AcessóriosEquipamentos e Reviews

Liners Coolmax e Thermolite da Sea To Summit

Você já ouviu falar em Liners? Não? Eles são lençóis para sacos de dormir. Práticos, leves, compactos e muito fáceis de lavar.

A marca australiana Sea to Summit, inovou mais uma vez com a criação dos liners. Eles são do formato dos sacos de dormir e foram feitos para serem colocados dentro deles. Eles são distribuídos no Brasil pela Proativa Equipamentos. Existem diversos modelos de liners, mas os principais são os feitos de Coolmax® ou de Thermolite®.

linners sea to summit coolmax thermolite

Os Liners têm basicamente 2 funções:

1- aumentar a temperatura do saco de dormir: aumentar o isolamento térmico, para que o mesmo possa suportar temperaturas mais baixas;

2- proteger o saco de dormir: depois de um dia de caminhada, você não vai estar muito limpo. Usando o liner, evitamos sujar o saco de dormir que é muito complicado para ser lavado.

Aqui falaremos de 3 modelos: Coolmax Adaptor, Thermolite Reactor e Thermolite Reactor Extreme.

Coolmax® Adaptor Liner

 
Este liner é ideal para praticamente todas as situações. O Coolmax® tem a função de absorver o suor e transferir para a camada externa do tecido, onde a evaporação ocorre mais facilmente. Ele pesa 265g e mede 90 x 210. Essa transferência do suor promove um equilíbrio da temperatura corporal, uma termo-regulação.

coolmax adaptor

liner saco de dormir

coolmax-adaptor

Thermolite® Reactor Liner

 
O Reactor Liner aumenta a faixa de temperatura do saco de dormir pois é feito de Thermolite®, uma fibra oca da DuPont que tem uma excelente relação peso/isolamento térmico. Ele pesa 248g e mede 90 x 210 cm, e, é indicado para temperaturas um pouco mais baixas, pois a eleva em 8°C. Esse modelo de liner tem 80gr/m2 desta fibra.

O funcionamento do Thermolite é simples, as fibras ocas armazemam o ar e esse funciona como isolante. Essa fibra seca 20% mais rápido que as outras fibras de isolamento e até 50% mais rápido que o algodão.

O Thermolite Reactor é mais leve que uma manta de fleece e possui um formato de “múmia” assim como a maioria dos sacos de dormir, o que facilita o seu uso dentro do saco de dormir.

liner sea to summit

thermolite reactor liner

sea to summit themolite reactor

Thermolite® Reactor Extreme Liner

 
O Reactor Extreme Liner aumenta a faixa de temperatura do saco de dormir em até 14 ou 15ºC. É feito do mesmo material do Thermolite Reactor visto acima, mas tem mais fibras de Thermolite (110gr/m2) e pesa um pouco mais, 399gr.

As características são as mesmas do material usado no Reactor mais simples, apenas com uma capacidade de aquecimento maior. O Mario usou este liner sozinho (apenas sobre um isolante térmico aluminizado) na Serra da Bocaina e não reclamou de frio durante a noite.

thermolite reactor extreme sea to summit

liner themolite reactor extreme

thermolite reactor extreme liner

Nós os testamos todos os modelos na Serra da Bocaina e ficamos surpresos. Eles foram usados sem o saco de dormir e deram conta do recado. Olhando a primeira vista e sentindo o tecido não se pode imaginar que eles aquecem, pois são muito finos e leves. Outra grande vantagem é a mobilidade que eles proporcionam se comparados com a mobilidade de um saco de dormir.

Opinião de Renan Cavichi do Pia Ventura sobre o Coolmax® Adaptor Liner:

“Em uma das noites da trip na Serra da Bocaina, experimentei o liner e minhas impressões sobre o equipamento são boas. O material do liner é bastante confortável e com uma elasticidade que permite se movimentar bem durante o sono, sem aquela sensação de estar preso em um saco. Apesar do equipamento ser indicado para utilizar dentro do saco de dormir, para pessoas como eu que não sente muito frio e costuma “lutar” durante a noite entre calor dentro do saco e frio fora dele, o Coolmax Adaptor me pareceu perfeito para manter uma temperatura suficiente para ser utilizado sozinho, sem saco de dormir. Bem interessante para trilhas no litoral e em outras regiões com clima não muito frio. No meu caso posso substituir tranquilamente o saco de dormir pelo liner, que além de leve tem um volume bem menor! O único contra do equipamento que pude constatar é o “botão” que regula a abertura da parte superior, acordei duas vezes que dormi sobre o botão! Para quem não se movimenta muito durante o sono isso não será problema!”

