Eventos

III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo – Inscrições abertas

Jornada Cultural e Científica de Montanhismo discute volta de atividades de esportes de aventura em 1º evento presencial desde o início da pandemia, com o objetivo de conectar e capacitar praticantes de atividades ao ar livre como Camping, Hiking, Trekking, Escalada em Rocha, Trail Running e Bikepacking.

A Jornada Científica de Montanhismo surgiu em 2019 com a ideia de reunir, num único espaço, capacitação, conhecimento, interação, produção científica e cultural no seguimento do montanhismo em todas as suas diversas modalidades. Na primeira edição do evento, foram abordados temas básicos relacionados a todos os esportes de montanha como meteorologia, orientação e navegação, primeiros socorros, preparação física, entre outros. Na segunda Jornada Científica de Montanhismo, em 2020, o evento cresceu e recebeu 110 participantes! A programação contou com workshops e temas específicos das modalidades de trekking, escalada, cicloturismo/bikepacking e alta montanha. Veja um pouco do que aconteceu durante a II Jornada de Montanhismo:

Em 2022 a Jornada será ainda maior! Serão 3 dias intensos de atividades que acontecerão de forma concomitante em quatro diferentes espaços, todos amplos e arejados, permitindo menor aglomeração de pessoas em um único espaço e também maior variedade na programação.

A III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo

Depois de dois anos em meio à Covid-19, com trabalho remoto, isolamento e, finalmente, vacina no braço, o circuito dos esportes de aventura terá a tão aguardada volta dos eventos presenciais de imersão e atualização: a Jornada Cultural e Científica de Montanhismo Gear Tips acontecerá de 01 a 03 de abril de 2022.

Com o desafio de debater o mundo e sua reconfiguração depois da chegada da Covid-19, a Jornada Científica de Montanhismo vai reunir capacitação, conhecimento, interação e produção científica e cultural do montanhismo em suas diversas modalidades.

O público-alvo abrange desde quem está começando até quem já trabalha na área. A idealizadora da Jornada, Fernanda May, diz que a programação desta terceira edição, foi pensada para a comunidade de praticantes de esportes de montanha de maneira geral.

“O evento é completo, com palestras, aulas e workshops para todos os gostos e níveis de conhecimento diferenciados. Quem já é guia, por exemplo, terá a chance de se atualizar em primeiros socorros, entre outros conhecimentos; empresários vão poder trocar informações sobre novos circuitos e opções que podem ser oferecidos, além do networking; e quem está começando vai ter a chance de se preparar para situações adversas, a lidar com equipamentos de segurança e a produzir impacto mínimo na natureza”, diz May, que é médica e pratica montanhismo há 24 anos.

Fernanda May apresentando uma palestra sobre medicina na II Jornada

Fernanda May apresentando uma palestra sobre medicina na II Jornada | Foto: Luan Gesteira

Já Pedro Lacaz Amaral, co-organizador do evento, destaca a chegada de novos praticantes à cena do montanhismo em todo o Brasil: “O esporte de aventura recebeu muitos novos participantes, muita gente querendo descobrir novas atividades depois de ficar tanto tempo em isolamento, e o mercado, seus profissionais e atletas amadores precisam se atualizar e se informar. É por isso que, nesta edição, teremos uma programação ainda mais completa, com encontros dedicados a debater o que há de mais novo em termos de condicionamento físico e mental, equipamentos e tecnologia e, ainda, habilidades e conhecimento”, diz Pedro Lacaz Amaral, co-organizador do evento.

O evento contempla esportes como bike, escalada, trail running e trekking. Além de mergulhar em destinos muito procurados por esportistas profissionais e amadores: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Patagônia. A Jornada trará o que há de mais novo em termos de equipamentos e segurança, mínimo impacto e saúde, e terá painéis dedicados ao aprofundamento e à análise de artigos e dados científicos. Por fim, a parte cultural do evento contará com exposições fotográficas, de mapas e literatura outdoor. 

Programação reunirá especialistas em Bikepacking, Escalada, Trail Running e Trekking

Uma das atrações é a palestra do especialista em esporte de aventura Guilherme Cavallari. Autor de 19 livros na área e coautor de uma série de filmes documentários, ele vai compartilhar sua experiência com longas viagens de bicicleta por lugares como as serras gaúcha, catarinense e da Mantiqueira, Patagônia e Mongólia em um encontro sobre Bikepacking.

Para Cavallari, o isolamento social afetou a saúde mental das pessoas de maneira muito significativa, e isso está levando muita gente a buscar refúgio e cura no encontro com a natureza.
“Na minha palestra falo de experiências de estar na natureza, de estar na aventura. Falo como foi a travessia que fiz na Mongólia de bicicleta, mas também da experiência da preparação, que é muito importante para quem quer começar a fazer viagens longas.”

Palestra Bikepacking - Guilherme Cavallari

Palestra Bikepacking – Guilherme Cavallari | Foto: Luan Gesteira

Cavallari afirma que a Jornada de Montanhismo é de suma importância para promover a cultura de montanha no Brasil: “Estar na natureza é uma maneira de cuidar da saúde física e mental, mas também uma forma de proteger o meio ambiente. Ninguém cuida daquilo que não conhece, e precisamos que mais gente conheça cada vez mais. Promover a cultura de aventura é fundamental, e esse é um dos papéis da jornada.”

1º Simpósio de Saúde do Montanhismo

A III Jornada terá uma novidade, o 1º Simpósio de Saúde do Montanhismo, uma série de palestras técnicas sobre medicina outdoor. Qualquer participante poderá assistir ao Simpósio, ou seja, ele não é um evento exclusivo para os profissionais da área de saúde.

O Simpósio de Saúde do Montanhismo tem como objetivo apresentar conceitos básicos sobre as principais doenças e lesões que podem acometer praticantes de esportes em ambiente de montanha, bem como capacitar os participantes a reconhecer e prestar os atendimentos iniciais básicos para problemas médicos mais simples que podem acontecer durante uma atividade outdoor. O conteúdo será apresentado por 6 médicos especializados e abordará temas fundamentais para a segurança na prática de esportes outdoor em áreas remotas, como:

– Avaliação pré-participação em esportes praticados em ambiente de montanha;
– Cuidados de feridas em áreas remotas;
– Hipotermia e hipertermia;
– Lesões ortopédicas mais comuns em esportes praticados em ambiente de montanha;
– Medicina de altitude;
– Montagem de um kit médico para a prática de esportes na montanha;

O conhecimento sobre primeiros socorros é algo fundamental para qualquer montanhista. Ter a oportunidade de assistir palestras com profissionais altamente qualificados e esclarecer dúvidas enriquecerá o conhecimento técnico de qualquer esportista, seja ele um caminhante novato ou um montanhista experiente.

Cultura outdoor e networking – a Jornada além das palestras e workshops

A Jornada Cultural e Científica de Montanhismo é um evento que vai além das palestras e workshops. O conhecimento e a cultura outdoor também serão apresentadas aos participantes através de livros e exposições fotográficas. Além da troca de experiências que acontecerá nos bate papos durante os momentos de descontração.

Em 2022 o evento terá duas exposições fotográficas com temas bem distintos: as montanhas do Rio de Janeiro e a escalada do Everest. As fotos são assinadas, respectivamente, pelos fotógrafos profissionais Marco Terranova e Gabriel Tarso. Imagens que farão o público refletir sobre a beleza das montanhas, seus desafios e as várias modalidades do montanhismo – um esporte que pode ir desde uma simples caminhada no Morro da Urca até a escalada da maior montanha do planeta.

A cultura não estará somente nas fotografias. Ela também se fará presente nas palavras, causos e histórias dos livros que estarão expostos na III Jornada. Guilherme Cavallari e Pedro Hauck, dois nomes bem conhecidos no cenário outdoor brasileiro, participarão do evento apresentando palestras e expondo seus livros. Uma grande chance para conhecer os autores, trocar ideias e sair com novos livros na sua mochila.

Literatura Outdoor na III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo

Assim será a Jornada de Montanhismo. Um evento que informa, inspira, conecta pessoas e promove uma prática mais consciente dos esportes outdoor. Nos vemos por lá!

III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo – Serviço

III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo Gear Tips
Data: 1 a 3 de abril de 2022
Local: Hotel Fazenda Villa Forte, em Engenheiro Passos (RJ)
Inscrições: Inscreva-se no site da Jornada

Palestrantes: André Fatini, Antônio Calvo, Branca Franco, Cláudio Machado, Ed Padilha, Fábio “Tchê” Moralles, Freddy Duclerc, Gabriel Tarso, Guilherme Cavallari, Isadora Martins, Luiz Aragão, Luiz Gadetto, Marcela Tenório, Maria Tereza Ulbrich, Pedro Hauck, Pedro Lacaz Amaral e Ricardo Pina.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.