Viagens e Aventuras

Mochilão América do Sul – Documentos

Infelizmente a burocracia também nos afeta, caros mochileiros. Assim como qualquer viajante da classe A, nós meros mortais backpackers também somos obrigados a tirar passaporte e carteira de vacinação internacional (quando essa é necessária). Saiba como emitir o passaporte e o certificado internacional de vacinação!

1. Carteira Internacional de Vacinação da ANVISA

Dependendo do lugar para o qual você pretende viajar pode ser que seja necessário apresentar uma carteira comprovando a vacinação contra alguma doença que apresente muitos casos de infecção no local. Assim é com Machu Picchu. Na verdade para ir até a Bolí­via já se faz necessária a apresentação da carteira da ANVISA. Isso acontece por causa dos casos de febre amarela que ocorrem na região.

Para retirar essa carteira basta ir até o posto de saúde do seu bairro e informar que você deseja tomar a vacina de febre amarela por causa de uma viagem que irá fazer. caso não exista um posto de saúde no seu bairro procure no site da Secretaria de Saúde do seu município ou estado a lista de postos que fazem a vacinação contra febre amarela.

A enfermeira irá lhe vacinar e você deve pedir um comprovante dessa vacinação. Esse comprovante deverá ser levado até algum posto da ANVISA para que seja trocado por um Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Esse certificado será apresentado junto com seu passaporte na fronteira dos países.

A vacina contra febre amarela tinha validade de 10 anos quando estes texto foi escrito, porém, atualmente (2018) a validade da vacina é vitalícia – se ela foi aplicada em dose única..

No link abaixo você poderá consultar a lista de postos de atendimento da Anvisa que realizam a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP):

Postos de atendimento da ANVISA (geral)

2. Passaporte

Apesar de muitos dizerem que é possível viajar pelos países do Mercosul usando a carteira de identidade é sempre válido solicitar um passaporte. Primeiro por que a carteira de identidade tem que ter menos de 10 anos de emissão, estar em bom estado e ter sido emitida por um órgão de segurança pública; e segundo por que ainda assim algum policial na fronteira pode encrencar e você pode ficar barrado na hora de entrar em algum país. Se o seu destino não for nenhum dos países do Mercosul o passaporte é obrigatório – ele será sua identidade fora do Brasil.

A lista completa dos documentos necessários se encontra neste link. Para quem já teve passaporte é necessário levar o documento antigo.

Tirar o passaporte é muito simples, basta acessar o site da Polícia Federal, verificar toda a documentação necessária, demais informações e preencher o formulário de requisição de passaporte.

Após pagar o boleto retorne ao site da PF e agende uma visita para apresentação dos seus documentos. Atenção, agende a visita para o posto mais próximo de você. No dia da visita será necessário levar uma série de documentos que, caso você não seja casado(a) ou não tenha mudado de nome, se resume ao CPF, Certidão de Nascimento, Identidade, Título de eleitor e comprovantes de votação das últimas eleições (inclusive do segundo turno), comprovante de pagamento da taxa e certificado de reservista para os homens.

No momento da apresentação dos documentos serão recolhidas as suas impressões digitais, assinatura e fotos (tudo isso é digital e feito na hora, você não precisa levar as fotos). Comigo o prazo de entrega para o passaporte foi de 8 dias corridos. Mas 3 dias antes do prazo eu recebi um email da PF avisando que o passaporte estava pronto e poderia ser retirado em 24 horas.

NOTA: este texto foi atualizado em novembro de 2018.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

7 Comentários

  1. Vc me deu uma grande ajuda,e olha vc é um gato .

  2. oi
    gostei muito das suas dicas, como faz para ser mochileiro?
    michelly

  3. Olá Mário. Tenho muita vontade de fazer uma viagem pela América do Sul. Estamos planejando ir de moto. Será que posso contar com você para tirar dúvidas e bater um papo sobre essa aventura?

    Grande abraço.

    Ianni

  4. Ianni, sem problemas, no que eu puder ajudar eu ajudo. Abraços e obrigado pela visita e pelo comentário.

  5. Caro Mario Nery já tenho a carteira de vacinação nacional com todas as vacinas atualizadas,como faço para adquerir a Carteira Internacional de Vacinação da ANVISA e se posso transferir as vacinas já existentes na que já tenho nacional.
    Grato
    César Brandão

    1. Cesar, para obter a carteira internacional basta comparecer a um posto da Anvisa, procure os endereços no site deles, em geral fica nos aeroportos. Eles irão transferir as vacinas que acharem necessário. Abraços.

      1. Valeu Mario Nery, suas dicas de viagem são sempre fundamentais para que possamos fazer um mochilão com total segurança.
        Abração,
        César Brandão

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *