O Início
A idéia de realizar uma expedição para a Serra do Cipó começou quando estávamos planejando outra expedição, só que esta para a Serra do Caparaó (Pico da Bandeira, Pico do Calçado e Pico do Cristal) que provavelmente acontecerá em 2011.
Já acampo a mais de 10 anos, mas minha namorada e meu irmão nunca tinham acampado antes. Portanto, antes de irmos para o Caparaó resolvemos fazer uma expedição-teste na Serra do Cipó, por ser um local mais perto de BH e para um primeiro camping seria uma boa escolha. Foi assim que definimos a Serra do Cipó como nosso primeiro destino. Em Agosto já começamos os preparativos: compra de barraca, de sacos de dormir e de vários outros equipamentos.
Criamos o roteiro e toda a logística para a expedição: locais a serem visitados, tempos e distâncias, alimentação… A expedição seria realizada nos dias 04 e 05 de Setembro.
Enfim chegou o grande dia…
1° Dia – Cachoeira Grande
O ponto de partida foi a cidade de Azurita, cerca de 60 km de BH, de onde partimos de carro para a Serra do Cipó às 13:00. Foram três horas de viagem até chegarmos ao nosso primeiro objetivo: percorrer a trilha a margem do rio Cipó e chegar até a cachoeira Grande.
Paramos o carro em uma estrada de terra e começamos a caminhada. Seguimos por cerca de 1,5 km até encontramos o rio Cipó.
Seguimos pela margem do rio Cipó até chegar à cachoeira Grande.
Não tinha como não se refrescar nesta cachoeira. Ficamos na cachoeira até começar a anoitecer. Fizemos a caminhada de volta até o carro e de lá seguimos para o camping.
Chegamos ao camping às 19:30 e fomos montar a barraca, tomar um banho e preparar uma refeição quente. Dormimos cedo, pois o próximo dia seria de grandes caminhadas.
2° Dia – Canyon das Bandeirinhas e Cachoeira da Farofa
Acordamos às 07:00, fizemos um lanche reforçado, desmontamos o acampamento e partimos para a portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó. Chegamos à portaria do parque, deixamos o carro no estacionamento, pegamos os equipamentos de trekking e seguimos pela trilha que leva ao canyon das Bandeirinhas e à cachoeira da Farofa.
A trilha para o canyon das Bandeirinhas inicialmente é a mesma para a cachoeira da Farofa, sendo que da portaria do parque até o canyon tem aproximadamente 12 km e da portaria do parque até a Farofa tem aproximadamente 8 km. O entroncamento entre as duas fica a aproximadamente 5,5 km a partir da portaria do parque.
As trilhas do parque podem ser percorridas a pé, a cavalo ou de bike, sendo que os dois últimos podem ser alugados na portaria do parque.
A trilha para o canyon das Bandeirinhas e para a cachoeira da Farofa é relativamente fácil, pois a mesma é bem definida e demarcada, o relevo é praticamente plano ao longo de todo o trajeto e possui diversos trechos encobertos por matas. Partimos então para o canyon das Bandeirinhas.
Após 3 horas de caminhada e algumas paradas para hidratação, atravessamos o ribeirão Mascates. Poucos minutos à frente chegamos ao canyon.
Nos refrescamos um pouco, fizemos um lanche e retornamos novamente pela trilha até o entroncamento para a cachoeira da Farofa, nosso próximo objetivo. A volta já não foi tão tranquila quanto a ida. O desgaste físico já era grande, os pés já começavam a doer, as mochilas ficavam cada vez mais pesadas e o entroncamento simplesmente não chegava. Enfim, após duas horas de caminhada chegamos ao entroncamento. Mas ainda faltavam mais 2,5 km até a cachoeira da Farofa. Do entroncamento, após uns 30 min de caminhada, chegamos enfim a cachoeira da Farofa.
Na base da cachoeira da Farofa o sol já começava a desaparecer. Lanchamos novamente, descansamos um pouco, e começamos a caminhada de volta, pois já estava ficando tarde e ainda tínhamos que percorrer cerca de 8 km de volta para a portaria do parque. Saímos da cachoeira da Farofa às 17:00, mas como já estávamos exaustos a caminhada de volta seria pesada. Estávamos na metade do caminho quando o sol já começava a se esconder.
Apertamos o passo, pois ainda tínhamos aproximadamente 3 km até a portaria do parque.
Como a trilha era bem definida neste trecho final, praticamente uma estrada de terra, não tivemos problemas em retornar para a portaria do parque já no crepúsculo.
Enfim chegamos à portaria do parque exatamente às 18:55, quase no horário de fechamento do mesmo.
Já na portaria do parque, nos despedimos da Serra do Cipó e retornamos de volta à Azurita. Foram mais 3 horas de viagem até chegarmos de volta em casa. No fim, apesar de todo o cansaço foi uma ótima expedição, com uma boa oportunidade para treinarmos para as próximas aventuras.
Fala companheiro. Excelente o seu relato. Uma curiosidade. Você estiveram no Canyon das Bandeirinhas no domingo e nossa turmsa foi na segunda.
Vocês subiram até à Cachoeira? É um lugar até difícil de comentar, e de acesso muito difícil.
Leia nosso diário de bordo. http://www.noispedala.com.br/noticias/diario-de-bordo-noispedala-na-serra-do-cipo-setembro-de-2010/
Cara, vc sabe me informar se é proibido acampar no parque?