A Adventure Sports Fair é uma feira de esportes de aventura, turismo e equipamentos que acontece anualmente em São Paulo na Bienal Ibirapuera. Neste ano nós passamos três dias na feira entre debates, encontros de blogs, palestras, passeios e observações sobre o evento. E notamos o seguinte:
Redução de tamanho
Infelizmente muitas marcas do segmento de produtos voltados principalmente para trekking, mochilões e afins não apareceram na edição deste ano. Nomes como Deuter, Trilhas e Rumos, Nautika, Guepardo, Curtlo, Sea to Summit, Hard Adventure, Snake e Hi-Tec – entre outros – não participaram. Para o público das trilhas e montanhas marcas como Kailash, Columbia, Salomon, La Sportiva, Eco Head e By (vestuário) eram os principais nomes do segmento que estavam presentes. De certo modo essas faltas deixaram a feira um pouco menos interessante para quem pratica esportes que são atendidos pelos equipamentos destas marcas, ainda mais se comentarmos que muitos stands estavam vendendo este ano, muitos mesmo! E os preços estavam bons para alguns equipamentos.
Stands vendendo produtos
Dinheiro, cartão de débito ou crédito e descontos! Combinações perigosas para quem curte equipamentos. Os grandes destaques na minha opinião ficaram para as facas – um stand vendia ótimas opções de facas de diversos modelos – skates, pranchas para esportes aquáticos e caiaques, vestuário em geral (da corrida ao frio), óculos esportivos e calçados esportivos – o stand de uma loja deu bons descontos nos Asics para corrida de rua e trail running.
No primeiro piso as roupas da linha skatewear, os skates em si e as pranchas dominavam o início da feira e a atenção da maioria do público. A opção de venda com desconto foi uma das coisas que mais me agradaram neste ano na ASF.
Slackline – o esporte onipresente
O slackline, e as suas variantes do trickline e highline, ocuparam um grande espaço na Adventure Sports Fair deste ano. As apresentações de atletas e a participação do público davam destaque ao esporte que esteve presente nos 3 andares da feira! Será uma mostra do crescimento do slackline?
Espaço China
Como na edição anterior, esta também contou com uma área para expositores chineses. Porém o foco foi para o skate e para o fitness, com a presença de fabricantes de shapes, skates completos, capacetes, equipamentos para academias, pesos, etc.
Adventure Congress e Oficinas de Aventura
Este para mim foi mais um dos grandes destaques da feira. As salas usadas para as palestras do Adventure Congress estavam um pouco menores que nas edições anteriores, mas mesmo assim o conteúdo permaneceu muito interessante com palestras de nomes conhecidos como: Heloisa Schurmann, Pedro Oliva, Karina Oliani, as irmãs Klink, Celso Cavalini, Maximo Kausch, entre muitos outros.
Já nas Oficinas de Aventura palestras menores com temas variados não deixaram de chamar a atenção do público mais uma vez, alguns exemplos de assuntos abordados nas oficinas: como acampar com chuva, sobrevivência na selva amazônica, como viajar de mochila pelo mundo, como organizar a mochila cargueira, canoagem oceânica, os melhores points de escalada do Brasil, Pico da Neblina, etc.
O Encontro da Web Outdoor
Este ano a ASF apoiou e cedeu espaço para o “Encontro da Web Outdoor” – um encontro em forma de debate que reuniu vários blogs com os mais diferentes temas – camping, viagens, trekking, hiking, escalada, bike, mergulho, mochilão, etc. Todos com vontade de debater temas que podem nos ajudar a melhorar a produção de conteúdo e a distribuição desse conteúdo pela internet. Falamos de SEO, redes sociais, conteúdo, marketing digital e outros assuntos relacionados.
O debate e a troca de dicas foram tão bons que faltou tempo dentro daquilo que planejamos para que pudéssemos abordar todos os assuntos, mas este encontro foi apenas um pequeno passo inicial para o que vem por aí.
O encontro contou com o apoio do Hostel da Vila, que nos recebeu muito bem durante os dias em que ficamos em São Paulo. O hostel fica na Vila Mariana e de lá até a feira nós podíamos ir a pé gastando cerca de 15 minutos no trajeto, ótima opção para quem deseja conhecer a ASF futuramente.
A palestra do Trekking Brasil
Dando continuidade ao evento dos blogs – que era fechado ao público – nós do TB apresentamos uma palestra aberta para quem desejava começar um blog de aventura, falamos sobre as principais plataformas, as dicas de criação de conteúdo, como trabalhar com redes sociais e algumas opções de monetização. E para quem não pôde assistir nós optamos por deixar aqui no site o link para download da apresentação integral: Palestra como começar seu blog – Trekking Brasil – Adventure Sports Fair.
A nossa ideia é melhorar e ajudar no crescimento do nosso segmento esportivo na internet, mas sem abrir mão de qualidade na produção do conteúdo. Essa palestra foi uma pequena ajuda nossa pro pessoal que deseja começar a se aventurar também pelas trilhas da web.
Nós agradecemos a todos que participaram da palestra e do encontro de blogs e ao espaço cedido pela ASF. Esperamos que as amizades se reforcem e que nós todos juntos possamos um dia ajudar a divulgar ainda mais nossos esportes.
Comentários