DestaquesEventos

Rocky Spirit 2021 – Festival gratuito de filmes outdoor

Alguns anos atrás estaríamos reunidos nas praias, parques ou cinemas para curtirmos filmes nacionais e internacionais sobre montanhismo, escalada, surf, snowboard, bike, trail running… Hoje em dia a reunião é online, no sofá de casa, com pipoca e cerveja, sem todos aqueles amigos e os bons papos. Pois é, algumas coisas mudaram, mas a diversão continua garantida com a seleção de filmes do Rocky Spirit 2021.

Neste ano o Rocky Spirit acontece online, e você poderá assistir mais de 40 títulos totalmente de graça, no conforto da sua casa ou dentro da sua barraca (se o sinal deixar). Os filmes estarão liberados até o dia 03 de outubro e podem ser assistidos na plataforma Video Camp. Todos possuem legenda em português, exceto a animação “El Gran Hito”, que dispensa a legenda já que os personagens não falam de verdade.

Aqui em casa temos sessões de cinema outdoor quase diariamente, faltam poucos filmes para assistirmos todo o conteúdo do Rocky Spirit 2021. Mas para não perdermos o timing listaremos aqui embaixo alguns dos títulos que já assistimos e curtimos muito. Então prepare a pipoca, pegue a cerveja, apague a luz e boa sessão!

1. Born From Junk – Bike / MTB

Estados Unidos – 2020 – 14:40min

Muitas culturas e movimentos sociais aparecem depois que um grupo de pessoas começam a fazer alguma coisa e isso ganha um certo destaque. Foi assim que um movimento de mountain bikers começou em Crested Butte, Colorado – EUA. Algo que foi muito além do que esse grupo de amigos apaixonados pela mountain bike poderia imaginar.

2. A trilha da Vida – Trekking / Família

Brasil – 2021 – 23min

Muitos casais param de fazer as suas atividades outdoor quando uma criança passa a fazer parte da vida deles. Já alguns, como Fernando Tenorio Barros e Marcela Tenorio Barros, veem nisso uma oportunidade para reunir a família e proporcionar para essa criança diversas experiências sensoriais e sociais que seriam muito diferentes daquelas vividas no nosso ambiente urbano. E assim a pequena Gabi segue, entre uma soneca e outra, chacoalhando na mochila e interagindo com seus pais e com a natureza da Patagônia.

3. Pedal Through – Bikepacking

Estados Unidos – 2020 – 14min

Ok, é um filme sobre viagem de bike, mas que vai além da viagem em si. É um filme sobre descoberta, superação, amizade e igualdade. Analise nunca havia acampado ou andado de bicicleta fora do asfalto quando decidiu planejar uma viagem de bike com um time de mulheres negras: sua melhor amiga e também novata no esporte, DeJuanae Toliver; e a mountain biker profissional Brooklyn Bell. Juntas, elas atravessam o interior do Oregon (EUA) em uma aventura cheia de exploração, curiosidade, cachoeiras, florestas antigas, paisagens alucinantes e cura profunda.

Eu já tinha assistido este filme há algum tempo atrás, assim que ele foi divulgado no site BikePacking.com. Neste link você encontrará mais fotos e um outro vídeo com a première e um papo com os produtores e participantes do filme. Tudo em inglês e sem legendas. Para curtir o filme legendado basta assistir através plataforma do Video Camp – infelizmente ele não tem um trailer que possa ser embedado aqui.

Pedal Throught - Filme Rocky Spirit 2021

4. El Gran Hito – Animação

Espanha – 2020 – 13min

Muitos festivais possuem um espaço garantido para as animações. No geral elas são sempre divertidas e, eventualmente, nos fazem refletir sobre alguns conceitos do montanhismo. El Gran Hito é justamente um destes filmes divertidos e que passam uma mensagem. Um montanhista ambicioso deseja chegar ao cume de um pico “impossível” a qualquer custo, já uma mulher que nunca tinha escalado antes decide atingir um objetivo mais fácil. A história desses dois personagens se cruza em um dado momento e cada um deles tem um desfecho diferente em suas escaladas.

5. Girls Gotta Eat Dirt – Mountain Bike

Estados Unidos – 2021 – 6min

Mais um filme que não possui um trailer, mas que vale muito se você curte mountain bike e quer dar umas boas risadas com esse trio de mulheres. Elas são amigas, companheiras de apartamento e gostam das coisas boas da vida, como MTB e cerveja. Se você não tiver problemas com o inglês pode assistir esse filme completo aqui mesmo, mas a opção legendada está lá na plataforma do festival (até o dia 03 de outubro).

6. Fernanda Maciel – Um dia – Trail Running / Alta montanha

França – 2020 – 17min

Escalar o Gran Paradiso e o Matterhorn em menos de 24 horas – esse é o desafio que a ultramaratonista brasileira Fernanda Maciel encara neste filme francês de 17 minutos com cenas de tirar o fôlego que darão vertigem em algumas pessoas. Pode ser que você seja como eu, do tipo que não gosta muito dessa coisa de ser o “mais rápido”, bater recordes nas montanhas, etc. Mas eu dou meu braço a torcer neste caso. O Gran Paradiso tem 4061m e o Materhorn tem 4478m com uma escalada super exposta. São 8.539m se somarmos a altitude das duas montanhas, em 24h e correndo (quando é possível, é claro). Simplesmente monstruosa, ela!

Fernanda Maciel - Um dia - Filme Rocky Spirit

7. Spirit of Adventure – Bikepacking

Canadá – 2020 – 6min

Mais um filme sem trailer – Ohhhh, galera da produção! Os trailers são legais.

Aqui embaixo está o filme na íntegra, sem legendas. Mas você já sabe, né? Na página do Video Camp ele está legendado (até o dia 3 de outubro de 2021, então não “mosqueia”).

Se você pedala pode ser que já tenha sentido aquela vontade de “esticar” um pouquinho o seu pedal num dia qualquer. Esse filme canadense fala disso, de quantas coisas podemos descobrir durante um pedal quando damos asas para nossa curiosidade e vamos “além do que o previsto”. Quando aproveitamos aquela “aventura” que apareceu do nada no nosso caminho. Ele tem um formato diferente, imagens legais com uma narração grave (feita por Colby James West). Em alguns momentos parece que a bicicleta está conversando conosco, compartilhando as coisas legais que o ciclista Mike Hopkins vai experimentando ao longo da sua jornada em cima da gravel bike.

8. K2K – Alta montanha

Brasil – 2021 – 31min

Primeira brasileira a conquistar o K2, Karina Oliani entrou para o seleto grupo de apenas 25 mulheres que já chegaram a esse cume. “K2K” traz um novo olhar sobre essa história de conquista e superação na montanha que é considerada a mais perigosa do mundo – tudo isso com imagens estonteantes e momentos assustadores que nos levam passo a passo pelas encostas da Montanha Selvagem. Durante a escalada Karina teve companhia dos montanhistas Maximo Kaush e Pemba Sherpa, dois nomes que dispensam apresentações para quem já conhece o cenário mundial da alta montanha.

K2K - Filme Karina Oliani K2

O Rocky Spirit 2021 tem tudo isso e muito mais!

Esses são apenas alguns filmes que nós já assistimos e que selecionamos como os melhores (até agora) do Rocky Spirit 2021. Mas existem muitos outros títulos por lá. Tem surf, skate, basejump, bike, snowboard, trail running, meio ambiente, etc.

E quer saber mais um detalhe legal? São 10 filmes protagonizados por mulheres e outros tantos com a participação delas.

Aperte o play e curta o festival!

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *