Livros e filmes

Filme: Extremo Sul – escalada

O montanhismo é um esporte que depende de uma série de fatores para que seja realizado, condições de clima, condições psicológicas, físicas, técnicas… Planejar uma escalada e ainda por cima planejar a filmagem de um longa para documentar tudo requer cuidado.

Extremo sul é um longa brasileiro (92 min), filmado em 35 mm que mostra a história de um grupo de cinco amigos que resolvem se reunir para escalar uma montanha pouco conhecida localizada na Patagônia chilena. O Monte Sarmiento (2300 mts) é uma montanha selvagem situada em um conjunto de ilhas próximo de Punta Arenas (Chile), e que foi escalada poucas vezes.

sarmiento-mapa

Segundo Charles Darwin, que cede seu nome para uma cordilheira próxima, a montanha é o “espetáculo mais sublime da Terra do Fogo”. Isso quando as nuvens permitem a visualização do cume.

Filmado em 2003, Extremo Sul é um filme de montanha que mostra um ângulo diferente. Os montanhistas são pegos por um clima de desunião motivado pela teórica incapacidade de levar o material de filmagem e a equipe montanha a cima com a segurança necessária. Esse clima desfavorável mostra um outro lado do montanhismo, o lado psicológico frente a uma montanha desafiadora. Para quem assisti o filme é uma grande surpresa o que acontece ao longo da produção, afinal de contas, Extremo Sul é um filme de montanha onde os participantes não chegam ao cume da montanha!!

Esse conflito pode frustrar o espectador que espera um belo visual do cume e grandes desafios, mas essa frustração inicial se torna um ponto de reflexão sobre o esporte, seus riscos e as situações geradas quendo estamos em uma montanha. Como disse um dos participantes:

“As pressões da montanha por um lado podem unir e por outro lado podem desunir também…”

A produção mostra imagens feitas na última expedição do Padre Agostini, um italiano que aos 74 anos atinge um dos cumes do monte Sarmiento, após 2 tentativas frustradas – nas décadas de 30 e 40. Além disso uma outra expedição de 1995 é mostrada no filme.

Outras Informações

Imagens e fotos da montanha
Site do filme

Ficha Técnica

Título original: Extremo Sul
Brasil, 2004. 92 min.
Direção e Produção Executiva: Monica Schmiedt
Direção e Direção de Fotografia: Sylvestre Campe
Montagem: Mirella Martinelli e Kiko Ferraz
Música: Leo Henkin
Roteiro de filmagem: Jorge Durán
Direção de Produção: Arnoni Lenz Hostyn
Fotografia: Reynaldo Zangrandi
Imagens em vídeo: Nelson Barretta e Rafael Moreira
Som direto: Heron Alencar e Cleber Neutzling
Mixagem: José Luiz Sasso
Edição de som: Luiz Adelmo e Nathalia Rabczuk
Efeitos visuais: Cápsula Cinematográfica e Teleimage
Distribuição: Europa Filmes /M.A. Marcondes
Realização: M. Schmiedt Produções

Equipe

Alpinistas/Personagens
Nelson Barretta – Pepe
Ronaldo Franzen Jr. – Nativo
Eduardo Hugo López – Tato
Walter Rossini
Julio Contreras

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *