Equipamentos e ReviewsTutoriais e TécnicaVestuário

Diferenças entre as calças outdoor

Muita gente nos pergunta sobre vestuário, principalmente aqueles que vão mochilar em locais frios ou que vão para montanha durante o inverno, pensando nisso resolvemos fazer dois vídeos explicando sobre calças e casacos e seus usos. Nesse primeiro vídeo eu irei falar sobre calças e no seguinte sobre o vestuário para a parte superior do corpo.

É bom citar que eu não falarei, em nenhum dos dois vídeos, sobre roupas de duvet, simplesmente por não ser o foco da grande maioria e por ser um vestuário que geralmente só será usado em montanhas acima dos 6000-6500m, em situações especiais de clima ou em locais de frio extremo – como as regiões polares, por exemplo.

Neste vídeo mostraremos os usos de calças-bermuda, segunda pele, calças de fleece e calças impermeáveis – as principais calças outdoor em uso no país. Mostraremos as situações mais comuns, indicaremos alguns pontos que devem ser observados na compra e daremos dicas de uso! Aproveitem o vídeo!

Se sobraram dúvidas sobre vestuário de frio vale a pena dar uma olhada neste texto: Roupas para frio e neve.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

11 Comments

  1. Muito bom..
    Bela explicação..
    Tenho uma dúvida… Em um mochilão em pleno inverno europeu, jan/fev incluindo países como Rep. Tcheca, Alemanha, Polonia, que são bem frios seria necessário a Calça de Fleece ou somente a Térmica e o Jeans ou a Impermeável (pro caso de neve) aguentariam o tranco??..

    Obigado!

    1. É bom ter uma de fleece por perto Victor. Nem que você opte por compra-la lá caso ache necessário. Abs e boa trip.

  2. Mario, vou para Machu Picchu fazer a trilha Salkantay em meados de abril. São 5 dias e 4 noites. Muitos dizem que é uma boa época para fazer a trilha porém é em maio que se encerram as chuvas completamente.
    De acordo com o que você falou no video seria legal eu levar uma calça bermuda, uma segunda pele e uma fleece para as noites?

    O site trekking brasil tá me ajudando muito a planejar essa viagem, valeu pelas dicas!
    Abs!

    1. Eu levaria uma de fleece sim, pricipalmente se você for friorenta. Mas é uma calça pra usar a noite acampada mesmo, você não vai andar com ela em Salkantay. Leve um casaco de fleece também, só para garantir. E lembre-se do anorak, peguei uma boa chuva no acampamento da primeira noite quando estive lá e era junho-julho, choveu um rio, rsrsrs! Boa trip! Ficamos felizes em ajudar!

  3. Bom dia

    Mario, muito bom esse video, porém minha duvida é o oposto desse video rsrsrs. Moro em Alagoas, clima quente e úmido, e por aqui temos eventos de trekking, 10-15km com bussôla e correndo.

    Percebi que todo mundo utiliza essas calças legging(aquelas que apertam) na competição, gostaria de saber na minha situação qual seria a melhor calça? Obrigado

    1. Olá Julio, exatamente essas que o pessoal usa. Caso você não curta a opção por causa do “visual” não muito bonito basta colocar um short de corrida por cima que já melhora a situação. Eu fazia trekking de regularidade, então no meu caso eu optava pelas calças-bermuda de tactel ou outro material mais resistente, porém no seu caso as mais indicadas são essas que o pessoal da corrida usa. Abraços e obrigado pela visita!

  4. Mario, tudo bem?
    Vou para a Patagônia em setembro fazer trekking em TDP. Minha grande dúvida está sendo em relação a calça. Eu vi seu review sobre a climatic e você comenta que não é uma calça de trekking por esquentar muito, isso vale mesmo para o inverno da Patagônia? Pesquisei também sobre a forclaz 900 warm da quechua e a bionassay 900, também da quechua. Você tem boas recomendações dessas 3? Qual dica você pode me dar ao comprar uma calça pra usar lá?

    Abraços,
    Daniel

    1. Oi Daniel, este comentário se refere ao uso dela no Brasil. Testei a Climatic na Bolívia em uma montanha de 6088m com uma temperatura entre -15 e -20ºC, nesta situação e com uma segunda pele e uma calça de fleece por baixo ela se saiu muito bem desempenhando o papel de camada externa impermeável, porém eu estava na montanha, a uma certa altitude e com esta temperatura. No seu caso acho válido ter uma por perto na mochila, é bem capaz de que você a use, e se não for para caminhar será a noite. Não abra mão de uma calça impermeável por perto no seu caso. As da Quechua eu nunca usei. Gosto muito de uma da Conquista que aparece em um artigo meu sobre roupas de frio aqui do site mas que parece que não é fabricada mais. Independente da marca da calça pense em uma estrutura de três camadas de roupa – segunda pele, fleece e uma calça impermeável. Na parte de cima a mesma coisa, segunda pele, fleece e um bom anorak. Abs e boa trip!

      1. Mas no review você disse que não usaria a climatic no ataque ao cume. Qual a calça você usou? Me disseram pra usar uma mais leve e comprar uma impermeável pro caso de começar a nevar e já ccegaram a me dizer pra usar as de ski. O maior problema eh que aqui no Brasil o mercado é mt escasso.

        Obrigado pelas dicas, Mario.

        1. Pelo contrário Daniel, nos 4:50 min do vídeo no review da Climatic eu informo que estaria usando ela no ataque ao cume, e foi exatamente ela que usei (https://trekkingbrasil.com//calca-impermeavel-climatic-trilhas-e-rumos/). Não recomendaria para altitudes muito maiores que a que eu usei (como escrevi aqui em cima), situação onde uma calça de duvet se sairia melhor no aquecimento. Não acho que você precise de calças de ski, na época que eu fui pela primeira vez pro gelo eu até pensei em comprar um meio macacão de ski/snowboard, mas desisti pelo peso e volume, o que na altitude atrapalha mais do que ajuda. A impermeável vai suprir sem problemas a sua necessidade, mas lembre-se de incluir uma segunda pele e uma calça de fleece por baixo para um aquecimento adequado. No seu caso eu usaria a Climatic, mais uma boa calça de fleece (uso uma da Curtlo) e uma boa segunda pele (Solo e Curtlo tem boas opções). Além disso se você tiver a previsão de caminhar com cobertura de neve alta eu recomendaria um bom par de meias de lã de merino, uma boa bota de couro com solado grosso e polainas. Mas neste caso só se você for afundar as pernas na neve mesmo. Abs!

          1. Me confundi então quanto ao seu comentário. Vou procurar a climatic pra experimentar e ver como é pessoalmente. A questão das 3 camadas já estou ciente, só não tenho a camada de fleece. Quanto a bota, tenho uma forclaz 700 da quechua que gostei muito dela.
            Obrigado pela ajuda Mario.
            Abracos

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *