Tutoriais e Técnica

Equipamentos para trekking e hiking

Estava vendo uns vídeos no Youtube e veio a vontade de escrever este artigo. Uma das coisas que eu mais faço pros outros é tirar dúvidas sobre equipamentos para trekking e hiking (uma versão mais curta do trekking, em geral sem acampamentos).

Muita gente fica na dúvida na hora de comprar equipamentos para fazer trilhas mais longas aqui no Brasil ou mesmo pela América do Sul. Os equipamentos não são baratos, por isso ser aconselhado por alguém pode evitar a compra de algo desnecessário como aquele tênis lindo que você acha que ser para encarar uma travessia.

Equipamentos para trekkings ou mesmo hikings mais puxados devem levar em conta a leveza e a utilidade. Lembro como se fosse hoje, na primeira trilha que eu fiz na minha vida teve um cara que levou um galão térmico de 5 litros, o que ele ia fazer com aquilo ninguém sabia. Escolha equipamentos fáceis de carregar e que tenham pouco volume. Evite pendurar coisas fora da mochila, isso gera instabilidade na caminhada e pode causar problemas sérios em um trecho mais vertical. Pense em situações de frio, chuva e emergência – mais comida, mapas, bússola, anoraks, fleeces…

Praticar um esporte de aventura significa planejar e se preparar para problemas imprevistos, acidentes, tempestades, ficar perdido e por aí vai. Sair de casa com uma garrafinha de água na mochila e umas barrinhas de cereal é tão errado quando levar um galão térmico de 5 litros. Mas o que seria equilibrado?

Essa pergunta depende muito do ambiente pra onde você está indo e o tempo que pretende gastar na atividade. Existe de risco de se perder ou você conhece bem a área? O tempo está bom? Qual a previsão, você verificou?

Abaixo ou vou montar alguns esquemas para hilkings de um dia sem acampamento e trekkings de até 5 dias com equipamento completo, monte alguma coisa baseada nisso para você.

1. Hiking (em terreno bem conhecido)

– Roupas leves, boné ou equivalente, óculos escuros
– Repelente e protetor solar
– Um par de chinelos pra volta (opcional)
– Água suficiente (pelo menos 2 litros)
– Um calçado confortável e apropriado (tênis ou botas para trilha)
– Uma mochila média (de 30 a 45 lts)
– Kit de primeiros socorros
– Remédios de uso pessoal
– Lanterna e pilhas – mesmo que não pretenda voltar a noite
– Anorak – mesmo que o tempo esteja bom
– Canivete
– Comida suficiente para o dia
– Celular

2. Hiking (em terreno desconhecido)

– Roupas leves, boné ou equivalente, óculos escuros
– Repelente e protetor solar
– Um par de chinelos pra volta (opcional)
– Água suficiente (pelo menos 3 litros)
– Um calçado confortável e apropriado (tênis ou botas para trilha)
– Uma mochila média (de 30 a 45 lts)
– Kit de primeiros socorros
– Remédios de uso pessoal
– Lanterna e pilhas extras
– Anorak – mesmo que o tempo esteja bom
– Comida suficiente para mais que um dia (dois dias ou três)
– Fósforos, isqueiro ou pederneira
– Bússola, GPS e mapa da região
– Canivete
– Celular

2. Trekking (mais de um dia de duração)

– Roupas leves, boné ou equivalente, óculos escuros
– Repelente e protetor solar
– Um par de chinelos pra volta (opcional)
– Água suficiente ou verifique a existência de pontos de água (pelo menos 3 litros)
– Clorin para purificar a água
– Um calçado confortável e apropriado (tênis ou botas para trilha)
– Uma mochila cargueira (de 50 até 90 lts dependendo da viagem)
– Kit de primeiros socorros
– Remédios de uso pessoal
– Lanterna e pilhas extras
– Anorak, fleece e uma calça impermeável
– Bastões de caminhada
– Comida suficiente para a viagem e mais um ou dois dias de refeições principais para casos de emergência
– Bússola, GPS e mapa da região
– Canivete ou faca
– Celular e/ou rádios de comunicação
– Fogareiro, combustível e panelas pequenas (próprias pra isso)
– Fósforos, isqueiro ou pederneira
– Barraca e silver tape para qualquer remendo de emergência
– Saco de dormir
– Isolante térmico
– Se o local for frio – luvas e gorro (as vezes uma praia a noite pode ser fria, cuidado com isso)
– Meias extras
– Material de higiêne pessoal (escova, pasta de dente, papel higiênico, lenços umidecidos para banhos improvisados)
– Linha e agulha para costura

Esses são os equipamentos básicos para as principais trilhas que podemos fazer aqui no Brasil, agora, caso a sua necessidade seja algo mais extremo, como uma escalada em alta montanha (neve) recomendo que assista este vídeo:

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

12 Comentários

  1. Mario, mais um excelente artigo. Parece que o assunto do momento é mesmo equipamentos e eu também fiz o meu artigo: http://blog.blag.us/equipamento/

    Twitando já!!

  2. Fala Lex! O seu foi bem mais completo, esse meu texto foi uma coisa de última hora, nem pensei em fotografar as coisas – na verdade mesmo que pensasse não daria tempo, era pra ser uma coisa rápida mesmo. Valeu pelo tweet. Abraços.

  3. Muito organizado esse texto! Bem completo. Só comecei a entender a respeito dessa parafernália após frequentar indiretamente o movimento escoteiro. Bj!

  4. Olá Andrea, quando eu frequentei o movimento foi justamente para ensinar o pessoal a se acostumar e lidar com essas bugingangas. Bjs.

  5. Olá Mário.
    em montanhas mais frias e altas é preciso, mascáras de óxigênio,
    vc por acaso sabe algum lugar ou site onde eu possa ver isso ?

    abrços

  6. Valter, você só vai encontrar esses equipamentos fora do país, principalmente nos EUA e talvez, mas muito talvez mesmo na Argentina por causa do Aconcágua. Máscaras de oxigênio só costumam ser usadas em montanhas acima de 7500m de altitude se você não pretende fazer nada tão alto pode esquecer a necessidade do oxigênio e se focar em treinamento físico e técnico, além de vestuário e equipos. Abraços

  7. Olá Mário,

    Muito bom o texto, bem completo. Queria saber de você, quais sites você poderia indicar para compra de equipamentos. Se conhecer sites americanos que realizam entregas internacionais também seria legal.

    Valeu, abraços.

  8. Olá Marco, dá uma olhada na página de Links aqui do site. Tem alguns nacionais lá. Vou ver com uns amigos que compram equipos lá fora e te mando por email um ou outro site que entrega aqui no Brasil. Abraços

  9. Mário, Parabéns pela matéria e pelo site!!!
    Estou me preparando para fazer o trekking do Acampamento Base do Everest, que vai ser daqui 13 dias, e uma das grandes preocupações que tive foi o planejamento e quais equipamentos levar. Fiz várias pesquisas em sites sobre aventura e trekking e usei como base a “check-list” enviada pela Mountain Madness, que é agência com a qual vou fazer a viagem! Estou nas vésperas da viagem e acho que já consegui preparar e comprar tudo! Para isso fiz uma “check-list” adaptada para minhas necessidades e segundo o modelo que está no site do Elis (www.extremos.com.br), que é muito bom!
    Vou disponibilizar a lista no meu blog (www.zecanoeverest.blogspot.com), acho que assim posso ajudar algumas pessoas.
    Te ajudando a responder a pergunta do Marco, comprei a maior parte do equipamento no site da The North Face (www.thenorthface.com), mas mandei entregar para uma pessoa nos EUA e essa pessoa que me enviou, mas acho que els podem entregar aqui também, o único problema é se parar na alfândega, pois os impostos são muito altos.
    Um grande abraço e continue com o bom trabalho!
    zeca

  10. Mário, só para eu poder calibrar, os dois conjuntos de equipamentos para hikking cabem em uma Crampon 20?
    Parabéns pela matéria, muito útil!

  11. Érico, não, eles não cabem na Crampon 20. Você precisaria de uma mochila maior um pouco, na casa dos 30 litros. Abraços.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *