Tutoriais e Técnica

Proteja-se do frio – use camadas

Hipotermia, ou seja, temperatura do corpo baixa demais (com congelamentos de extremidades e afins) é um mal comum em determinadas altitudes ou em locais frios. Não é necessário neve ou gelo para termos um quadro de hipotermia. Esse mal pode ocorrer em qualquer montanha, basta estar frio o suficiente para isso. Dois agravantes para a hipotermia são a chuva e o vento.

Irei explicar melhor a hipotermia em um artigo que publicarei depois. Agora vou me preocupar em mostrar como evitar casos assim. A melhor saída para evitar este problema é usar roupas em camadas, estas camadas são uma regra entre os praticantes de esportes de montanha e exploradores que lidam com gelo e altas altitudes. Camadas salvam sua vida, não importa se você está em uma montanha brasileira ou no pólo sul. Mas como as camadas de roupa funcionam??

A primeira camada é a que está em contato direto com a pele. Essa camada tem a função de manter a superfície da pele seca, evitando o congelamento do suor. Neste caso, tecidos sintéticos, como a lycra, polipropileno e, principalmente, o poliéster (dry fit, coolmax, climalite, etc) são os mais indicados. O uso de algodão não é recomendado. Já que este tipo de tecido fica encharcado facilmente e demora a secar.

Na segunda camada temos um isolamento térmico. Essa camada não precisa ser extremamente grossa. O uso de um tecido apropriado como o Polarwarm ou Fleece é recomendado. Algo como uma jaqueta com espessura 100 ou 200 já da conta do recado.

Depois da segunda camada temos a terceira, essa é a mais importante. Essa camada estará em contato direto com o ambiente, ou seja, ela deverá ser capaz de bloquear o frio e a chuva. Portanto, pense bem antes de comprar um casaco ou anorak. Escolha uma marca boa e que atenda aos requisitos mencionados anteriormente. Afinal de contas, ficar encharcado não é nada agradável quando se está em um local onde a água pode congelar…

Até agora falamos de roupas para a parte de cima, mas e o resto do corpo??? A regra de camadas serve para qualquer parte do corpo. Aplique-a em calças – uma calça impermeável por cima e uma de tecido sintético por baixo (algo como lycra ou suplex); use 2 ou 3 camadas de meias, use luvas grossas, um bom par de botas e gorros.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

1 Comment

  1. Viajei recentemente para o Chile e comprei roupas para frio no site da dispropil, me indicaram umas roupas legais e calçados impermeaveis que foram minha salvação na neve.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.