AcessóriosEquipamentos e Reviews

Review da Lanterna de Cabeça Silva Tipi

A Silva é uma empresa sueca que é mundialmente conhecida por suas bússolas e instrumentos de precisão, o que muita gente não sabe é que eles também fabricam outros itens, como lanternas de cabeça, bolsas duffle, acessórios de cozinha, pochetes de hidratação, roupas, binóculos, sacos estanque, bastões de caminhada e mais outras coisas. Esta headlamp que testamos é um modelo básico deles, a Silva Tipi é um equipamento indicado para campings, trilhas e outras atividades, inclusive urbanas, onde uma lanterna de cabeça pode ser necessária.

lanterna de cabeça

Silva Tipi Green

Com apenas 82 gramas de peso segundo o fabricante – e 85g segundo nossa pesagem – a Tipi é leve o suficiente para dispensar a fita de cima do suporte da cabeça, e este é também um dos motivos para que ela não se saia bem nos esportes de ação. O outro motivo desta limitação está no fato de que a Silva Tipi pode ser desencaixada facilmente do suporte de cabeça, virando uma mini lanterna de mão – característica bem legal, mas que pode facilitar a perda da lanterna durante o uso caso ela desencaixe do suporte e esteja desligada.

lanterna de cabeça peso

carregada com as 3 pilhas palito a Tipi pesou 85 gramas no nosso teste. Já sem as pilhas ela fica com 50g.

A lanterna é movida por três pilhas AAA (palito) e tem uma autonomia de 40/80h de luz dependendo do modo escolhido (forte/fraco). São 3 leds de 5mm que produzem 20 lumens de luz, o que não é muito e não lhe dará um alcance muito grande, mas é suficiente para iluminar uma trilha ou suas tarefas no camping sem problemas. O maior diferencial da Tipi está no fato de que ela gira sobre o próprio eixo permitindo ao usuário direcionar a iluminação totalmente para baixo ou para cima, o que é interessante para quem precisa conversar sem jogar luz no rosto dos outros. Como esse ajuste não tem uma “trava” a lanterna poderá se mover e mudar a direção da iluminação caso você a use em movimento, como no caso de uma corrida de aventura, por exemplo – este é o outro fator que me faz desaprovar esta lanterna para esportes de ação como mountain bike, corrida de aventura, escaladas, trail running, etc.

lanterna

Tipi desencaixada da estrutura do suporte de cabeça

lanterna de cabeça silva

Detalhe do compartimento de pilhas e da tampa (peça verde junto das pilhas)

Testei a Tipi durante uma travessia Petrópolis-Teresópolis feita em 3 dias, ela foi minha única lanterna e me auxiliou em trechos de trilha no escuro e também nas tarefas noturnas do camping, como arrumação e montagem da barraca e na cozinha. Nestas tarefas ela se saiu bem, senti falta de um pouco mais de luz (minha headlamp habitual é bem mais forte), mas não foi nada que me atrapalhasse. Essa headlamp não é a prova d’água, mas ela tem o selo IPX4, isto é, resiste a respingos.

Vídeo review da Silva Tipi

Avaliação da lanterna de Cabeça Silva Tipi

  • Produto: Tipi
  • Uso: lanterna de cabeça para uso básico: trilhas, acampamentos e trabalhos gerais
  • Fabricante: Silva, Suécia
  • Site da Marca: www.silva.se
  • Peso: 82 gramas (na nossa pesagem 85 gramas)
  • Alimentação: 3 pilhas AAA (palito)
  • Capacidade de iluminação: 20 lumens (razoável)

Pontos positivos e negativos

  • Pontos positivos: leve, pode ser desconectada do suporte de cabeça, boa autonomia de luz para uso básico e ajuste de direção da iluminação muito eficiente para uso sem ser em situações de movimentos bruscos.
  • Pontos negativos: Tampa do compartimento de pilhas é um pouco chata de abrir, construção interna dos contatos do compartimento de pilhas não é tão bem acabada, não é a prova d’água (mas resiste a respingos) e pode se desencaixar do suporte de cabeça com certa facilidade em caso de movimentos com maior impacto.

Comentários finais

A Silva Tipi é uma boa lanterna de entrada para quem quer um equipamento importado para uso básico, mas se limita a isso.

Para comprar a Silva Tipi

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *