Pra quem faz trilhas mais longas, como travessias por exemplo, equipamentos de orientação e de auxílio são fundamentais. Uma bússola, um altímetro e um barômetro são indispensáveis para a navegação segura de qualquer um.
A bússola dispensa comentários, o altímetro auxilia muito na orientação usando uma carta topográfica e o barômetro permite ter uma idéia mais precisa de quando o tempo irá mudar. Para lugares mais frios um termômetro pode ajudar o aventureiro a saber com precisão a temperatura do ambiente e da barraca, entre outras situações.

No Sensor Climático da Guepardo temos todos esse equipamentos em um só, com ótima portabilidade, confiabilidade e ainda com funções extras, tais como: relógio, alarme, cronômetro, timer e pacer.
Existem duas versões do sensor, uma em formato de relógio e uma que se assemelha a um cronômetro prosissional, que acompanha um cordão para ser usado pendurado no pescoço ou na mochila. Eu testei essa última versão, que se mostrou bem versátil para mim, pois posso carregá-lo no bolso externo da mochila e amarrar o cordão em alguma alça qualquer a fim de não perde-lo, ou então, andar com ele no bolso da frente do anorak e deixar o cordão no pescoço.
Uma das coisas que eu gostei muito é que o sensor apresenta na tela principal, além da função em uso (altímetro, barômetro, etc), duas outras informações úteis, que são a temperatura e o relógio. Assim é possível acompanhar a variação da altitude e manter o olho na temperatura e nas horas sem precisar trocar de função. No modo bússola o marcador de temperatura da lugar ao indicador de direção (N, S, E, W e suas subdivisões), contudo o relógio continua sendo exibido na parte de baixo do visor.

Falando em visor, o sensor climático da Guepardo possui um visor com iluminação, que é acionada através de um botão prateado que fica no meio do corpo do aparelho. Essa função de iluminação é fundamental para poder ajustar ou conferir alguma coisa dentro da barraca a noite, sem que seja preciso usar uma lanterna para isso. Outra coisa que ajuda muito dentro da barraca é o cordão do sensor, assim podemos pendurar ele no teto e acompanhar a temperatura interna do abrigo ou mesmo ajustar o alarme para despertar de manhã e tirar os preguiçosos de dentro do saco de dormir!
Usei o sensor durante o trekking de 4 dias na Ilha Grande, as funções de altímetro, barômetro e cronômetro me ajudaram bastante a monitorar a caminhada, acompanhar o meu rendimento e checar as possíveis mudanças de tempo. Realmente foi muito bom. Qualquer trilha maior que eu faça hoje em dia ele me acompanha.
Outra característica boa do aparelho é que ele usa uma bateria de litium modelo CR 2032, a mesma usada pelas placas mães de computadores, essa bateria custa entre R$ 3,00 e 7,00 – e além de ter uma ótima duração, ela se comporta muito bem em situações de frio extremo e altitude, as baterias de litium são as melhores para uso em ambientes extremos.
A minha opinião com relação ao equipamento é bem simples: ELE É EXCELENTE!
Um resumo das funções do Sensor Climático Guepardo:
– Relógio;
– Sensor Climático;
– 2 Alarmes;
– Timekeeping (medidor de tempos de treino/corrida);
– Cronômetro – medição 99hr 59min e 59.99seg, memória para 100 voltas, resolução 1/100segundos;
– Timer regressivo;
– Pacer (função que provê um ritmo permanente ao treino (definido pelo usuário) e que também serve para contar passos – medição 30 – 180 bips por minuto;
– Dual time (hora para 2 fusos horários);
– Termômetro em graus Celsius (ºC) – medição de -10C à 60C;
– Altímetro (1 em 1 metro) – medição de -706m à 9164m;
– Barômetro (em hpa / mbar) – medição de 300hPa/mbar a 1100hPa/mbar;
– Previsão meteorológica por símbolos amigáveis (sol, núvens, etc.), baseado nas variações de pressão atmosférica;
– Bússola digital com sensor de interferência magnética, que avisa quando algo está interferindo na leitura, permitindo maior precisão e confiabilidade na leitura. Possui ainda a direção de rumo de volta, que permite voltar a um ponto inicial. Ajuste de declinação magnética, para usuários avançado (acompanha quadro com declinação magnética das principais cidades do mundo) – medição de 0 graus à 359 graus, ponteiro de Polo Norte magnético, direções: 16;
– Luz de fundo;
– Indicador de bateria baixa.
– Garantia de 1 ano
– Peso: 100 gramas
Uma foto da versão em relógio do mesmo equipamento testado aqui:

Muito bom Mário!!
Fala Mário!
Muito legal o review. Fiquei com vontade de comprar um desses… rsrs
Abs.
Fábio
Parabéns Mário, muito bom!
Fazem mais 7 meses que tenho o meu e nunca me deixou na mão..
Abraços,
Maurício
Muito bacana, também já coloquei na minha lista de desejos.