AcessóriosEquipamentos e Reviews

Teste dos sacos estanque da Sea to Summit

Saco estanque, coisa que poucos usam ou mesmo conhecem. Itens importantes em aventuras maiores ou naquelas onde o risco de uma chuva mais forte existe.

A função do saco estanque é evitar que algum objeto mais importante seja molhado e assim evitar algum prejuízo ou mesmo perigo ao dono daquele objeto (situações onde peças importantes de roupas não podem molhar, por exemplo). O engraçado é que eles também servem para evitar que a garrafa de água molhe as coisas dentro da mochila devido ao desgelo da água, descobri meio sem querer depois de colocar uma garrafa pet dentro do meu saco estanque em um dia que fui trilhar em Petrópolis e não quis levar o camelback… Fica a dica de uso alternativo.

saco estanque sea to summit

Nós avaliamos dois modelos diferentes de sacos estanque que compramos para a nossa viagem de meio de ano até a Bolívia, a função principal deles será proteger equipamentos eletrônicos nas nossas mochilas de ataque durante escaladas em alta montanha. Estamos com um Ultra-Sil Dry Sack de 4 litros (da Elque) e um Big River Dry Bag de 8 litros (meu), sacos bem diferentes como vocês verão a seguir.

Ambos os sacos tem uma característica em comum: resistência à coluna de água de 10.000 mm, de resto os modelos são totalmente diferentes. A informação sobre a coluna d’água do Ultra-Sil não estava na embalagem, achamos ela no site brasileiro da Sea to Summit.

Ultra-Sil Dry Sack – 4 Litros

O Ultra-Sil é um saco para atividades mais leves, não é recomendado usá-lo quando existe chance de cair efetivamente na água, como pode acontecer em um barco ou caiaque. A função dele é auxiliar na proteção de objetos dentro da mochila. Nos testes que realizamos excedemos em muito as recomendações do fabricante, mas a ideia era levar o produto até o possível limite mesmo. Ainda assim ele se comportou bem, contudo vale ressaltar que a Sea to Summit não recomenda fazer o que vocês verão no vídeo de teste, e quando o objeto que está no saco estanque possuir algum valor eles recomendam o uso de dois sacos, um dentro do outro.

O Ultra-Sil Dry Sack tem diversos tamanhos, indo desde 1L até 35L. É feito com cordura siliconizada e tem como características as costuras seladas e a leveza – esse modelo de 4 litros pesa apenas 26g (segundo consta na embalagem do produto). Por ser feito de um material mais fino o Ultra-Sil não deve ser colocado junto de objetos que possam perfurar ou arranhar o saco estanque, ou ele pode ser danificado e não oferecer a devida proteção. Cuidado com este detalhe ao acomodar o saco na mochila!!

ultra sil saco estanque sea to summit

Ele é quase transparente o que permite visualizar bem os objetos no interior do saco. A base reta não é muito prática quando acondicionamos algum objeto mais volumoso, como roupas ou mesmo um saco de dormir, neste ponto a base oval do Big River se sai melhor.

Se a sua necessidade é acondicionar objetos mais volumosos ou que necessitam de um cuidado extra seria melhor optar pelo Big River, saco que veremos adiante. Porém se a sua necessidade é proteger objetos menos volumosos e guardá-los em locais da mochila que não estão tão cheios – como os bolsos da tampa ou os bolsos laterais – o Ultra-Sil pode ser uma ótima pedida!

Vale mencionar que em 2006 o Ultra-Sil ganhou prêmio da revista Backpacker Magazine de “Escolha do Editor”.

Big River Dry Bag – 8 Litros

O Big River é um saco estanque para atividades mais pesadas e expostas. Pode ser usado fora da mochila e não tem restrições do fabricante quanto ao uso em atividades náuticas. A sua resistência à abrasão é muito superior a do Ultra-Sil. Ele é feito em nylon 420D, com costuras seladas e alças para que permitem pendurar o saco estanque.

O diferencial aqui, além da maior resistência, é a base oval que permite apoiar o saco estanque melhor no chão e acomodar alguns objetos de forma mais adequada. O forro interno é branco para facilitar a visualização do conteúdo do saco.

sea to summit big river saco estanque

O Big River superou muito as minhas expectativas, ele ficou bastante tempo molhando e não deixou passar água!! Realmente excelente! Senti muita confiança nesse produto da Sea to Summit, senti o mesmo com o Ultra-Sil, mas o Big River deixa claro uma maior força na sua construção.

O Big River Dry Bag existe em diversos tamanhos também, indo de 3L até 65L e com pesos nas faixas de 79 até 293gr. Este modelo de 8 litros tem 106gr. É uma boa pedida para proteger um anorak, saco de dormir ou casaco de pena de ganso durante uma aventura em alta montanha ou para proteger as suas coisas durante aquela travessia de caiaque!

Vídeo Review dos Sacos Estanque Sea to Summit

Avaliação dos Sacos estanque Sea to Summit

Produtos: Sacos estanque Sea to Summit Ultra Sil Dry Sack e Big River Dry Bag
Uso: trekking, escalada, alta montanha, praia e atividades náuticas
Fabricante: Sea to Summit (Austrália)
Site da marca no Brasil: www.seatosummit.com.br

Ponto positivos: Sacos estanque bem acabados e que cumprem a sua função corretamente, apenas atente ao uso e ao fechamento correto deles!

Pontos negativos: Não foram encontrados.

Perfil de usuário: equipamento para quem se aventura em alta montanha, mar e/ou pratica trekking.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

5 Comments

  1. Minha conexão no celular não me permite assistir ao vídeo, rs, mas já gostei muito das informações que li… E é bom saber que eles aguentam mesmo o tranco. Tenho um pequeno da Sea To Summit tb, mas nunca precisei colocá-lo a prova, pq ainda não calhou de pegar uma chuva! Mas virou o tempo é pra lá que minha câmera vai!

    Amanhã eu volto pra ver o vídeo, hehe!

  2. E pode ficar tranquila que ele vai suportar numa boa! O fabricante fala pra NÃO submergir, foi a primeira coisa que fizemos pra testar mesmooooo! Claro, que não recomendamos fazer isso, mas os sacos suportaram! Isso significa que dá pra confiar no produto 100%!

  3. Adorei o teste Mario! Muito bacana mesmo! Lembro da época que a melhor proteção pra levar o que não podia molhar era saco de lixo daqueles grossos, mas que sempre rasgavam, hehehe.
    Agora sempre levo celular e documentos nos sacos estanque da Sea to Summit!
    Abração!!

  4. Fala Beto, é eu lembro bem deste tempo e conheço muita gente que ainda usa o tal saco de lixo e que volta e meia dá algum problema… Aqui na minha cargueira é garantido um saco estanque para o saco de dormir e um para eletrônicos! Abração!

  5. Adorei a dica! mas como faço p/ te conhecer e poder escalar c/ vc?
    (sem maldade é claro!)rs,rs

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.