Viagens e Aventuras

Surf Bus – Rio de Janeiro

ATENÇÃO: CONSULTEM SEMPRE O SITE DO BUS, POIS ELE JÁ FICOU PARADO POR UM TEMPO E EVENTUALMENTE DEIXA DE FUNCIONAR PARA MANUTENÇÃO. SITE: http://www.surfbus.com.br/. TELEFONE DO BUS: (21) 98515-2289 (atualizado em janeiro 2014)

O projeto foi ideia de um empresário e surfista de sobrenome Guanabara. Desde jovem ele sonhava em ter algum tipo de transporte para as melhores praias do Rio – Macumba e Prainha. Contudo naquela época o transporte era difícil e eles acabavam surfando pela Zona Sul mesmo. Esse relato foi contado pelo guia do Surf Bus – Rafael Vianna – antes da minha viagem pela orla do Rio dentro desse coletivo laranjão – (atualização: agora em 2014 não é mais laranjão e não conta mais com o Rafael, pelo menos no dia que eu usei o bus em janeiro de 2014. Atualmente a Petrobrás assumiu o SurfBus).

O busão já ficou um tempo sem rodar por falta de patrocínio e recentemente teve a sua passagem reajustada para R$ 5,00 (o valor continuava este em janeiro de 2014). Mesmo tendo uma passagem mais cara que os ônibus normais, o Surf Bus tem suas vantagens, dentre elas podemos citar os suportes para pranchas, o clima tranquilo e a TV que vai e volta passando vídeos de surf.

Além disso é possível saber as condições do mar com o guia do bus e até mesmo ligar para o celular do guia para ser informado sobre os horários e sobre a localização do ônibus. Durante a viagem o guia atendeu ligações de algumas pessoas pedindo que o ônibus parasse em determinado local para que elas embarcassem. Bem diferente do que seria com um ônibus normal….

O que falta é visão por parte dos patrocinadores e mesmo da Prefeitura do Rio, afinal de contas, esse ônibus é um incentivo ao esporte e ao turismo no Rio de Janeiro. Segundo o guia comentou comigo durante a viagem, a vontade deles era ter patrocínio suficiente para manter o ônibus e disponibilizar o transporte gratuitamente para os surfistas, banhistas e turistas que desejassem ir até a Praia da Macumba ou a Prainha.

Durante o verão o movimento é bem misto, incluindo turistas e surfistas. Já no inverno o Surf Bus é basicamente usado por surfistas.

As partidas estão acontecendo nos sábados, domingos e feriados somente (informação atualizada em janeiro 2014). O Surf Bus sai do Largo do Machado, próximo a entrada da estação do Metro na praça (em frente a farmácia Pacheco). Os pontos de embarque e desembarque ao longo do caminho são em frente aos hotéis da orla ou em locais de picos de ondas. Além disso é possível ligar para o Surf Bus e combinar um ponto para ser pego – desde que este ponto esteja dentro do trajeto do Bus.

Horários de Partida – Largo do Machado (ida): 7:00, 10:00 e 14:00 hrs.
Horários de Partida – Mirante da Prainha (volta): 8:30, 12:30, 16:00 hrs.
Atenção: os horários podem sofrer alterações ao longo dos anos e em alguns dias o ônibus não roda para manutenção e afins, portanto sempre consulte o site ou telefone no início deste texto.

Os passageiros podem ficar onde quiserem, desde que avisem ao motorista com certa antecedência. O trajeto percorre as principais praias do Rio – Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra, Recreio, Macumba e Prainha. Na verdade, o ônibus não entra na Prainha, mas deixa os passageiros no ponto final, no Mirante da Prainha, a cerca de 5 minutos de caminhada da praia.

Mais informações e meios de contato (inclusive direto com o Surf Bus):

– Telefone: (21) 2539-7555
– Celular (dentro do Surf Bus): (21) 98515-2289
– Site: www.surfbus.com.br
– No Facebook: