AcessóriosEquipamentos e Reviews

Review: Lanterna Tática Premium Guepardo

Lanternas de cabeça costumam ser instrumentos úteis durante um acampamento, trilha ou escalada. Mas nem sempre precisamos de uma lanterna de cabeça ou queremos usar uma naquela situação. Eu costumo usar lanternas comuns durante o dia para iluminar objetos durante sessões de fotos (um dos meus hobbies). Além disso elas são úteis durante viagens urbanas (mochilões e afins). Nas minhas viagens eu tenho uma mania de pendurar uma lanterna pequena dentro da barraca para funcionar como um “abajour” durante a noite.

Se a questão é reduzir peso, evitando carregar uma lanterna grande e as suas respectivas pilhas, e ainda assim ter uma ótima iluminação – tanto para curtas quanto para longas distâncias – uma opção é a lanterna Tática Premium da Guepardo, uma lanterna pequena e poderosa, que usa três pilhas palito (AAA) e que tem algumas características que a diferenciam dos modelos comuns de lanternas pequenas e com leds que se encontram por aí.

1. A Embalagem:

A Tática Premium vem numa bonita caixa preta forrada por dentro com um tecido laranja que contrasta com a cor preta da lanterna. Uma bonita opção para presentear alguém que goste de lanternas.

tatica-premium1

2. Características:

Duas coisas chamam a atenção na Tática Premium: o ajuste de foco – que permite controlar a iluminação e obter mais claridade perto de você ou a uma distância incrível; e o led CREE Q3, um led americano que oferece uma iluminação eficiente e com uma boa relação entre tempo de uso e consumo de pilhas.

tatica-premium2
Note o led CREE Q3 (quadrado amarelo)

Esse led tem uma vida média de 80 mil horas de uso e fornece uma luz muito branca e forte, com um alcance incrível. Esse fator de alcance é maximizado na Tática Premium pela lente côncava da lanterna, essa lente ajuda a maximizar o poder de alcance do feixe de luz, independente do ajuste de foco da lanterna estar para uma distância menor ou para uma distância maior. Essa lente e a possibilidade de ajustar o foco para mais perto ou mais longe fazem da Tática Premium uma lanterna muito diferente daquelas que encontramos normalmente por aí.

tatica-premium3
Observe o detalhe que mostra a marcação do foco na cabeça da lanterna, um recurso excelente dessa lanterna

Ela tem o corpo construído em alumínio anodizado, possui tira de pulso e resiste a chuvas e impactos. A alimentação fica por conta de três pilhas palito – tamanho AAA, que rendem até 10 horas de iluminação.

Uma headlamp boa tem em média uns 50 ou 60 lumens (medida de capacidade de iluminação). Essa quantidade já fornece uma luz ótima, porém a Tática Premium tem um led que fornece 120 lumens, o dobro da capacidade da maioria das lanternas (de cabeça ou pequenas de mão) disponíveis no mercado atualmente.

Se não bastassem estes atributos ainda é possível escolher entre três modos de iluminação: forte, médio e SOS – neste último modo a lanterna funciona como um pisca-pisca para facilitar a localização do usuário. Quando o foco está ajustado para o modo de distância a iluminação é capaz de criar um efeito semelhante ao de um holofote apontado para o céu, uma ótima opção para o uso durante uma situação de emergência onde é necessário sinalizar a sua posição para uma aeronave.

tatica-premium4

Outros detalhes:

Alcance: até 110 metros (nos meus testes a distância do feixe de luz passou dos 110 metros)
Tamanho: 14cm (comprimento) x 3cm (diâmetro)
Peso: 135 gramas.

tatica-premium5

Eu tenho que confessar uma coisa para vocês, eu não sou fã de lanternas de mão, não importa se ela é pequena ou grande, eu acho que elas sempre foram um peso a mais na mochila e nunca iluminariam tão bem quanto as lanternas de cabeça por causa da tecnologia das headlamps. A Tática Premium veio para mudar esse meu conceito de lanterna de mão. Ela é pequena, leve, ilumina por um período muito bom e tem esse sistema de ajuste de foco – que eu vou sentir falta quando estiver usando a minha headlamp. Essa é uma lanterna que vai estar na minha mochila com certeza durante as minhas viagens, tanto naquelas trips urbanas quanto nas expedições. Eu fiz um vídeo para comentar as características da Tática Premium e para mostrar como ela se sai iluminando uma trilha durante uma noite sem lua na Serra dos Órgãos, confiram:

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

18 Comments

  1. Uau, que embalagem lindona mesmo!

  2. A embalagem é muito legal e o conteúdo é mais interessante ainda, Carol! Gostei muito dessa lanterninha. Ela ilumina bem demais!

  3. Bacana o review … A Lanterna realmente é poderosa e compacta. Ótima opção pra uma segunda lanterna.

  4. Chegamos à geração de lanternas com estilo e personalidade. Aí entra a questão do custo benefício…
    Ótimo post Mario!

  5. Muito legal a lanterna ja tinha visto a versão “generica”(afinal é tudo feito na China hoje em dia) em alguns videos na internet, sobre o “zoom” existem headlamp com este recurso também, so acho que ficam meio grandinhas demais. Mas pelo preço ninharia acho que ate vale a pena comprar para experimentar um headlamp desta( US$7) http://bit.ly/9SZGnN

  6. Tom, segundo os endereços que constam no site deles a matriz e os laboratórios de desenvolvimento são americanos – http://www.cree.com/about/map.asp

    As fábricas até podem ficar na China, mas eu não encontrei essa informação no site deles quando olhei rapidamente agora.

  7. Uma verdadeira revolução a coisa do LED.

    A fábrica desses LEDs CREE é chinesa e não americana http://www.cree.com

  8. O preço dela, por ser nacional, não compensa, onde temos (bela 18w, 200 lúmens) que gira em torno de 60 reias, de melhor qualidade.
    Perdeu para as importadas.

  9. Olá Ivan, ela não é nacional, é importada também. A Guepardo é uma importadora de produtos de camping e pesca, que eu saiba não fabricam nada aqui. Existem diversos modelos semelhantes a ela no mercado, alguns mais baratos e outros não. Abraços e obrigado pelo comentário!

  10. Pessoal comprei uma igualzinha no paraguay por U$$ 4,00 veio na caixinha com uma bolsa para levar no cinto,ao ir em uma loja comparei as duas e vi que são identicas,provavelmente a guepardo mandou fazer na mesma fábrica!!

  11. Grande dica, cara! com certeza vou procurar essa lanterna. Você sabe se dá pra comprar esse led separado caso seja necessário? abraço.

  12. Ola mario, vc falou q ainda nao existem lanternas d cabeça com a mesma potencia da guepardo, mas eu encontrei uma muito parecida com esta no mercado livre. Link.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178439294-lanterna-de-cabeca-com-foco-e-zoom-led-com-250-lumens-_JM

  13. GOSTARIA DE SABER QUAL O ALCANCE DO FEIXE LUZ PARA LONGE?

  14. Tenho uma que comprei no mercado popular uruguaiana por R$15,00, e identica com as mesmas caracteristicas, menos a marca

  15. Esse produto trabalha apenas com pilhas ou existe algum modelo de bateria recarregável compatível com ele?

    1. Oi Marcos, até onde eu sei somente com pilhas, mas você poderia usar pilhas recarregáveis se for o caso! Lhe atenderá da mesma forma que as alcalinas comuns.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.