DestaquesLivros e filmes

Livro – Manual de Trekking e Aventura

Eu me lembro muito bem que em determinada ocasião eu me deparei com o “Manual de Trekking e Aventura“, do Guilherme Cavallari, em uma livraria. Por algum motivo, que eu não me lembro agora, eu não comprei ele. Mas uma coisa é certa: muito do que eu aprendi na prática, batendo a cabeça desde a adolescência, eu poderia ter aprendido em um livro como este.

Livro Editora Kalapalo

Hoje em dia nós temos a internet com sites, blogs e fóruns – onde o que não falta é informação. Porém, muita gente prefere ter um guia de referência na prateleira para consultar de tempos em tempos. Eu diria que este livro é um bom guia de consulta para quem está começando e precisa de informações básicas concentradas em um mesmo lugar. A publicação tem algumas poucas passagens desatualizadas, mas nada que afete absurdamente a qualidade do conteúdo. Alguns outros tantos livros que eu tenho também tem as suas passagens arcaicas, algumas muito mais críticas que as informações do “Manual de Trekking e Aventura”. O mundo dos equipamentos outdoor evolui constantemente, então isso é algo que você deve esperar que aconteça com as publicações que não ganham novas edições periodicamente. A edição mais recente foi lançada em 2008, esta era última revisão do livro até a data em que este texto foi escrito (abril/2016).

Sobre o conteúdo

O capítulo inicial é perfeito para quem está começando. Ele fala sobre o meio ambiente e o que devemos e não devemos fazer. Muitos começam no trekking e acabam fazendo besteiras no que diz respeito ao impacto ambiental, simplesmente por não saberem que isso ou aquilo é errado. Indo além deste ponto, o manual aborda assuntos básicos que vão melhorar a visão do iniciante na hora de adquirir um equipamento, fazendo com que ele conheça um pouco melhor as características de uma barraca, mochila ou saco de dormir, por exemplo. No que diz respeito aos equipamentos o mais importante é justamente isso: a capacidade de saber o que vale ou não para você e o seu uso. Um detalhe que eu considero fundamental para um iniciante que não quer jogar dinheiro fora comprando itens inadequados.

Guilherme Cavallari

Outros temas abordados no livro e que são igualmente importantes: orientação básica, primeiros socorros básicos, calçados, roupas, cozinha, alimentação e água.

O Guilherme Cavallari é bem conhecido no meio outdoor e tem larga experiência com trekkings e cicloviagens, além de ser autor de diversos outros guias de bike e trekking. Recentemente ele lançou o “Transpatagônia – Pumas não comem ciclistas“, o primeiro livro dele em formato “relato de viagem”. Uma ciclo viagem de 6 meses e 6000km pela Patagônia.

Resumindo, “Manual de Trekking e Aventura” é um livro que vale a pena para você que está começando no trekking e quer um norte para montar suas ideias básicas sobre equipamentos e técnicas, com um baixo custo e muita informação útil.

Onde comprar:

Você pode comprar diretamente com o autor: Loja da Editora Kalapalo – Manual de Trekking.

Nota: este artigo não é um publieditorial. Apenas uma indicação de livro para quem busca alguma fonte de informação para iniciar no esporte.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *