Livros e filmes

Platô – filme sobre escalada esportiva no Rio

Platô é um filme que aborda um tema polêmico fala de uma prática usada no passado por alguns escaladores, agarras cavadas. Eles criavam agarras em paredes quando não conseguiam transpor um determinado lance por causa de alguma dificuldade técnica. Essa questão de agarras cavadas ganhou um destaque maior na década de 90 quando aconteceu no Rio de Janeiro uma fabricação de vias de graus altos no platô da Lagoa, naquela ocasião as vias foram desenhadas para o que veio a ser o primeiro campeonato de escalada esportiva brasileiro.

O filme mostra essa polêmica, a história da vinda de dois representantes da Federação Francesa de Alpinismo para coordenar a criação destas vias e mostra algumas cenas de vias clássicas do platô da Lagoa, um verdadeiro campo escola de escalada esportiva para quem está disposto a tentar intermediários e alguns mais altos. Vale a pena assistir se você curte escalada em rocha.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.