A versão 2013 do mapa das ciclorrotas da cidade de São Paulo já está disponível, e desta vez, além de 442 km no centro expandido e região, traz também 134 km de mapeamento da zona leste. O material foi desenvolvido pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e pela Prefeitura de São Paulo, com o apoio do Itaú Unibanco.
Desde que as tais ciclorrotas foram criadas, nunca ficou bem claro para que realmente servem. A prefeitura sinalizou as ruas por onde elas passam, porém no mapa, ela tira o corpo fora, deixando a responsabilidade do mapeamento apenas para o Cebrap e diz que as rotas são de caráter sugestivo. Discussões à parte, o mapa pode ser bastante útil para quem quer se deslocar de bike pela metrópole, e teoricamente as rotas são os caminhos mais adequados para o transporte sobre duas rodas.
Totalizando 576 km de indicações, o mapa ainda inclui marcação das estações de metrô e trem, terminais de ônibus e estações do Bike Sampa. Também é possível visualizar pontos de interesse como bicicletarias e bicicletários, faculdades, shoppings, cinemas, entre outros.
A ideia é que o ciclista possa consultar o melhor trecho para pedalar. Para que isso ocorra com ainda mais segurança, a legenda inclui sinalizações como “rotas mais adequadas”, “rotas com aclive”, “acesso a ciclovia” e, até mesmo, a orientação de “desmontar” para casos em que é importante que o ciclista desça da bike.
Você pode baixar o mapa na versão PDF, ou retirar a versão impressa nos seguintes endereços:
– Cebrap (Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana), de segunda a sexta, das 9h às 18h;
– Ciclo Vila (Travessa Dr. José Alves de Souza Neto, 49, Vila Olímpia), de terça a sexta, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 17h.
– Na casa do Las Magrelas + oGangorra, que fica na Rua Mourato Coelho, 1344, de terça à quinta das 12h às 22h, sexta e sábado até às 23 horas.
Boas pedaladas! Um abraço do Rex.
Livre Pensador, Cidadão Socioambiental, Andarilho, Biker e Terráqueo.
Comentários