Notícias Gerais

Doutores da Aventura – Projeto Cure Blindness

Em janeiro desse ano tive a honra de ser convidada e participar de um projeto chamado Himalayan Cataract Project (http://www.cureblindness.org/). Projeto esse idealizado pelos oftalmologistas/montanhistas Geoff Tabin, americano, e o nepalês Sanduk Ruit.

Eles pretendem eliminar as doenças oftalmológicas curáveis que levam a cegueira, como por exemplo a catarata¹.
E através de uma simples cirurgia, que dura cerca de 10 minutos no total, eles puderam devolver a visão de centenas, milhares de africanos.

Após Ruanda, a próxima etapa do projeto foi na Etiópia, em maio. Um país africano com um nível de pobreza alarmante. A cidade de Woldiya foi escolhida para a intervenção porque tem uma das mais altas taxas de cegueira bilateral na Etiópia. Os pacientes foram previamente escolhidos por uma equipe médica local. Em 6 dias de projeto e foram feitas mais de 1.100 cirurgias!

Vídeo – Himalayan Cataract Project in Ethiopia, May 2012 (em inglês)

1 – A Catarata consiste na opacidade parcial ou total do cristalino (lente natural do olho). Geralmente atua de maneira progressiva. Inicia-se com a diminuição da acuidade visual mesmo com correção óptica. É uma doença ocular que pode ser congênita (mais rara) ou adquirida, que é a forma mais comum. As cataratas adquiridas, em geral, ocorrem em pessoas acima dos 60 anos e também são conhecidas como cataratas senis (envelhecimento do cristalino). Traumas oculares, uso decorticoesteróides, inflamações intra-oculares, exposição excessiva à radiação ultravioleta e diversas doenças associadas, como o diabetes, por exemplo, são causas conhecidas.

Atleta, médica especializada em resgate em áreas remotas, mergulhadora, piloto de helicóptero e montanhista - entre outras coisas.

    You may also like

    1 Comment

    1. Olá karina. .. desculpe a intimidade de chamá-la pelo primeiro nome. …
      estive pesquisando sobre catarata pois minha mãe tem diagnóstico dessa doença e minha busca levou ao dr Sanduk, médico nepalanes que encabeça um projeto que me trouxe muita expectativa…. Gostaria, se não for muito incomodo, em saber se sua estada por lá, deu a você o conhecimento para realização do procedimento é em caso negativo, se conhece alguma instituição ou médico capacitado a realizar a cirurgia. .. em último caso estudarei
      junto com meus irmãos a ida até o Nepal. …

      Obrigado

      Márcio Almeida
      sstammss@gmail.com
      11-996180510

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *