra, e oferecem otima proteçao contra insetos e principalmente contra cobras, nao descordando do seu ponto de vista, apenas acresentando.

  15. Mario, e aquela varinha que todo mundo usa…de metal…nao sei o nome…rs…isso é necessário? nunca fizemos a trilha da janela do céu, em ibitioca…mas, ja fizemos outras de 10, 20 km…

    1. Aquela “varinha” se chama bastão de caminhada ou trekking pole como alguns chamam. Acho fundamental para trilhas longas em terrenos acidentados e com mochila cargueira. Os bastões tem defensores fiéis e críticos igualmente fiéis. Eles ajudam muito no equilíbrio e na redução da carga sobre o sistema locomotor, mas também atrapalham quando o terreno pede que você use as mãos para se apoiar, e de certa forma eles criam um “vício”. A pessoa se sente pouco confiante quando precisa caminhar em um terreno mais acidentado e está sem o bastão ao qual ela já se acostumou. Eu uso bastante quando estou com a mochila cargueira e a jornada é longa. Experimente e veja se você se adequa. Abraços!

    2. Janela do céu é top!! Vale a pena!

      1. Gostei, mas no meu ponto de vista a Cachoeirinha (próximo a Janela do Céu) e mais bonita.

  16. Olá Geane, a bota é sempre uma opção mais segura por lhe proteger melhor na região do tornozelo. Porém hoje existem tênis específicos para trilhas (modelos para trail running e hiking) que irão lhe oferecer uma boa aderência, mas ainda assim não protegerão tanto quanto uma bota. Eu, pessoalmente, ando sempre de bota, mas tenho amigos que usam tênis até em trilhas longas, com mais de um dia de duração. PS.: Desculpe pela demora, mas eu estava de férias aqui. ;)

  17. Mário, no caso do tecido da camisa, costumo usar uma com proteção UV, de manga longa, 90% Poliamida, 10% Elastano. Suor ou água secam muito rápido. Há algum problema?

    1. De forma alguma Tiago. Quando escrevi este artigo foquei em um público mais iniciante por isso deixei de lado as opções mais tecnológicas e menos acessíveis para quem pensa em fazer uma trilha de final de semana. A sua escolhe está excelente. Abraços!

  18. Obrigado pelas dicas, eu só queria mesmo certificar se estava usando o material certo e necessário. Eu já fiz e vou fazer neste fim de semana, vou procurar aqui na minha cidade o local certo para comprar um bom calçado para esse tipo de esporte porque achei o tenis muito escorregadio. Sem mais agradeço!

    1. Olá Dulcenea, vale comentar que mesmo as botas específicas para trilha podem escorregar. Alguns solados são melhores que outros, mas nem sempre eles duram muito tempo no mercado.
      Além disso, em algumas situações qualquer bota pode escorregar, independente do solado ou marca. Algumas camadas mais finas de lama, limo ou até mesmo gelo sobre rocha costumam ser problemáticos. Em situações assim vale redobrar a atenção ao passar pelo local, procurar apoios para as mãos e usar em bastões de caminhada. Abraços!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *