Eventos

Trekking de Regularidade – Trilha Carioca

Muitas pessoas não conhecem o que é Trekking de Regularidade. A definição simples é: uma competição na qual o objetivo é percorrer trilhas determinadas previamente, em um tempo certo, marcando todos os pontos de controle, com o auxilio de uma planilha. Ou seja, diversão, concentração e competição na veia !!!!!!

Estive na etapa da Trilha Carioca, no dia 02/09 em São Gonçalo, no APA do Engenho Pequeno – apoiada pela Agenda 21 São Gonçalo -, para mostrar como funciona um pouco esse mundo.

O Trekking de Regularidade funciona de forma complexa, mas simples ao mesmo tempo. As equipes são divididas em Novatos, Trekkers, Graduados e Elite. Cada categoria tem tipos de equipamentos permitidos para ajudar no trajeto: calculadora simples, bússola, cronômetro, contador de passo simples, totem, winner e palm top (os 3 últimos apenas para categorias mais altas). Todos eles usados para ler a planilha, que é montada pela previamente pela organização. Ela marca o circuito e o tempo que devem ser percorridos.

Modelo de planilha

Planilha e Totem – participante da equipe NuLaçu

Para participar de uma equipe é preciso estudar bem a planilhas fazendo os cálculos certos e entrosamento entre os integrantes. As funções devem ser definidas e seguidas. Basicamente as equipes são compostas de:

*Navegador = cuida da leitura da planilha e da bússola
*Contador de passos = diz para equipe a distância a percorrer em cada trecho
*Chipeiro = quem marca a equipe nos pcs

Super prancheta de um integrante da equipe Discovery

Todos podem participar, é um esporte muito divertido e une as pessoas. Para as categorias mais altas a competição é um pouco maior e o preparo físico é mais necessário, pois é preciso ter fôlego. Não é necessário ser maratonista, pois a competição é de regularidade e não velocidade, mas subir uns andares de escada já ajuda e muito!

Abaixo, fizemos uma pequena entrevista com o organizador Cadu Freitas

Quer participar? Quer conhecer um pouco mais? Acesse TRILHA CARIOCA

Cadu Freitas

TB – Como surgiu a Trilha Carioca ?

Cadu – Há 12 anos fui convidado a conhecer uma atividade chamada Enduro a Pé, em São Paulo. Naquela época cheguei ao local do evento, que ficava a mais de 90km do Centro e me deparei com um número expressivo de equipes ávidas a praticar um esporte até então bem diferente. Quando percebi o potencial e a dinâmica não tive dúvidas: o Rio, com suas trilhas e parques seria um novo centro da prática do que chamamos hoje de Trekking de Regularidade. Depois de alguns ajustes, lançamos a prova piloto e de lá pra cá não paramos mais. Nesse período, centenas de praticantes já conheceram de perto como caminhar de forma diferente e integrativa, com foco nas boas condutas ambientais.

TB – Além do Trekking de Regularidade, quais as outras áreas da Trilha Carioca?

Cadu – A Trilha Carioca é uma empresa legalizada no município do Rio de Janeiro e além de organizar o esporte – oito etapas por ano, em algum local do Rio ou de municípios vizinhos também atua na área corporativa. Nesse caso, trabalhamos com ferramentas voltadas para treinamento ao ar livre e caminhadas ecológicas motivadoras da qualidade de vida.

TB – O que é Trekking de Regularidade?

Cadu – É uma competição nos moldes do rali de carro. No Trekking de Regularidade as equipes organizadas em diferentes categorias têm como objetivo percorrer uma trilha pré-determinada pela organização, de acordo com as distâncias fornecidas e as velocidades médias estipuladas em planilhas de navegação. A bússola é uma ferramenta importante no direcionamento das equipes. A contagem de passos, que mede a precisão até o ponto onde a equipe deve chegar é uma das tarefas mais importantes da equipe. Vence a competição quem apresentar a maior REGULARIDADE na cronometragem feita nos postos de controle ao longo da trilha, e, dessa forma, concluir o trajeto o mais próximo do tempo ideal da prova.

TB – Quem pode participar e o que é preciso?

Cadu – Hoje a Trilha Carioca possui 4 categorias: Duas mais para os atletas mais experientes, um grupo de Elite; outra contempla a turma que ainda está buscando chegar a esse estágio, a Trekker. E por fim, a galera que apenas vai para curtir uma caminhada mais tranquila, fácil e com a família, os Novatos. Acredito que o esporte ajude a tirar as pessoas do sedentarismo, mexendo corpo e mente ao mesmo tempo. Temos uma equipe diferenciada que dá suporte a qualquer problema de ordem física. Graças a Deus os poucos incidentes sempre são levados na brincadeira, como aranhões e cansaço. Não recomendo o esporte para quem quer apenas apreciar de forma contemplativa à natureza e, certamente, para quem está totalmente sem praticar alguma atividade física. O uso equipamentos de qualidade como mochilas confortáveis como a da Deuter, roupas que garantem a melhor mobilidade como as da Curtlo. Esses produtos podem ser encontrados e comprados com desconto pelos participantes da Trilha Carioca na lojas On The Rocks, Bike&Lazer e Adventra. O uso de repelente e protetor solar. A organização disponibiliza um “teste drive” do protetor da Mormaii Saúde logo na largada. Além disso, é fundamental que haja sinergia e vontade de mudar hábitos de vida. O esporte pode ser praticado independentemente do clima, exceto no verão, e a segurança sempre é o nosso maior objetivo.

TB – Quais as dicas que podem ajudar os iniciantes a evoluir no esporte?

Cadu – Eu acredito no “vírus do trekking”. Quando apresentamos a dinâmica num curso básico grátis que acontece antes de cada etapa (informações: www.trilhacarioca.com.br) passamos alguns conceitos como: o respeito ao meio ambiente e a integração de pessoas. Evoluir é sempre uma questão de tempo e perseverança.

Apaixonada pelas coisas boas da vida: montanhas, trilhas, aventuras, viagens e amigos.

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado.