Equipamentos e ReviewsMochilas

Mochila Trail Lite 14 – Curtlo

Podemos definir a Trail Lite da Curtlo como uma mochila multiuso para atividades que necessitam de pouca quantidade de equipamentos, algo como: uso diário, passeios de bike, trilhas curtas de um dia, corridas de aventura rápidas, provas de trekking de regularidade, etc. Leve na medida (592gr) e espaçosa o suficiente para transportar o básico necessário para estas atividades, a Trail Lite 14 se mostra versátil e possui características muito funcionais que fazem deste modelo uma boa opção de escolha para servir como mochila de ataque em pequenas caminhadas – aliás, ela chamou a nossa atenção aqui no Trekking Brasil justamente por que costumamos fazer trilhas longas até algum ponto, acampar neste ponto e de lá sair para trilhas mais curtas durante o dia, e neste tipo de ação costumamos levar dentro das cargueiras alguma mochila menor como a Trail Lite, justamente para ser a mochila de ataque para as trilhas mais curtas – isso já aconteceu muito em locais como a Ilha Grande, Parque Nacional da Serra do Caparaó e na Ponta da Joatinga – nesses locais eu sempre adotei esse sistema de uma mochila menor para ataques de um dia, e para isso a Trail Lite 14 se encaixaria muito bem!

Trail Lite

Vista de frente da Trail Lite 14

Feita em cordura 210D e 500D a mochila ganha pontos no quesito resistência também. O bolso externo frontal pode ser usado para ganhar mais expaço interno ou simplesmente para manter alguma coisa mais acessível, algo como um anorak leve, uma câmera pequena, lanches ou mesmo para separar alguma peça de roupa molhada ou suja. O uso deste bolso combinado com o espaço atrás do costado para o reservatório de água maximizam o espaço interno da mochila. Aliás, o bolso externo possui duas fitas reflexivas, melhorando a visibilidade da mochila quando usada por um ciclista, logo abaixo deste bolso a Curtlo colocou uma fita para fixação de “safety lights” ou “blink lights”, aquelas luzes vermelhas tão comum nos ciclistas noturnos. Além disso é possível separar pequenos objetos nos bolsos laterais feitos em tela, nos bolsos da barrigueira ou ainda num pequeno bolso superior onde cabe uma carteira pequena, celular, dinheiro, MP3 ou outros objetos pequenos.

bolsos na barrigueira

Detalhe dos bolsos na barrigueira e dos pontos de escoamento da água do reservatório (círculos pretos na parte inferior da mochila)

E seguindo a linha de pensamento de maximizar o espaço a Curtlo ainda embutiu um porta capacete – acessível através de um pequeno bolso na parte da inferior da mochila. A única coisa que ficou de fora foi uma capa de chuva.

detalhes do porta capacete embutido

Detalhes do espaço do porta capacete embutido e da fita para fixar luzes de segurança para bicicleta

O costado é composto de EVA e espuma D33 e possui um desenho que permite o fluxo de ar pelas costas do usuário. Atrás do costado a Curtlo colocou um espaço fechado para o reservatório de água (foto abaixo), e logo acima da entrada deste espaço é possível ver a passagem para mangueira de água do reservatório.

Costado da mochila

Detalhe do costado da Trail Lite 14 com o desenho para melhor ventilação

As alças da mochila são estreitas e confortáveis tanto para homens quanto para mulheres. A tira de peito pode ter a altura regulada através de um sistema de velcros, essa questão da regulagem da altura da fita de peito é importante principalmente para as mulheres.

Nós aqui do TB gostamos muito desse modelo da Curtlo, como citamos anteriormente, acreditamos que é uma boa opção de mochila pequena para quem precisa fazer alguma das atividades que citamos no início do texto e para uso como mochila para caminhadas de um dia. A Trail Lite 14 acomodaria muito bem um lanche, um anorak pouco volumoso (no bolso externo), um reservatório de água, uma câmera compacta, MP3, canivete, um pequeno kit de primeiros socorros, óculos escuros e desodorantes/protetores solares.

espaço para camelback

Espaço para encaixar o reservatório de água atrás do costado da Trail Lite 14

Confiram o vídeo que fizemos da Trail Lite 14:

Obs: Esse vídeo foi filmado em 26/02/12 e editado em 28/02/12.

Avaliação da Mochila Trail Lite 14L

Produto: Mochila Trail Lite 14L
Uso: uso diário, passeios de bike, trilhas curtas de um dia, corridas de aventura rápidas, provas de trekking de regularidade…
Fabricante: Curtlo
Site da marca no Brasil: http://www.curtlo.com.br

Ponto positivos: leve e funcional, bem desenhada (otimização do espaço), feita em cordura (material resistente).

Pontos negativos: faltou uma capa de chuva

Perfil de usuário: dia a dia, provas de trekking e competições de orientação, escalada esportiva, ciclismo, trilhas curtas de um dia.

Comentários e Extras

Ela vai atender muito bem as necessidades de muitos esportistas diferentes. Vale a pena dar olhada mais de perto na Trail Lite 14. Ela perdeu somente um ponto no quesito multiuso pela falta de uma capa de chuva.

A Curtlo Trail Lite 14 recebeu boas notas (desempenho 7.6; material 8.7 e conforto 8.2) no Guia de equipamentos da revista Go Outside em 2011 (pág. 118).

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

1 Comment

  1. Oi, Mario.
    Muito legal o vídeo. Vc conhece a mochila Highlander 35+5 L da Curtlo??? Penso em usá-la em 1 semana em manaus, não vou acampar ou pegar trilha pesada com ela! Não encontro nada sobre ela na net, só info de venda!!! Chato isso! Será que teria ela na loja da Makalu no Centro? Eu poderia passar lá pra conhecer de perto a mochila.
    Vlw Mario.
    Abs.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.