Livros e filmes

Filme The Summit

The Summit foi um bom documentário que eu acabei assistindo meio sem querer em uma madrugada no canal Off. O filme relata a história de uma tragédia que aconteceu em 2008 no K2. Uma série de erros e escolhas ruins que acabaram levando 11 alpinistas para a morte.

Filme K2

Capa do filme – The Summit | © 2013 – IFC Films

O filme de 95 minutos mostra a trajetória do alpinista irlandês Ger McDonnell em algumas escaladas anteriores e neste caso do K2 em 2008. As imagens misturam cenas reais com outras que reproduzem o incidente. Vários sobreviventes dão seus depoimentos sobre os dias em que passaram acima da zona da morte por causa de uma avalanche que rompeu parte das cordas fixas que estavam próximas de um grande bloco de gelo (serac) que fica entre o acampamento 4 e o cume do K2. Uma série de erros e a famosa “febre do cume” aparecem como os motivos para a morte destas pessoas, como volta e meia acaba acontecendo nas grande montanhas do Himalaia e Karakoram. A produção foi feita pela mesma empresa que fez o famoso filme de montanha “Touching the Void” ou “Tocando o Vazio”.

“The Summit” é um bom filme para quem busca entender um pouco mais sobre o mundo da escalada em alta montanha, ainda mais nos picos com mais de 8000m. Várias questões apresentadas servem como reflexões para temas polêmicos como a questão dos escaladores machucados ou debilitados que são abandonados por outros alpinistas ou a vontade cega de chegar ao cume, ainda que isso saia do planejamento de segurança traçado pelos alpinistas… Vinte e cinco alpinistas atacaram o cume do K2, onze deles não voltaram.

Avaliação

  • Título: The Summit
  • Gênero: Documentário
  • Direção: Nick Ryan
  • Duração: 95 minutos
  • Lançado em: 2013
  • Nota no IMDB: 6.3 (em novembro de 2014)

Comentários finais

Se você se interessa pele tema “alta montanha”, cumes com mais de 8000m ou o K2, assista sem pensar muito. The Summit ganhou prêmios em alguns festivais internacionais com destaque para o Banff, Trento, Boulder, Festival Internacional de Filmes de Montanha de Vancouver e o festival de Sundance – dentre os prêmios estão o de “melhor edição”, “grand prize”, melhor edição para documentário e o de “melhor filme de montanha”.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

2 Comments

  1. Alguém sabe onde assistir online? eu também assisti por acaso no off, mas peguei pela metade.

  2. Queria encontrar o documentário legendado, sabe me dizer onde encontro?. Obrigada!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *