“Um sonho chamado K2 – A conquista brasileira da montanha da morte” foi escrito durante as tentativas de escalada do K2 feitas por Waldemar Niclevicz e seus companheiros. O livro conta passagens de outras aventuras de preparação do montanhista e não somente a escalada do K2 em si. Escrito em 2006 e publicado em 2007 pela editora Record o livro possui 402 páginas com direito a uma sessão de 43 fotos no meio da publicação (24 páginas com fotos coloridas), informações sobre a localização do K2 no verso da capa e um gráfico no verso da contra-capa mostrando os principais equipamentos para escalada em gelo e suas funções.

Como mencionei antes, além de abordar a escalada do K2, obviamente, este livro ainda conta com relatos de outras montanhas acima dos 8 mil metros – Shisha Pangma (8.046m), Cho Oyo (8.201m) e Gasherbrun (8.035m) – que foram usadas como preparação para Waldemar Niclevicz e seus companheiros.
De longe esse é um dos melhores livros de relatos de montanha que eu já tive a oportunidade de ler, um dos melhores nacionais. O modo com que o Waldemar escreve chega a transportar o leitor para dentro daquele ambiente frio e hostil do Himalaia ou do Karakorum. Você lerá passagens onde ele tem que ser maior Mcgaiver e consertar seus equipamentos, resolver trâmites burocráticos com o governo paquistanês e os carregadores e muito mais. Foram dois anos de planejamentos e tentativas, desde 1998 e finalmente em 2000 Waldemar estava no topo do K2 com alguns outros amigos, sem garrafas de oxigênio!!
Compensa cada centavo gasto se você gosta de bons relatos de aventuras.
Mario,
A dica foi muito boa, comecei a ler o livro e não queria mais parar!!! Indico a todos, uma ótima leitura.