Eu comprei a Quechua Arpenaz 20 logo que a Decatlhon lançou esta mochila. Dois fatores me levaram a escolher este modelo: eu precisava de uma mochila que não tivesse um costado rígido e que também atendesse alguns quesitos mínimos de conforto. Além disso, ela tinha um bom preço para o tipo de uso que eu pretendia dar para ela.
A Arpenaz 20 é uma mochila simples, leve e básica. Nada de detalhes técnicos mirabolantes, conforto extremo ou algo assim. O motivo principal que me levou a escolher essa mochila foi o fato de que ela é dobrável, ou seja, pode ser guardada facilmente dentro da minha cargueira de viagem quando ela não estiver em uso. Ela não é tão compacta como aquelas mochilas que se fecham dentro do próprio bolso, entretanto, ela é mais confortável do que essas mochilinhas ultra compactas.
Eu uso a Arpenaz 20 em duas situações: no dia a dia quando não preciso transportar nada pesado; e como mochila de mão nas viagens onde eu vou fazer algum trekking. Nesta última situação eu uso a Arpenaz 20 durante os deslocamentos de avião ou ônibus, quando a minha cargueira principal é despachada. Quando estou trilhando, dobro a Arpenaz 20 e a coloco dentro da cargueira ou nas fitas de compressão laterais, como na foto abaixo.
Ela pesa apenas 340 gramas e tem capacidade para 20 litros, como o nome diz. Aliás, no site da Decathlon, ela aparece como “21 litros”, esse 1 litro extra, provavelmente, se refere ao bolso frontal.
Como eu disse antes, a Arpenaz 20 é uma mochila simples, para um uso igualmente simples. Mas mesmo assim ela é uma boa opção para quem quer uma mochila barata e funcional para as situações que citei anteriormente.
Vídeo review da mochila Quechua Arpenaz 20
Avaliação da mochila Quechua Arpenaz 20
- Uso: uso diário, passeios, pequenas trilhas e viagens como mochila de mão
- Fabricante: Decathlon/Quechua
- Site da Marca/Representante: http://www.quechua.com.br
- Peso: 340 gramas
- Dimensões: 48 x 24 x 14 cm (altura x largura x profundidade)
- Materiais: Poliéster
Pontos positivos e negativos
Pontos positivos: leve, dobrável, espaçosa, fitas com elásticos para prender o excesso, zíperes com puxadores, fita peitoral, alça de mão e zíperes duplos no compartimento principal.
Pontos negativos: faltou uma capa de chuva e um bolso interno (que facilitaria a organização de objetos menores ou mesmo o uso de um reservatório de água, dependendo do bolso). Particularmente eu não gosto do bolso vertical na frente da mochila, se ele fosse horizontal me agradaria mais.
Comentários extras
Por ser um modelo simples eu optei por não dar notas para a Quechua Arpenaz 20, como acontece com mochilas mais técnicas que revisamos aqui no site. A mochila que eu uso está comigo a cerca de 9 meses e até a data da postagem deste texto ela não apresentou problemas.
Comentários