Equipamentos e ReviewsMochilas

Review Mochila Deuter Aircontact Pro 60+15

Deuter??

Deuter (pronuncia-se “dóiter”), marca alemã que soa como sinônimo de qualidade nos ouvidos de muitos trekkers, backpackers e montanhistas. São mais de 110 anos criando algumas das melhores mochilas do mundo. Em 1898 Hans Deuter começou sua marca fabricando mochilas e barracas e hoje a Deuter fabrica mochilas, sacos de dormir, camelbacks, mochilas para transportar bebês, acessórios, money belts, sacos de magnésio, capas para mochilas, porta-óculos, alforjes para bikes, mochilas para cordas, kits de primeiros-socorros, pochetes esportivas, polainas, necessaires, porta-sapatos e botas, sacos estanque, cadeado TSA e mais algumas coisas!!

A linha de mochilas atende os mais exigentes consumidores, desde o uso para alta montanha, trekkings de longa duração, bike, dia a dia, corridas de aventura, crianças e por aí vai. Na verdade pra qualquer coisa que você possa imagina a Deuter tem uma mochila. São 5 sistemas diferentes de costados desenvolvidos cuidadosamente e testados por atletas profisssionais! Tudo levando em conta conforto, ergonomia e resistência dos materiais.

Excelência em qualidade, essa é a ideia que resume um produto da Deuter.

Cargueira Deuter Aircontact Pro 60+15

Esse modelo que você verá abaixo no vídeo é da nova linha de mochilas que serão lançadas em 2011, o Trekking Brasil teve acesso a este lançamento e irá fazer um review especial para mostrar a você as qualidades dessa espaçosa mochila cargueira. Aliás essa questão do espaço é uma qualidade que já se percebe logo ao pegar a mochila, ela é maior do que mochilas de outras marcas que possuem a mesma litragem.

deuter aircontact pro 60+15 deuter aircontact pro 60+15

Eu poderia definir a Aircontact Pro 60+15 como sendo uma cargueira para enfrentar qualquer situação, por isso mesmo na minha visão ela se torna um investimento interessante. É uma mochila que vai lhe acompanhar bem durante uma viagem, um mochilão ou mesmo uma escalada ou trekking em alta montanha. Ela foi desenhada para dar ao usuário a melhor ergonomia possível, com ajustes excelentes no costado, barrigueira e alças que permitem distribuir melhor o peso e assim evitar problemas durante o seu deslocamento.

Além do design focado na ergonomia, os materiais usados na construção desta cargueira da Deuter conferem a ela uma resistência que é visível ao pegar a mochila. Além do tecido extermo temos ainda uma camada interna que forra toda a mochila. A qualidade é peça fundamental pra Deuter, o tecido conhecido como Deuter-Duratex tem resistência equivalente a famosa Cordura; as fivelas são feitas em poliamida e não congelam ou quebram no frio extremo; os zíppers são os famosos YKK, considerados os melhores do mercado mundial…

Capa de chuva da Deuter Aircontact Pro 60+15

Vari-flex, esse é o nome do sistema que controla o ajuste das alças e o balanço perfeito da barrigueira desta mochila. Tudo isso embutido por trás do costado da mochila e com acesso e ajuste fácil. Por falar em costado o material usado nele é conhecido como 3DAirMesh, uma tela macia e respirável que por trás esconde uma camada acolchoada de espuma – igualmente respirável. As alças seguem o mesmo padrão de acolchoamento. Para a gravação do review eu passei o dia com a mochila carregada e nas costas, andei bastante com ela e em momento algum ela incomodou, realmente um dos melhores sistemas de ajuste que eu já experimentei.

deuter aircontact pro 60+15

Sistema Vari-flex, mais conforto e ergonomia

Essas são apenas algumas das carcterísticas da AirContact Pro 60+15, as outras você confere no vídeo review abaixo.

Avaliação da Mochila Deuter Aircontact Pro 60+15

Produto: Mochila Deuter Aircontact Pro 60+15
Uso: viagens urbanas, mochilões, trekkings longos e montanha
Fabricante: Deuter (Alemanha)
Site da marca no Brasil: www.deuter.com.br

Ponto positivos: sistema de ajuste das alças e barrigueira excelente, em conjunto com o costado proporciona muito conforto; capa de chuva embutida; tamanho maior do que a média de mochilas nesta litragem; abertura frontal; separação interna com zipper entre o corpo da mochila e o espaço para o saco de dormir; bolsos com saída para mangueira de água; tecnologia em tecidos e ergonomia; zíppers grandes e duplos nos pontos principais; porta piolet/bastão; tampa que funciona como mini mochila; conforto.

Pontos negativos: a abertura frontal precisa estar com as alças de compressão laterais soltas para ser usada adequadamente.

Perfil de usuário: equipamento para quem precisa de uma mochila para vários ambientes diferentes (mochilões, montanha, alta montanha, viagens urbanas…) evitando a compra de mais de um modelo de mochila cargueira. Pessoas que buscam conforto e confiabilidade em uma mochila cargueira.

Mesmo com o “problema” das tiras laterais com relação a abertura frontal essa mochila tem características que fazem dela um item de extrema qualidade, conforto e confiabilidade, por estes motivos nossa equipe deu nota máxima na avaliação da Deuter Aircontact Pro 60+15.

Atualização (13-12-2010)

Hoje recebi um email do representante da Deuter no Brasil que justificava claramente o motivo para o “problema” que mencionei das tiras laterais. Segundo consta no email se as tiras fossem colocadas antes do zipper da abertura frontal elas iriam sobrecarregar este zipper por que transfeririam a carga interna da mochila diretamente para ele. Observando a mochila eu digo que a justificativa está mais do que correta. E como eles mesmos mencionam no email: “Mas a Deuter sempre foi assim: Primeiro a resistência e confiabilidade. Depois (logo depois), a praticidade.”

Não estou publicando uma errata do review, o “problema” existe na minha opinião, mas a justificativa da representação da Deuter é mais do que justa, por isso mesmo resolvi publicar aqui essa atualização, para que os leitores do Trekking Brasil também tenham acesso a esta informação e possam ter sua opinião própria. Queria aproveitar para agradecer a atenção que eles tiveram conosco, empresas assim merecem pontos positivos.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

69 Comments

  1. Excelente review, parabéns. Faltava um vídeo-review dessa mochila na internet.

    Vc cita q esse é o modelo 2011. Vc saberia me informar quais as mudanças em relação ao modelo anterior ?

    Grato.

  2. Eu não tenho essa informação agora Vitor, mas posso perguntar ao representante da Deuter no Brasil e lhe informar, peço que espere apenas a passagem desse período de festas, pois a empresa já está em recesso – se não me engano. Assim que souber isso lhe digo. Mas é realmente uma ótima cargueira! Obrigado pela visita e pelo comentário!

  3. Eu que agradeço a atenção.
    Parabéns mais uma vez pelo review.

    Um bom ano novo e boas trilhas.

    Abraço.

  4. Olá!

    Parabéns por todos o sitio! é muito bom!

    Nunca vi uma 60+15 verde antes.

    Para venda só encontra-se preto-cinza ou vermelho-preto.

    Por que?

    Onde encontrou esta verde?

    abraços e boas viagens em 2011!!!

  5. Olá Teo, essa é o modelo 2011 da Aircontact Pro, normalmente você encontra somente a preta ou vermelha mesmo. Na versão 2011 ela será verde! Essa aí veio direto da Alemanha! Abraços e bons ventos!

  6. Fala Mário, mtoo boom o review, estou indo pra itália em outubro e gostaria de saber se vc saber mais ou menos o preço dela lá pq naum tenho condiçoes de compra uma aki!!!Abração caraa falou!!

  7. Olá João, em média custa uns 250-260 euros! Abraços e boa viagem.

  8. Sem palavras para esse review, simplesmente fantastico. Parabens!
    Acabou com todas as minhas duvidas em relacao a essa cargueira, agora soh estou em duvida se compro a 60+15 ou a 70+15.
    Mas o modelo ja esta decidido. xD
    E mais uma vez, parabens pelo review. alias, pelo video do review que cheguei no site que tb contem varias outras informacoes importantissimas.
    Parabens tb pelo site, estao fazendo um otimo trabalho.
    Serei um frequentador assiduo por aqui. xD

    Abracos e ateh mais.

    Ps: aqui no jpn ainda nw encontrei o modelo 2011, estarei perdendo alguma novidade se adquir o modelo de 2010??

  9. Fala Herisson,

    Obrigado pelos elogios, as únicas diferenças são a cor e aquela tira que ajusta a abertura frontal por dentro, isso que nós notamos até agora!

    Não sei como é o preço aí, mas aqui no Brasil o valor da 60+15 é bem próximo da 70+15, neste caso valeria pegar a 70! Eu gosto da 60, pois se eu tiver espaço demais eu exagero nos equipos!

    Abraços e seja bem vindo ao TB. Sayonara!

  10. É Mario,

    Esses seus review estão me levando a gastar dinheiro, hehehehe …

    Acabei comprando uma dessa para a minha travessia, estava entre a 60+15 e a 70+15, apesar de ter gostado mais da cor da 70+15, vermelho+preto, acabei ficando com a 60+15.

    Valeu demais pelo review.
    Facilitou muito na hora de bater o martelo.

    Abs

  11. Fala grande Red,

    Rapas, eu gosto muito da minha 60+15. Sem exagero, tamanho exato pra mim e ela expande bem então eu carrego bastante carga se for necessário. Passei o carnaval com ela, 8Km, com chuva e muita lama, morro acima e ela não incomodou em nada! Estava muitooo cheia! Ótima compra mesmo! E obrigado por acompanhar nossos reviews!

    Abração!

  12. então, eu estou pra comprar a 60+15 especificamente pra serra fina eu vou ver se consigo esse modelo 2011 aí,só não gostei de uma coisa…dessa cigarra aí no vídeo rsrsrsr

  13. Mario,

    Gostaria de saber se haverá um modelo 2012 e quando ele será lançado, pois estou indo em outubro pra itália e de repente poderei até trazer um modelo mais avançado, entende???

    Se informe disso pra mim por favor e responda o quanto antes, obrigado

    Abração!!!!!

  14. João, essa informação somente a Deuter (a sede na Alemanha) é que tem, e isso não é divulgado até o lançamento. Sendo assim não tenho como lhe dizer quando eles lançarão ou mesmo se lançarão uma versão 2012 da Aircontact Pro 60+15. Abraços!

  15. Boa tarde Mario! Cara comprei esse modelo Deuter depois de ver seu reviw, muito bom parabéns!

    Porem minha mochila acabou de chegar e notei que devido ao transporte a barrigueira do lado esquerdo veio dobrada demais e ela ficou num formato como se estivesse quebrado. Isso sera um problema na minha caminhada? Agradeço desde já.

  16. Pablo não acredito que isso seja um problema, inclusive tentei dobrar a minha para ver o que acontecia e acho que ela só deformaria se recebesse muito peso! Acho estranho que ela tenha vindo assim, já que em geral a Deuter prende bem as barrigueiras, por curiosidade: você comprou a sua mochila aqui no Brasil pela internet ou comprou fora? Abraços!

  17. Comprei aqui no brasil pela internet. A barrigueira veio presa por uma fita so que reperei que eles não soltaram as presilha com isso uma barrigueira ficou reta e outra circular, acho que no envio devem ter colocado peso por cima e ela deformou. A loja é um revendedor autorizado Deuter tive esse cuidado ao comprar mas por ser uma mochila um pouco cara estou pensando em pedir para trocar. O que vc acha? Ela e na cor cinza e preto e feito com aquela fita de contenção na abertura frontal achei meio estranho pis me parece que o modelo 2010 não vem com essa fita segundo comentario acima descrito no review. Se quiser posso enviar uma foto.
    Abraço.

  18. Olá, Mário e galera do Trekking Brasil!
    Sou novo no pedaço (e no trekking também…).
    Quero agradecer o review da Deuter Aircontact Pro 60+15, me ajudou muito na escolha. Também estava com receio de exagerar na 70+15, mas depois de ver a diferença de tamanho e peso na Deuter.com (60+15 = 84x36x28 3200g / 70+15 = 88x40x30 3300g), acabei me decidindo pela mais barata. rsrsrs…
    …Essa é a opinião de um iniciante… Talvez os 4cm a mais no comprimento e na largura, e os 2cm a mais na altura façam muita diferença. Isso só o Mário pra responder.
    Abraço!

  19. Pablo, a minha Aircontact Pro 70+15 também veio do mesmo jeito: a barrigueira esquerda deformada. Será que é defeito?… Comprei numa autorizada em Santa Maria-RS pela Internet e não sei se aciono o suporte. Já fiz vários testes com a mochila. Olhe, olhei, revirei do avesso, coloquei carga, caminhei, pulei e não achei problema com a barrigueira. Acho ela meio “torta” pro lado esquerdo. Ainda vou fazer outros testes mais dramáticos… rsrsr. A minha é 70+15 é vermelha com preto, “made in Vietnam”. Já a registrei no site da Deuter sob número 140810. Espero que dê tudo certo!!!

  20. Fala Marcelo, se a deformação afetar a mochila ou a estética dela acho que é passível de entrar em contato com o suporte, caso contrário não. Isso é a minha opinião pessoal, apenas! Afinal se não existe falha técnica ou defeito de fabricação (isso e acho bemmmm difícil por que eu sei que a Deuter é rigorosa com isso) não tem lógica o envio. Mas vale ressaltar que o suporte da Deuter no Brasil é o melhor que eu já vi, aliás fora dos padrões nacionais! Elas são desenhadas na Alemanha e fabricadas no Vietnam mesmo, numa super fábrica! Tem vídeo aqui no site: https://trekkingbrasil.com//video-institucional-da-deuter/ – vale a pena assistir para entender mais sobre a qualidade da marca. Aliás eu virei fan, comprei mais uma mochila deles (uma Trans Alpine 30) e uma capa de transporte pra minha cargueira AirContact Pro :)

    Qualquer dúvida só falar! Grande abraço!

  21. Olá Mário como vai?
    Pesquisando no Google acabei caindo aqui e achei fantásticas suas dicas a respeita da Deuter.
    Estou prestes a fazer uma viagem de aproximadamente 16 dias pela Bolívia e Perú com a tradicional Trilha Inca de 4 dias e pra isso estou interessado em comprar duas Deuter AirContact Pro sendo uma para minha esposa e outra para eu mesmo. Trabalhamos em uma empresa alemã e temos amigos que vão e voltam da Alemanhã constantemente e as encontrei lá por preços ótimos.
    Porém a velha dúvida, qual o tamanho seria o ideal? Pra mim estou em dúvida entre a 60+15 e a 70+15. Pra minha esposa também tenho dúvidas no tamanho. Poderia me ajudar?
    Outra pergunta, qual a diferença entre a Deuter AirContact e a Deuter AirContact Pro?
    Abraço

  22. Gerson essa questão do tamanho é bemmm pessoal. Eu uso essa Air Contact Pro 60+15 e acho que tem muito espaço para as coisas que preciso carregar. A grande diferença em termos de funcionalidade entre a Pro e a não Pro é a abertura frontal que existe na Pro e que pra mim é algum muito útil pois me permite mexer na mochila sem precisar abrir a tampa superior e retirar as coisas, uso até para arrumar a mochila. Outra diferença é no ajuste das alças e no costado. O ajuste da Aircontact é visível, já o da AirContact Pro fica embutido atrás do costado. Acho mais confortável. Quanto ao tamanho, eu tenho 1.60m e acabei de voltar de uma viagem de 21 dias pela Bolívia, trouxe muitos presentes e alguns equipos para mim, minha AirContact Pro 60+15 veio huma boa com 21 kilos e com um espaço extra para mais algumas coisinhas! Mas se você for maior sua roupa fará mais volume, então pense numa 70+15… Ah outra dica, uma mochila de mão para o avião e para o dia a dia é importante nesse seu tipo de viagem, se for optar por uma Deuter também eu recomendaria a Trans Alpine 30, que foi minha mochila de mão nessa minha passagem pela Bolívia. Qualquer dúvida só escrever aqui no blog! Abraços e boa trip!

  23. Parabens pelo review!
    Apos muito procurar, tenho certeza de que eh o melhor, incluindo os disponiveis em sites extrangeiros.

    Uma duvida: Ela aguentou bem durante a viagem para a Bolivia?

  24. Obrigado Diego, aguentou bem demais! Foi com 15 Kg e retornou com 21.8Kg sem o menor problema com o aumento de carga, tanto estruturalmente quanto na questão de conforto! Abraços e obrigado pela visita!

  25. Andei dando uma boa pesquisada por mochilas, pois eu estava querendo trocar a minha… Achei essa excelente, o problema mesmo é o peso: 3,2kg.

    Você acha que não é adequada a um trekking?

  26. Rodrigo, comprei ela justamente por ser a melhor pra isso! Já caminhei mais de 3 dias com ela nas costas carregada com 20Kg e não tive problema algum. Na última viagem que fiz até a Bolívia ela voltou com 21.8Kg, sem problemas nas minhas costas também! É uma senhora mochila pra quando você precisa de confiança e resistência, mais do recomendada para qualquer trekking.

  27. Qual você acha que compensa mais? Uma Aircontact Pro 60+15, ou uma Futura Vario 50+10?
    Já fui ver essas mochilas em duas lojas e não consigo me decidir…
    Hoje ainda fui em uma loja e me disseram que a Aircontact ficaria um pouco grande pra mim, que eu talvez não precisaria de toda sua litragem.

    Os bolsos são praticamente iguais, o que diferencia mesmo é a capacidade e o costado.

    O que você acha?

    Ah, queria agradecer por sempre responder minhas dúvidas, e parabenizar pelo blog! =)

  28. Bem são espaços diferentes, Rodrigo, e com tecnologias também diferentes. A AirContact Pro é uma opção melhor para atividades mais pesadas e longas. Mas essa questão de tamanho da mochila depende muito de dois fatores pessoais: primeiro – qual o seu tamanho? Isso influencia no tamanho das suas roupas e consequentemente na necessidade de um espaço maior ou menor; segundo – qual o tipo de viagem que você pretende fazer com ela, viagens longas, com barraca, com equipamento de montanha, lugares frios…? Quando escolhi a minha optei pela AirContact Pro por ser mais versátil – vai do mochilão urbano para alta montanha sem problemas – e por ter uma litragem que pro meu tamanho (1,60m) cabe tudo que eu preciso e ainda sobra bastante espaço (já que minhas roupas não são tão volumosas). Além do costado e da capacidade existe outra diferença que pra mim é importante: a AirContact Pro tem uma abertura frontal que permite manusear as coisas no interior da mochila sem precisar abrir a tampa superior, coisa que em viagens ajuda muito! Pense nestes quesitos e veja com calma as suas reais necessidades e as necessidades futuras, lembre-se uma mochila um pouco maior vai servir quando você tiver que levar mais carga… Já uma menor pode te deixar na mão nesse caso… Valeu pelos elogios e se precisar de mais alguma coisa avise! Abraços! :)

  29. Excelente review.
    estou prestes a comprar uma air contact pro para um mochilao de 25 dias na europa.
    Só tenho medo de arrebentarem com miinha mochila durante o manuseio das cargas nos aeroportos.
    Há alguma sugestao quanto a isso? Uma capa protetora resolve?

    Parabens pelo post.

  30. Resolve sim Yuri, a Deuter mesmo tem a Transport Cover, usamos numa viagem de 21 dias pela Bolívia em julho deste ano. E por acaso tem um review dela aqui também – https://trekkingbrasil.com//deuter-transport-cover-capa-para-transporte-da-mochila/

    Confira! Pra mim foi uma ótima compra, minha cargueira voltou intacta e a transport cover ficou bem suja, mas sem danos! Recomendo! Obrigado pela visita!

  31. Uma alternativa seria “embalar” (plastificar) a mochila no proprio aeroporto.
    Nao custa tao caro e parece que proteje bem. Alguem ja o fez?

    To quase comprando a DEUTER… só falta achar uma loja proxima para experimentar a mohila.

    Parabens novamente,

    Abraços

  32. Yuri, essa opção de plastificar além de gastar dinheiro com frequencia – acho que são uns 30 ou 40 reais pelo serviço – não agrada muito ao pessoal das aduanas, principalmente em países como Estados Unidos e Israel, mas não somente neles… Isso é uma opção pessoal minha, já vi alguns amigos terem que explicar e até abrir o plástico para o pessoal da aduana verificar a mochila. Com a Transport Cover e um TSA a coisa fica mais tranquila!

    Experimente e qualquer dúvida me avisa que eu te ajudo. Hoje eu uso duas Deuter, essa e mais uma de 30l e não troco por nada! Abs e obrigado!

  33. ótimo reviw mario.
    encontrei o site do T.B. pensando em começar no trekking e camping, você poderia me dar algumas dicas para escolher a mochila certa, por favor ?

    PS:Alias o site de vocês está muito bom, consegui aprender bastante.

  34. Obrigado Carlos e seja bem vindo ao Trekking Brasil. A mochila ideal depende na verdade do que você vai fazer eu tenho umas 6 ou 7 mochilas diferentes, cada uma com uma finalidade – algumas na verdade até na mesma categoria de tamanho. A questão é qual será o uso? Você se preocupa com qualidade e conforto ou prefere economizar na compra? Esses são só dois parâmetros de muitos na verdade. Trips longas com muitas caminhadas? Somente viagens sem trilhas? Enfim me diz mais e eu tento te ajudar. Abraços.

  35. Olá Mario Neri,
    Este seu reviw e super útil e altamente proveitoso para quem esta indeciso na compra de uma mochila cargueira de alta performance.
    Como sou principiante no uso de mochila cargueira gostaria da sua ajuda na escolha desta duas pois ainda Continuo em duvida da Deuter Aircontact Pro 60+15 ou a 70+15 preta/vermelha,tenho 1,77cm e 92kg pretendo usar num mochilão de 15 dias pela Europa em Fevereiro de 2012 onde vou pegar muito frio, e no meio do ano encarar o frio do Chile sempre em viagens de 10 a 15 dias e sempre levo bastante roupas na bagagem.pretendo usar em trilhas também num futuro próximo.
    Agradeço sua colaboração,
    César Brandão
    NAtal-RN

  36. Olá César, bem vindo ao TB. Se você leva muita roupa compre a 70+15, até por que algum dia você pode querer fazer viagens maiores e se isso acontecer já terá uma mochila que irá suprir a sua necessidade. Abraços.

  37. Olá Mario!!
    Ótimo review, gostaria de uma opinião sua!!! Sou mochileira, porém, mais urbana..
    Vou fazer uma viagem grande 25 dias passarei por 05 países utilizando, avião, trem, ônibus, etc. E será período de calor.
    Estou em duvida qual deuter escolher: quantum 55 + 10 ou Aircontact pro
    55+15? Se ajudar: tenho 1:59cm. Ps.: Você conhece alguma loja de fora que venda e entregue no Brasil?
    Grata
    Adriana Almeida
    Salvador-Bahia

  38. Adriana, para uso urbano exclusivamente a Quantum seria melhor. Mas a Aircontact Pro 55+15 tem ajustes melhores e divisões mais úteis na minha opinião e o fato dela ter sido criada para uso em esporte não impede em nada o uso dela na cidade, porém a Quantum tem duas vantagens sobre a AirContact: primeiro a mochila de ataque que vem acoplada na Quantum e segundo é que ela vem com uma Transport Cover, uma capa que eu usei na minha última viagem de 25 dias também para proteger a mochila durante os deslocamentos nos bagageiros dos transportes, e valeu muito ter feito isso! A Elque minha parceira aqui no site viaja com uma Quantum 70+10 e eu com essa AirContact Pro que está no review acima. Como eu te disse, as duas vão lhe atender, mas talvez os extras da Quantum sejam mais interessantes para você!

    Quanto a loja no exterior, infelizmente eu não conheço nenhuma que entregue no Brasil.

  39. Oi Mario!!!
    Muito obrigada, pela sua dica.. Vou providenciar minha deuter
    Ps: a quantum nao tem opções de cor??
    Só vejo nos sites cinza…
    Um grande abraço
    Adriana

  40. Adriana a Quantum só tem na cor cinza mesmo! Boa viagem e boa compra! Abraços!

  41. Não tenho a 60 + 15 mas tenho a 55 + 15 SL, que possui as mesmas características apesar de ser um pouco menor e assino embaixo dos elogios feitos a essa mochila.. e digo mais: dou 10 montanhas na avaliação dela :)

    Passei 4 anos usando uma Trilhas e Rumos Crampon 48 litros e fui apaixonada por ela.. mas agora o posto é ocupado ad eternum pela Deuter. Sem comparação.

  42. Ah, esqueci de citar uma coisa: parti do Rio pra Goiânia com 13kg nessa mochila e voltei de lá com 25kg graças a vários cristais e pedras que comprei em Alto Paraíso de Goiás.
    Fosse com outra mochila, tenho certeza que eu andaria torta, mas a regulagem da Deuter é muito perfeita.

    1. Eu te disse, eu te disse! rsrsrsr!

  43. Ola
    Gostaria de parabenizar o site e o Mário pelo vídeo da cargueira e pelos outros também, pois é difícil encontrar depoimentos que sejam mais abrangentes e técnicos sobre os produtos para trekking, e por não se ter uma grande quantidades de lojas físicas e com a disponibilidade para provar os equipamentos e saber se realmente o equipamento é bom ou não, fica complicado e os vídeos ajudam muito a ter uma idéia melhor dos equipamentos e das dicas para trekking.
    Eu acabei adquirindo essa mochila pois vi que realmente tem uma qualidade excelente e foi feita estrategicamente para nos dar mais conforto!!! E como o Mário ressaltou o pequeno ponto negativo devido a abertura frontal da mochila, eu vim aqui fazer uma critica construtiva até mesmo por que vi que o representante da deuter respondeu o Mário.
    Quando eu comprei a minha Deuter act pro 60+15, comprei juntamente um streamer da própria deuter de 3 litros e quando fui colocar ele na mochila no compartimento lateral destinado ao streamer eu percebi que no bolso não tem um apoio para pendurar o streamer, e o mesmo fica solto e quando vc o enche e durante a trilha vai consumindo a sua agua ele vai caindo e se deformando.
    Bom com certeza isso não afeta A qualidade ou o desempenho da mochila, alias eu estou mto satisfeito com a mochila e com a marca, mas eu achei que isso é algo bem simples e que a Deuter pode resolver esse detalhe para agradar e deixar a mochila melhor do que já é. E falo disso pois tenho uma CamelBack MULE de 3 litros e a mesma tem essa alça de apoio e conforme vc vai consumindo a agua e o streamer esta preso em cima ficando pendurado ele não deforma e também não deixa que o próprio material vede o bico de vasão da água, ah e a MULE tb tem uma coisa legal que é o compartimento termico e uma pequena fissura para escorrer a agua que condença quando vc colocar agua gelada ou com gelo, fazendo com q a agua escorra para fora da mochila sem deixar a mesma molhada e mais pesada.
    Espero que entendam o meu conselho e avaliem se realmente é algo a se pensar ou não!!!! Mas gostaria de ter nessa mochila o compartimento termico(pelo menos de um lado) e a fissura para escorrer a agua e o gancho para deitar o streamer estruturado, ta aí uma dica para a Deuter, no modelo 2012! !!!!!!!! Valeu um grande abraço a todos

    1. Valeu pelas considerações Raphael! Concordo quanto ao ponto para prender o reservatório de água! Vou encaminhar sua dica para a Deuter Brasil, quem sabe o pessoal lá da Alemanha não te ouve! Abraços e obrigado pela visita e pelo comentário!

  44. Valeu Mário !!!!
    E se escutar tomara que mande um modelo 2012 pra gente huahuahuahauhauhuhua aí já é de mais, mas quem sabe um cupom de desconto já agrada!!!!!

  45. Boa noite estou em Roma, comprei a Aircontact 60+15 em Paris dia 23/7/2012 e no dia seguinte chegando em Roma ela arrebentou, a costura que segura a fivela alca principal! Sera que consigo trocar em outr loja?

    1. Olá Saulo, não sei como funciona a garantia aí na Itália, mas se você tivesse comprado aqui no Brasil bastaria devolver para a loja onde a compra foi feita e eles entrariam em contato com a Deuter Brasil e fariam o necessário. Agora, sinceramente não sei se esse padrão é assim aí na Itália também. Experimente entrar em contato com a loja onde você comprou a mochila. Abraços!

  46. Boa tarde!
    Muito bacana os posts daqui, ajudam muito mesmo.
    Pretendo fazer um mochilão de 30 dias pela Europa, mas não faço ideia da mochila que devo comprar. Achei bacana a Deuter ACT Lite 40 + 10, mas n sei se é a ideal pra mim (tenho 1,58m e 51kg), pois na minha cidade não tem loja que vende esse tipo de mochila. Já passei 1 semana na NZ usando apenas uma mochila comum da Adidas, mas dps eu tive que comprar uma mala mesmo.
    Essa Deuter que citei da certo pro meu tamanho?
    Aguardo respostas, galera.

    1. O complicado de indicar uma mochila quanto o tamanho é por que as pessoas levam mais ou menos coisas em suas viagens… Mas eu acho que essa ou mesmo uma Pilgrim 40+10 que é a substituta brasileira da ACT e que tem capa de chuva! Eu tenho quase a sua altura e peso, sou pouco maior e pouco mais pesado e uso uma dessas em viagens onde não levo material técnico ou muita coisa! Se você não exagerar nas roupas e afins acho que uma 40+10 dá numa boa pra você.

      Abs!

  47. Bom dia.
    Excelente review. Só estou com uma dúvida quanto aos dois sistemas de ajustes: o vari-quick e o variflex. Qual é mais recomendado?

    1. Os dois! Muitos modelos tem os dois sistemas numa mesma mochila, que aliás são coisas diferentes e que muita gente confunde, o vari-quick é ajuste do costado (altura das alças) e o variflex atua sobre a barrigueira, permitindo que esta tenha mobilidade quando o usuário caminha. Deixando a mochila mais ergonômica e confortável.

  48. Olá Mario,

    Parabéns pelo vídeo. Muito útil para pessoas que, como eu, não têm a possibilidade de ir a uma loja testar a mochila, uma vez que não as tenho em minha cidade. Estou bastante indeciso entre as Quantum 55 + 10 e 70 + 10, ou, por outro lado, a Aircontact 60 + 15. Tenho 1.71, peso 74kg. Vou fazer um mochilão de 30 dias pela Europa, visitando 6 países. Gostaria de saber sua opinião. Aproveitando a oportunidade, você acha que compensa esperar um pouco mais e comprar o produto na Europa, logo quando chegue? Obrigado pela atenção.

    1. Obrigado Victor, eu particularmente prefiro a Aircontact Pro 60+15, essa do vídeo é a minha cargueira grande desde então (5 anos já). No meu caso eu preciso de uma mochila mais voltada para a montanha e o trekking mas que também seja funcional em viagens, então fiquei com ela. Já a Quantum é uma mochila lista, isso é, serve para viagens e trilhas, mas acho o desempenho dela melhor para viagens. A vantagem da Quantum é a mochila de ataque e a transport cover que já acompanham o modelo, se você optar pela Aircontact terá que comprar esses itens em separado. Quanto a comprar lá fora pode ser uma opção porém atente para uma nota que a Deuter acabou de divulgar no Facebook deles, encontraram mochilas falsificadas até mesmo em Londres! Portanto precisa de uma certa atenção. aqui por enquanto eu não conheço nenhum caso de falsificação a venda no país, felizmente. Abs!

  49. Olá Mário. Estou pensando em comprar uma mochila cargueira. Estou em dúvida entre duas Deuter: A Futura Vario 50 + 10 e a Aircontact Pro 60 + 15. Sei que ambas são excelentes, porém tenho 1,55m de altura. Daí a dúvida: será que a Aircontact ficaria muito grande em mim? Até porque meu tamanho e peso o máximo que posso transportar é cerca de 25 kg. Qual sua opinião?

    Além dessas, você conhece as mochilas da Osprey? Tô tentado em alguns modelos da marca, sobretudo a Osprey Atmos AG 65.

    Abraço.

    1. Fala Leandro, cara acho que você vai se dar melhor com a Futura, eu tenho 1.60m e uma Aircontact Pro 60+15 e se fosse um pouco mais baixo já acho que ela não ajustaria bem em mim, no seu caso se for uma Aircontact Pro acho que a 55+15 SL seria melhor. Mas eu ainda assim experimentaria a Futura. As Osprey são legais, mas eu tenho algumas observações sobre elas: são menos robustas (por isso são mais leves também), tem uma litragem baseada no padrão americano, então comparando com a Deuter serão menores nos mesmos volumes e não possuem capa de chuva, uma coisa que eu sinto falta e que me ajuda tanto com a chuva obviamente como também em viagens quando eu não por algum motivo não levo a capa de viagem. Abs!

  50. Bom dia Mário. Gostando muito do Fórum. Creio que já tenha testado a OSPREY ATMOS 65. Eestou para realizar um mochilão de aproximadamente 800 km na Europa no ano que vem e estou em dúvida entre essa mochila e a DEUTER AIRCONTACT PRO 60 + 15. Como poderia me aconselhar? Obrigado.

    1. Oi Alvaro, eu conheço a Atmos 65 de perto mas nunca fiz nada mais longo para te dizer como ela se comporta em uso com 100% de certeza. O que posso te dizer é: são ótimas mochilas, com ótimas características cada uma, mas distintas em alguns aspectos. A Osprey preza pela redução de peso, já a Deuter segue mais a “escola” européia que ainda visa muito a robustez e ergonomia, mesmo que isso signifique mais peso. Eu gosto bastante da minha Aircontact Pro 60+15 (essa mesma do vídeo que está comigo até hoje), mas deixo ela para as trips grandes demais, com equipos, camping completo e afins. Em trips mais urbanas eu acabo usando mochilas menores um pouco, acho mais viável do que levar uma cargueira enorme. Outra coisa é: o padrão de litragem americano usado pela Osprey conta os bolsos também, o padrão europeu usado pela Deuter conta apenas o compartimento principal da mochila, ou seja a Deuter vai ser um pouco maior neste aspecto. Outro problema da Osprey que me incomoda muito é a falta de capa de chuva embutida e o fechamento interno que separa o compartimento principal do inferior – na Osprey ele não fecha por completo, sobram umas passagens… Outro detalhe, e esse me incomoda independente da marca da mochila, mochilas com costado arqueado são bem legais do ponto de vista da ventilação (tenho 2 de marcas diferentes), porém esse arqueado me incomoda para organizar a mochila, ele atrapalha a arrumação dos itens, na minha opinião pessoal. Eu que eu posso te dizer é: experimente ambas se for possível, compare ao vivo as mochilas; a Osprey tem a vantagem do peso e de alguns compartimentos bem legais na parte frontal, mas para mim perde na robustez, no espaço geral, na capa de chuva e na questão do arco do costado. Abs e boa trip!

  51. Oi, Mário! Tudo certo? Então, vou enfim comprar minha tão sonhada mochila! Só que estou em dúvida entre a Aircontact pro 60+15 e a Futuro Vario 50+10. Pretendo ter uma mochila de longa durabilidade e que me permita ir a vários ambientes, desde trilhas em calor e frio até caminhadas urbanas. O ponto é que tenho 1,67m e 61kg e tenho medo de que a Aircontact fique grande demais em mim! O que achas? Um abraço e obrigado!

    1. Oi Rodrigo, tudo! Então, só não entendi a parte de “caminhadas urbanas”, seriam mochilões urbanos o que você quer dizer? Quanto ao modelo, ambos servirão para você, eu tenho 1.60m e uso a Aircontact Pro 60+15, porém ela está com todos os ajustes no mínimo no meu caso. Para pessoas maiores que eu ela funciona sem problemas. Agora outro ponto que você deve observar é o peso, a Aircontact Pro é maravilhosa, robusta demais, já transportou quase 30 quilos comigo, mas pesa bastante também, são 3.2kg de mochila. Já a Futura é mais leve. Ambas irão te atender muito bem, a escolha neste caso pode se basear pelo peso e pela sua necessidade de espaço na mochila. Abraços!

      1. Hahhahah, isso o que eu quis dizer, mochilões urbanos! Certo! Que ótimo saber disso! Muito obrigado pelas informações e pela resposta tão rápida! Parabéns pelo blog! Abração!!

        1. De nada, qualquer coisa é só deixar um comentário aqui. Abraços e boas trips!

  52. Ola Mario, desde já parabéns pelo site e videos que tem,
    Então eu tenho uma mochila ja bem antiga que nem sei a marca, esta comigo a mais de cinco anos e ja nos aventuramos bastante, agora é hora de trocar sei que os preços no Brasil é algo absurdo mas estou disposto a pega uma mochila que vai dura tanto quanto essa antiga. Gostei bastante desse modelo da deuter a Deuter Aircontact Pro 60+15 até pelo meu tamanho 1,85 alt , oque me deixa na duvida é essa questao de experimentar a mochila, pela minha altura voce acha que vale a pena compra essa sem experimentar ?

    1. Olá Rafael, o ideal é sempre experimentar. O problema maior seria se fosse fosse baixo. Eu tenho 1.60m e esta mochila fica no limite mínimo dos ajustes pra mim, porém para alguém mais alto isso não será um problema. A sua mochila antiga era de que tamanho? Ela te atendia bem ou faltava espaço?

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.