Notícias Gerais

Rede de Blogs Outdoor é lançada

Iniciativa de blogueiros do segmento de aventura cria grupo para troca de experiências e crescimento colaborativo

O segmento de viagens e esportes de aventura está se popularizando cada vez. Como qualquer tipo de atividade, a internet traz inúmeros blogs ou sites que trabalham com esse tema. Enquanto uma parte desses blogs aborda os assuntos de uma maneira bastante amadora, muitos trabalham buscando a excelência, produzindo conteúdo inédito e trazendo um layout amigável e fácil navegação para os leitores nas inúmeras plataformas digitais. Infelizmente, para o público geral, é preciso um olhar mais cauteloso para conseguir fazer essa diferenciação.

Surge então a Rede de Blogs Outdoor (RBO), uma organização que reúne proprietários, editores e administradores de sites ou blogs desse segmento. A Rede tem como objetivo fortalecer o universo outdoor, promover a troca de experiências e de informações entre os blogueiros e dar visibilidade aos blogs que procuram trabalhar com mais seriedade, qualidade ou ainda de forma profissional.

A RBO também pretende incentivar as atividades comerciais dos associados, facilitando o contato com empresas da área e que estejam interessadas em realizar parcerias, patrocínios ou investimentos publicitários por meio de uma negociação única e valores vantajosos para os anunciantes. Além disso, a Rede também pretende desenvolver uma série de ações, como palestras e cursos para os associados, qualificando cada vez mais os blogs e sites que fazem parte e tornando o grupo cada vez mais forte e reconhecido.

A Rede já chega mostrando os resultados da sua primeira ação: uma pesquisa sobre o Mercado Outdoor no Brasil. A pesquisa foi elaborada e divulgada nas redes sociais dos blogs envolvidos. Foram captadas respostas entre os meses de abril e agosto de 2014 e com o lançamento do site da RBO esses resultados, que interessam a todo mercado, são divulgados ao público geral.

A união faz a força

Para fazer parte da Rede, o interessado deverá ler as regras da RBO disponíveis no site do grupo (http://blogsoutdoor.com.br/) e preencher um formulário no site. Ao enviar o pedido, o blog também passará por uma avaliação para a confirmação de que ele possui o perfil do público alvo da rede, que inclui blogs de aventuras, viagens e esportes outdoor.

A Rede está sendo lançada com 13 blogs associados e a tendência é que esse número vá aumentando gradativamente, à medida que os blogueiros comecem a conhecer e se identificar com a RBO e seus objetivos. Vale comentar que toda essa ideia surgiu em conversas informais durante eventos como a Adventure Sports Fair, momento no qual os blogueiros acabavam se encontrando, compartilhando ideias, percebendo que faltava uma união entre esse segmento e um espaço de troca de conhecimentos; os idealizadores da RBO perceberam que todos enfrentavam individualmente dificuldades semelhantes.

Durante a Adventure Sports Fair de 2014 um grupo de blogueiros organizou o Encontro da Web Outdoor, que acabou sendo o passo inicial para a formação da RBO, que acaba de nascer.

Com as palavras de ordem “unir, divulgar, fortalecer, trocar e monetizar”, a Rede de Blogs Outdoor está chegando para alavancar os blogs que trabalham nesse segmento, mostrando para empresas e leitores o poder da produção de conteúdo de qualidade para o fomento do setor.

Divulgação dos resultados da Pesquisa do Mercado Outdoor

Antes e durante a Adventure Sports Fair 2014 o grupo que fundou a RBO promoveu uma pesquisa online que captou mais de 500 respostas de praticantes dos mais variados esportes outdoor. Os resultados desta pesquisa foram publicados no site da Rede de Blogs Outdoor como uma iniciativa de lançamento do projeto. A consulta dos resultados é pública e está disponível online. Para acessar o conteúdo do resultados visite: http://blogsoutdoor.com.br/resultados-da-pesquisa-do-mercado-outdoor/

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *