A Silva é uma empresa sueca que é mundialmente conhecida por suas bússolas e instrumentos de precisão, o que muita gente não sabe é que eles também fabricam outros itens, como lanternas de cabeça, bolsas duffle, acessórios de cozinha, pochetes de hidratação, roupas, binóculos, sacos estanque, bastões de caminhada e mais outras coisas. Esta headlamp que testamos é um modelo básico deles, a Silva Tipi é um equipamento indicado para campings, trilhas e outras atividades, inclusive urbanas, onde uma lanterna de cabeça pode ser necessária.
Com apenas 82 gramas de peso segundo o fabricante – e 85g segundo nossa pesagem – a Tipi é leve o suficiente para dispensar a fita de cima do suporte da cabeça, e este é também um dos motivos para que ela não se saia bem nos esportes de ação. O outro motivo desta limitação está no fato de que a Silva Tipi pode ser desencaixada facilmente do suporte de cabeça, virando uma mini lanterna de mão – característica bem legal, mas que pode facilitar a perda da lanterna durante o uso caso ela desencaixe do suporte e esteja desligada.
A lanterna é movida por três pilhas AAA (palito) e tem uma autonomia de 40/80h de luz dependendo do modo escolhido (forte/fraco). São 3 leds de 5mm que produzem 20 lumens de luz, o que não é muito e não lhe dará um alcance muito grande, mas é suficiente para iluminar uma trilha ou suas tarefas no camping sem problemas. O maior diferencial da Tipi está no fato de que ela gira sobre o próprio eixo permitindo ao usuário direcionar a iluminação totalmente para baixo ou para cima, o que é interessante para quem precisa conversar sem jogar luz no rosto dos outros. Como esse ajuste não tem uma “trava” a lanterna poderá se mover e mudar a direção da iluminação caso você a use em movimento, como no caso de uma corrida de aventura, por exemplo – este é o outro fator que me faz desaprovar esta lanterna para esportes de ação como mountain bike, corrida de aventura, escaladas, trail running, etc.
Testei a Tipi durante uma travessia Petrópolis-Teresópolis feita em 3 dias, ela foi minha única lanterna e me auxiliou em trechos de trilha no escuro e também nas tarefas noturnas do camping, como arrumação e montagem da barraca e na cozinha. Nestas tarefas ela se saiu bem, senti falta de um pouco mais de luz (minha headlamp habitual é bem mais forte), mas não foi nada que me atrapalhasse. Essa headlamp não é a prova d’água, mas ela tem o selo IPX4, isto é, resiste a respingos.
Vídeo review da Silva Tipi
Avaliação da lanterna de Cabeça Silva Tipi
- Produto: Tipi
- Uso: lanterna de cabeça para uso básico: trilhas, acampamentos e trabalhos gerais
- Fabricante: Silva, Suécia
- Site da Marca: www.silva.se
- Peso: 82 gramas (na nossa pesagem 85 gramas)
- Alimentação: 3 pilhas AAA (palito)
- Capacidade de iluminação: 20 lumens (razoável)
Pontos positivos e negativos
- Pontos positivos: leve, pode ser desconectada do suporte de cabeça, boa autonomia de luz para uso básico e ajuste de direção da iluminação muito eficiente para uso sem ser em situações de movimentos bruscos.
- Pontos negativos: Tampa do compartimento de pilhas é um pouco chata de abrir, construção interna dos contatos do compartimento de pilhas não é tão bem acabada, não é a prova d’água (mas resiste a respingos) e pode se desencaixar do suporte de cabeça com certa facilidade em caso de movimentos com maior impacto.
Comentários finais
A Silva Tipi é uma boa lanterna de entrada para quem quer um equipamento importado para uso básico, mas se limita a isso.
Comentários