Livros e filmes

Filme The Road from Karakol

Em 2011 Kyle Dempster decidiu partir sozinho em uma viagem para região de Karakol, no Quirguistão, somente ele uma bike e alguns mapa e o equipamentos de escalada. Além de um enorme vocabulário de 10 palavras no idioma do país. Em dois meses de pedal foram mais de 1200km passando por cidades abandonadas, regiões selvagens, postos militares com muita vodka e escalando uma série de montanhas virgens em vias alpinas e mistas nunca escaladas antes. Somente em 2013 o material filmado foi lançado em um curta de 4 minutos que abordava somente a parte de escalada da trip, porém, algum tempo depois o material foi parar nas mãos de dois filmmakers que foram os responsáveis pela criação de “The Road from Karakol“, um filme com 25 minutos que mostra um pouco desta trip do Kyle Dempster.

Mesmo tendo levado o prêmio de melhor filme no 5Point Film Festival (EUA, Colorado), “The Road Fom Karakol” deixa um pouco a desejar, muito por ser um filme feito pelo próprio aventureiro – não que isso seja ruim, é claro – mas esse fator anulou as chances de um fotografia mais impactante bem como a própria captura de cenas de outros ângulos durante a escalada ou o pedal, por exemplo. Acredito que faltou um bom material gravado para realização do filme em si, em dois mês de trip faltou história pra contar, acampamentos, etc.

Ainda assim o filme de 25 minutos passa sua mensagem no final. Este não é um filme que mereça um destaque por questões técnicas, mas para quem curte filmes outdoor vale assistir – atenção para a nota alta do filme no IMDB – 8,4 – em novembro de 2014.

“Eu escolhi a bike ao invés de um parceiro, eu escolhi a estrada ao invés de um basecamp e isso fez toda a diferença!”
“Nesta vida quando a estrada acaba você continua pedalando?”

Avaliação

  • Título: The Road from Karakol
  • Gênero: Documentário de aventura – bike e escalada
  • Direção: Fitz Cahall
  • Duração: 25 min
  • Produção: Duct Tape Then Beer
  • Lançado em: maio de 2013, premiado em 2014 no 5Point Film Festival (EUA, Colorado) como melhor filme
  • Nota no IMDB: 8,4

Comentários finais

Tecnicamente falando eu não curti tanto o filme, mas ele pode agradar pela história em si, por isso mesmo com a nota baixa eu recomendo que você assista The Road From Karakol, ainda mais se você curte bike e cicloturismo.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.