Opinião do Mario Nery aqui do Trekking Brasil sobre o Themolite Reactor Extreme Liner:

“Pra mim a grande vantagem dos liners é permitir que eu use um saco de dormir mais leve ou mesmo dispense o saco de dormir quando o clima não for muito frio. Isso me possibilita andar mais leve e usar uma mochila menor, já que um dos grandes vilões de peso e volume para um montanhista/trekker é justamente o saco de dormir. E quanto mais leve eu estiver mais eu ganho em desempenho e aproveito o percurso. Testei na Bocaina durante o carnaval e não senti frio em área nenhuma além dos pés (estava sem meia). Dormi usando meu isolante normal e vestindo uma blusa de dry-fit e uma calça de tactel somente. Gostei muito do produto.”

Vídeo review dos Liners da Sea to Summit

Avaliação

Produto: Liners da Sea to Summit para saco de dormir (Coolmax Adaptor, Thermolite Reactor e Thermolite Reactor Extreme)
Uso: viagens urbanas (serve como lençol nos albergues), trekkings e montanhismo.
Fabricante: Sea to Summit (Austrália)
Site da marca no Brasil: www.seatosummit.com.br

Ponto positivos: leves, fáceis de lavar e de secar, pouco volumoso, confortável, boa opção para melhorar o aquecimento.

Pontos negativos: não foram identificados pontos negativos

Perfil de usuário: equipamento indicado para quem pensa em reduzir o peso na mochila cargueira, evitando carregar o saco de dormir ou usando um saco mais leve em conjunto com o liner.

Apaixonada pelas coisas boas da vida: montanhas, trilhas, aventuras, viagens e amigos.

    15 Comments

    1. Cara, primeira coisa: qdo eu crescer e ficar do seu tamanho quero ter essa desenvoltura pra falar na frente de uma câmera, hahaha!

      Agora vamos ao assunto! Tô animadíssima com o Thermolite Reactor Extreme e não vejo a hora dele chegar logo pra eu testar no feriado de abril! Depois do review então, mais ainda!

      Parabéns, mandaram mto bem!!!

    2. Se anima não. eu gravei várias vezes isso aí! Até por que não planejamos o texto, eu analiso o material durante os testes e na hora da gravação vai de cabeça mesmo! A Elque faz o mesmo. Conversamos na hora e pronto!

      Os liners de vocês já estão com a Elque! Eu gostei bastante do Extreme lá na Bocaina, já vou deixar o meu saco de dormir de lado em muitas trilhas de verão e praia aqui no Rio.

      Obrigado pelos elogios!! Bjss!

    3. To vendo que loguinho estão vocês todos em algum reality show…huahauahu
      Também to ansioso pela estréia do meu Thermolite Reactor Extreme. Mas a primeira impressão e os comentários dos amigos foram primordiais para a compra!
      Parabéns pelo posto Mário e Elque.

    4. Gostei mesmo, Gui! Vai reduzir um bom peso na minha mochila!!

    5. Bom post, deve agilizar bastante a trilha.

    6. Muito bom o review! Já acampei muito em camping estruturado, mas agora estou interessada em trekking e a Trekking Brasil tem me ajudado muito na preparação e escolha de equipamentos.
      Gosto muito de acampar em locais quentes, de preferência com praias, então minha maior preocupação é não sentir calor demais, não acordar suada durante a noite. O Thermolite Reactor Extreme não seria quente demais para locais como Ilha Grande ou outras áreas litorâneas no verão brasileiro? Ou um saco de dormir do tipo que abre completamente seria melhor?

      1. Oi Juliana, obrigado! Sim, você pode usar o Reactor Extreme sem problemas no verão, inclusive é ele que eu costumo usar quando faço alguma atividade em climas mais quentes e no litoral, principalmente. Nos dias mais quentes ele vai lhe atender sem problemas em locais como a Ilha Grande ou Ilhabela, por exemplo. Pode ficar certa de uma coisa: se você vai começar pra valer no trekking irá precisar de equipamentos para situações diferentes, desde um verão na Ilha Grande até um inverno em Itatiaia ou na Serra Fina. Isto significa que você vai ter mais de um saco de dormir obrigatoriamente, e se for um caso um liner. Pro verão o liner é uma ótima pedida, e em climas mais frios você poderá usar ele junto com seu saco de dormir. Aqui eu faço isso! Abraços e bons ventos.

    7. Mario eu adquiri o Thermolite Reactor Extreme com mesmo intuito aqui do blog de utilizar um saco mais leve em conjunto dele, para minimizar… Ainda não testei mas vou pegar temperaturas negativas no Caparaó, de até -5/-7 essa época do ano… Queria uma opinião sobre uso Deuter Dream lite 500 + Thermolite Reactor Extreme, conhece alguém que utilizou esse conjunto ? Abraços e sou fã do blog, é uma mão na ”bota” em muitas das minha andanças… Valeu !

      1. Oi Victor! Provavelmente você vai sentir algum frio. Se você estiver acompanhado dentro da barraca pode ser que não sinta ou que sinta um pouco menos. Reduzir o saco de dormir para um de temperaturas positivas é sempre uma jogada arriscada, mesmo com o liner junto. Não esqueça o isolante térmico, como você não citou ele resolvi comentar… Abraços e obrigado pelo comentário!

        1. Tambem estou com essa duvida! mas usando um isolante Sea insulated e mais as 3 camadas de roupas… sera que passa frio em -5 ou -7???
          Rumo a redução maxima de peso!

          1. Opa, fala Douglas! A questão é: o liner sozinho não irá reduzir até 15ºC. Essa redução acontece em conjunto com o saco de dormir! Você poderá reduzir o volume do saco de dormir se adicionar o liner. Mas não é possível determinar com 100% de exatidão se você irá ou não passar frio, já que a sensibilidade ao frio envolve fatores pessoais e os outros equipamentos relacionados com o “sistema de dormir”. O ideal é fazer alguns testes progressivos, reduzindo a temperatura para saber até que ponto o seu sistema de dormir (saco, liner e isolante) seria funcional para lhe manter confortável, incluindo neste teste as suas roupas quentes usadas para dormir (lembre-se do gorro também). Mas posso te dizer que o liner tem duas outras funções muito úteis: ele serve como saco de dormir no verão e ajuda a proteger o seu saco de dormir da sujeira do seu corpo, funcionando como um “lençol” neste caso. Lavar um saco de dormir é uma tarefa muito chata e trabalhosa, já lavar o liner é bem mais simples. Abraços.

    8. Olá! Vou fazer o caminho de Santiago partindo da França, saindo dia 28 de agosto. Portanto, passarei o final do verão europeu lá. Gostaria de saber se o liner reactor extreme pode substituir o saco de dormir, tendo em vista que não conseguirei dormir dentro dos quartos nos albergues, mas provavelmente em algum “canto” coberto, como varanda ou garagem pois estou levando minha cachorra comigo é já pesquisei a possibilidade de pagar pra utilizar banheiro, área social mas como ela dorme comigo a solução será mesmo na maioria das noites, cômodos abertos ou semi abertos. Aguardo ansiosamente resposta, pois estou louca pra me livrar do peso do saco!

      1. Olá Suzana, não. Ele não irá substituir o saco de dormir neste conjunto de fatores, principalmente se você não pretende dormir dentro dos albergues. Neste caso o ideal é que você use um saco de dormir adequado para a temperatura da região nesta época do ano. Existem sacos com pouco volume e peso que atendem a esta faixa de temperatura, como é o caso do DreamLite 500 da Deuter, por exemplo.

        O liner funciona melhor em conjunto com um saco de dormir, ele pode ser usado sozinho, porém o ideal neste caso é que você tenha uma temperatura um pouco maior ou uma certeza maior dos abrigos onde você vai pernoitar. Assim você não se arrisca caso a temperatura caia abaixo da média prevista.

        A Sea to Summit tem um outro modelo de Liner disponível aqui no Brasil, este modelo não estava disponível na época em que este texto foi publicado. Trata-se de um Liner de Fleece, que é uma opção que oferece uma capacidade de aquecimento maior do que o Thermolite Extreme.

    9. Só complementando, pelo que vi a temperatura a noite nessa época ( final do verão) é de 10 a 15º C.

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado.