Valley Uprising é um filme americano de 2014 que eu tive a chance de ver no cinema, durante uma edição do Reel Rock Tour no Rio de Janeiro. Para a minha surpresa, esta semana eu encontrei ele enquanto navegava nas novidades do Netflix. No mesmo momento eu parei para assistir e relembrar aquelas cenas, algumas absurdas.
A produção, assinada pela BigUp Productions e Sender Films, relata a evolução da escalada no Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos. Desde os primeiros escaladores até nomes mais recentes como Alex Honnold e Dean Potter. A escalada no local evoluiu como uma contracultura impulsionada por homens e mulheres que queriam viver de forma livre e voltada para o esporte – mas com algumas festas, bebidas, disputas, brigas e outras coisas mais. Pessoas com visões diferentes sobre o esporte e com um instinto agressivo pela competição e notoriedade. Em uma determinada época muitos perceberam que era possível viver do esporte, ganhando dinheiro com comerciais e aparecendo na mídia que noticiava os recordes e conquistas cada vez mais incríveis. Começaram as disputas sérias entre os escaladores, embates que elevaram o nível da escalada no local para um patamar muito alto se comparado com o que acontecia por lá nas décadas anteriores.
Bem, eu não vou comentar todos os detalhes sobre Valley Uprising, mas o que eu posso garantir é: este é um filme excelente, muito bem produzido, com passagens divertidas e históricas. Um filme que deve ser assistido por qualquer pessoa que goste ou pratique escalada/montanhismo. Imperdível!
O trailer abaixo está em inglês, mas no Netflix você assiste legendado.
Ficha – Valley Uprising
- Título: Valley Uprising
- Gênero: Documentário
- Direção: Peter Mortimer, Nick Rosen e Josh Lowell
- Duração: 1h e 26 min
- Produção: BigUp Productions e Sender Films
- Lançado em: Setembro de 2014 (EUA)
- Nota no IMDB: 8.4
- Para saber mais acesse: Site da Sender Films
Comentários