Viagens e Aventuras

Expedição Patagônia 5 – Patagônia Verde – Por Keisuke Kira

Nota do Editor: esta é a quinta parte de um total de 6 artigos relatando uma trip feita por Keisuke Kira pela Patagônia. O material foi gentilmente cedido pelo viajante/autor para postagem no TrekkingBrasil.com.

Após 2 dias em Puerto Madryn, deixamos a região atlântica e partimos em direção ao interior do estado de Chubut pela Ruta 25 que vai de Trelew a Tecka. A paisagem do caminho é quase toda desértica, na região de Los Altares a estrada corta o Vale de Los Altares com formações rochosas que alcançam até os 80 metros. As formas, a quantidade e principalmente o tamanho impressionam, a região também é conhecida pelas pinturas rupestres encontradas nas rochas.

Patagônia

Los Altares – Patagônia

Ao final do dia chegamos a cidadezinha de Corcovado, próximo a fronteira com o Chile, já na região da Patagônia Verde, uma região da Patagônia com abundância de rios, lagos, bosques verdes e montanhas nevadas.

Em Corcovado pousamos em Cabañas (chalés para alugar muito comuns na Patagônia) e jantamos o tradicional “Asado Patagónico”. No dia seguinte bem cedo partimos em direção a fronteira e entramos no Chile pela cidade de Palena, pequena cidade protegida pelas montanhas e próxima ao Rio Palena.

Argentina

Praça em Palena

A região da Patagônia Verde é de uma beleza indescritível, a vegetação contrasta com o azul forte de seus rios e com a imponência de suas enormes montanhas com topos nevados mesmo no verão. A escolha de entrar no Chile foi somente para passar pela região, até porque deixamos o país no final da tarde.

Patagônia

Parada do almoço, com uma vista linda!

As estradas, todas de rípio, beiram os imensos lagos e rios. Almoçamos a beira do Rio Futaleufú pensando ter encontrado a melhor paisagem para a parada, mas mais alguns quilômetros a frente demos de cara com o incrível Rio Azul, uma das paisagens mais lindas que já vi, difícil não se impressionar com suas águas azul-turquesa.

Patagônia

O impressionante Rio Azul

Na parte da tarde já estávamos dentro da Reserva Nacional Futaleufú, destino muito procurado por praticantes de Rafting e Canoagem do mundo inteiro em busca das furiosas águas do Rio Futaleufú.

Patagônia

Rio Futaleufú

Além disso a reserva e toda a região, oferece infra-estrutura e suporte para praticantes de trekking, cavalgadas, pesca esportiva e mountain-bike.

No mesmo dia retornamos à Argentina e pousamos na cidade de Trevelin, cidadezinha fortemente colonizada pelo povo galês. A cidade não tem muitos hotéis, a opção predominante de hospedagem são as Cabañas, que por sinal foram muito difíceis de encontrar vagas. A dica na cidade são as tradicionais casas de chá que servem o típico chá galês. Informações turísticas você encontra na praça principal da cidade.

Facebook: Outdoor – http://www.facebook.com/pointoutdoor
Site: http://www.outdoor.blog.br
Texto e fotos: Keisuke Kira

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *