Livros e filmes

Filme “180º South ou 180º Sul”

180º South ou 180º Sul, 87 minutos, 2010 – é um documentário que mostra a jornada de Jeff Johnson em busca de uma escalada na Patagônia. A viagem de Jeff foi inspirada em outra aventura da década de 60 onde dois montanhistas/surfistas colocaram seus equipamentos e pranchas em uma van e saíram dos EUA até a Patagônia chilena em busca de ondas e montanhas. Esses dois montanhistas são Yvon Chouinard e Doug Tompkins, respectivamente o fundador da empresa de equipamentos outdoor Patagônia e o co-fundador da The North Face – que aparecem no filme ativamente, inclusive Yvon Chouinard acompanha Jeff em algumas escaladas.

filme 180º sul south

O filme é um misto de filme de montanha, ambiental e reflexivo. Ele te leva a pensar nas mudanças que a humanidade impõe aos locais onde consegue chegar, algo incrível quando colocado lado a lado de belas cenas com animais selvagens, montanhas e locais como a ilha de Rapa Nui (ou ilha de Páscoa). Isso é mostrado através da história de Rapa Nui, de uma enorme reserva de vida selvagem particular da Patagônia e de um movimento dos chilenos contra a construção de represas em alguns rios da região. Outros pontos de reflexão ficam por conta da idéia de “vida simples”.

filme 180 south sul

O subtítulo de “Conquistadores do inútil” faz com que alguns se remetam ao livro de Lionel Terray de mesmo nome. Terray é citado no filme, mas a produção não tem maior ligação com a obra do montanhista francês além dessas citações e de algumas imagens de Terray. Claro que o filme leva o espectador a pensar que nós montanhistas ou aventureiros não somos realmente nada além de conquistadores do inútil, aliás pra mim essa é uma frase que define muitas coisas. Nossas buscas são inúteis perante aos olhos dos outros, mas com certeza elas tem alguma utilidade para nós.

As imagens do filme prendem a atenção do espectador, belas cenas nas montanhas da Patagônia, em áreas de preservação ou em Rapa Nui, uma linda fotografia. Não encontrei o título a venda por aqui, achei ele na Amazon mas sem legendas em português… Ainda assim, se você consegue entender inglês bem (o filme tem falas simples e não tão difíceis de compreender) recomendo que assista, um ótimo filme mesmo.

A trilha sonora muito bem escolhida em conjunto com cenas maravilhosas da Patagônia fazem deste filme um documentário perfeito para quem gosta de natureza, já algumas falas, depoimentos e conversas dos personagens ao longo da produção te fazem pensar no mundo e nas ações da raça humana. Mistura incrível!!

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

3 Comments

  1. Acabei de conhecer o doc (e esse site, aliás) e já vou colocar pra baixar. Obrigado pela recomendação.

    Só pra constar, tem a legenda dele na internet, achei pelo google.

  2. Acabei de conhecer o doc (e aliás, esse site) e já vou colocar pra baixar. Obrigado pela recomendação.

    Só pra constar, tem a legenda dele na internet, achei pelo google.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.