Livros e filmes

Filme K2: Siren of the Himalayas

Filmado em 2009 mas lançado somente em 2012 no Banff Mountain Film Festival, “K2: Siren of the Himalayas” é um filme de alta montanha que mostra a escalada de grandes nomes naquela que alguns consideram a montanha mais difícil do mundo, o K2 – localizado na cordilheira do Karakoram, no Paquistão.

A empreitada de Fabrizio Zangrilli e Gerlinde Kaltenbrunner e dos veteranos Jake Meyer e Chris Szymiec, foi filmada pelo diretor Dave Ohlson no mesmo ano em que se comemorou os 100 anos da Expedição do Duque de Abruzzi, que aconteceu em 1909 e que não atingiu o cume do K2 – a conquista só veio a acontecer em 1954 por dois italianos.

Filmado em 65 dias usando câmeras digitais HD e câmeras Super 16 (filme 16mm) este título mostra o quão difícil é escalar o K2 por mais que ela não seja a montanha mais alta do mundo – ela é a segunda com 8.611m de altitude, ficando atrás somente do Everest. Porém, as dificuldades aqui vão muito além do frio e da altitude, trata-se de uma escalada de alta montanha muito técnica e com uma instabilidade de clima constante, fatos que fazem com que esta montanha seja muito menos procurada do que o Everest e também apresente números muito maiores em termos de acidentes fatais.

Filme K2 Siren of the Himalayas - capa DVD

Capa do filme

Não espere um filme de ação, mas sim um ótimo documentário recheado de boas imagens e detalhes sobre esta montanha incrível e a paixão daqueles que se aventuram a escala-la. Destaque especial para a alpinista Gerlinde Kaltenbrunner, austríaca que escalou sem oxigênio complementar os “14 oito mil”, ou seja, as catorze montanhas acima dos 8000m de altitude.

Informações extras

Título: K2: Siren of The Himalayas
Gênero: Documentário de alta montanha
Direção: Dave Ohlson
Duração: 75 minutos – Cores
Produtora: Ursus Films
Lançado em: pré-estreia em novembro de 2012 no Banff Mountain Film Festival, Canadá. Lançamento nos EUA: 22 de agosto de 2014.

Comentários finais e outras observações

Gosta de alta montanha? Então assista. Este documentário tem nota 8,8 no ranking do IMDB. Recomendo e muito!

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.