Canivetes suíços são uma pequena paixão pra mim. Tenho alguns da Victorinox e também um da Wenger. E ainda tenho vontade de adicionar ao menos um modelo da Swiza e mais algumas peças na minha pequena coleção. A ideia era escrever um texto simples com os links para os catálogos e manuais da marca, porém eu acabei indo além disso e reuni aqui outras informações e links úteis.
Meu gosto por eles começou por influência do meu pai, quando eu era criança. Além disso, devo admitir que o seriado MacGyver também tem uma certa parcela de culpa. Atualmente é muito raro eu sair de casa sem ao menos um pequeno MiniChamp Alox no bolso. E volta e meia eu uso alguma das ferramentas dele, seja a lâmina, tesoura, chave philips ou o abridor de garrafas.
Essa paixão não é uma exclusividade minha, uma consulta nas redes sociais e ferramentas de busca por termos como: Swiss Army Knife ou SAK, irá retornar uma série de resultados diferentes. Desde grupos, fóruns e sites dedicados ao assunto até perfis de pessoas que são verdadeiros especialistas em customizar esses canivetes. Um canal interessante no YouTube é o SAK Brasil. Existe um grupo com o mesmo nome que pode ser encontrado no Facebook. O que eu posso dizer sobre o grupo é: se você é um(a) apaixonado(a) por esses canivetes lá é um ótimo lugar para aprender mais, trocar ideias, comprar ou vender canivetes – não só os Victorinox, mas também os Swiza, Wenger e até eventualmente algum GAK – German Army Knife.
Ao longo dos anos a Victorinox criou peças que foram muito além das funções militares dos primeiros modelos. Existem canivetes voltados para diversos perfis de usuários, sejam eles fazendeiros, jardineiros, executivos, garçons, trilheiros, viajantes, campistas, bombeiros/resgatistas, pescadores, cavaleiros, apreciadores de queijos, velejadores, canivetes específicos para o ajuste de algumas armas e tantos outros mais! São vários tamanhos e modelos diferentes, alguns deles possuem apenas uma função e outros contam com até 81 ferramentas! Pequenos e discretos, com apenas 58mm ou em formato de “cartão”; ou grandes e mais robustos, com tamanhos que podem chegar até 130mm (13cm) e com trava na lâmina. Isso sem falarmos dos modelos da Wenger, com suas talas (laterais) com um desenho diferente; dos SwissTools – as multiferramentas da Victorinox; das ferramentas para esportes (bike e golfe) e da linha de faças para cozinha e facas outdoor.
Para os colecionadores as possibilidades são infinitas. Desde variações de cores e ferramentas em um mesmo modelo ao longo dos anos até modelos personalizados com marcas, brasões militares, edições especiais comemorativas, materiais diferentes nas talas (como alumínio e madeira), canivetes com nomes de cidades, etc. Uma boa opção para ampliar a coleção sem gastar muito dinheiro é comprar peças usadas em sites como o Mercado Livre ou o Ebay. Outra “vantagem” óbvia disso é a possibilidade de comprar modelos que já saíram de linha ou que possuem alguma personalização. Aqui no Brasil, eu já fiz compras e indico, este vendedor do Mercado Livre. Os canivetes comercializados por ele estão exatamente como a descrição dos anúncios e vem afiados, limpos e lubrificados.
Além disso, para os colecionadores mais sérios, existe uma loja no México com modelos raros por aqui, trata-se da “La Navajeria“. Entretanto, não sei se eles entregam no Brasil e qual seria o custo.
Um pouco da história da Victorinox e dos canivetes suíços
Originada em uma oficina de cutelaria em 1884, a Victorinox é sinônimo de qualidade, funcionalidade, inovação e design icônico há mais de 130 anos (completados em 2014). Hoje em dia, a Victorinox é uma empresa global com seis categorias de produtos: Canivetes do Exército Suíço, Cutelaria para uso doméstico e profissional, Relógios, Artigos de viagem, Vestuário e Fragrâncias.
1909 – Após a morte de sua mãe, Karl Elsener escolhe seu primeiro nome, Victoria, como o nome da marca e registra o emblema com a cruz e o escudo como marca comercial. Hoje em dia, ela é uma marca comercial em mais de 120 países.
1921 – A invenção do aço inoxidável foi um desenvolvimento altamente significativo para o setor de cutelaria. “Inox” é o termo internacional para aço inoxidável. A combinação das duas palavras “Victoria” e “Inox” define o nome da empresa e marca de hoje em dia – Victorinox.
1945 – O Canivete do Exército Suíço torna-se conhecido em todo o mundo. Soldados norte-americanos destacados na Europa o compram em grandes quantidades e ele começa a ser uma lembrança popular para levar para casa.
2005 – A Victorinox adquire a consagrada fabricante de relógios e canivetes Wenger SA em Delémont e a permite operar como uma subsidiária independente.
2013 – A Victorinox integra o negócio de canivetes Wenger na marca Victorinox.
Segundo palavras do próprio CEO da empresa em um dos vídeos abaixo, após os ataques de 11 de setembro nos EUA as vendas de canivetes suíços caíram cerca de 30% por causa das proibições e impostos extras. Com isso a empresa precisou arrumar soluções criativas para realocar funcionários em outros postos de trabalho. Assim eles começaram a ampliar a linha de produtos para itens que iam além dos famosos canivetes – como perfumes, malas, mochilas e relógios, por exemplo. Outra medida foi direcionar as vendas para países emergentes, como a China e a Rússia.
Os vídeos abaixo estão em espanhol, mas agregarão muito conhecimento e informação para quem tem interesse no assunto e na marca. Dentre elas eu destacaria o processo de montagem, as falsificações chinesas, os modelos que nunca foram lançados e as miniaturas. Tudo devidamente exposto no Swiss Knife Valley Visitor Center, na Suíça.
Manuais e catálogos da Victorinox em PDF
Para felicidade daqueles que são ávidos por informação existem manuais e um catálogo para download no site da Victorinox Brasil. São dicas de cuidados, instruções de uso e detalhes sobre todas as funções disponíveis nos modelos da marca. Para baixar os documentos basta acessar: Victorinox Brasil – Downloads
Outros catálogos, como o de facas de cozinha e roupas e acessórios, podem ser encontrados no site internacional da Victorinox.
Adorei o seu artigo sobre essa marca lendária que é a Victorinox,
Adquiri o meu primeiro Canivete Victorinox essa semana estou amando.
Amigo boa noite muito top seu site ! Preciso de uma ajuda eu possuo dois canivetes victorinox um moderno swisschamp e a pouco adquiri mais um porém antigo e esse está me tirando o sono pois tenho muitas dúvidas
Primeiro ele e 1 cm menor que meu swisschamp
Segundo possui 8 funções contando o descascador de fio que fica no abridor de garrafa
Terceiro não possui pincha nada nas talas
Quarto o símbolo e diferente do meu swisschamp e um símbolo como posso dizer mais simples porém mais delicado
Quinto na lâmina as marcações existem em ambos os lados mas onde diz sobre o aço tem um desenho parecendo um guarda chuva e uma cruz
Saberia identificar este canivete?
Oi Ederson, provavelmente você tem um Wenger nas mãos. Era uma outra marca suíça de canivetes e que atualmente faz parte da Victorinox. O “guarda chuva” na lâmina é na verdade uma balestra (ou besta). Acredito que essa imagem aqui poderá lhe ajudar a identificar melhor o período pelas marcas na lâmina: https://br.pinterest.com/pin/329677635228834378/
Outras tabelas como esta: https://leaf-vics.com/usefull-materials/victorinox-stamps-by-years
Já quanto ao nome só vendo melhor o canivete e comparando com algum catálogo ou o SakWiki (https://www.sakwiki.com/tiki-index.php).
Eu acho que sei do que você está falando amigo. Deve ser o VICTORINOX da versão economy.
Os modelos mais tradicionais da VICTORINOX medem 91 milímetros de comprimento. Porém existe uma coleção que mede 84mm (7 milímetros de diferença)
A versão Economy da VICTORINOX foi adotada somente nos modelos de 84mm. O canivete versão Economy possui um escudo levemente mais arredondado que não é de metal incrustado (o que é pior pois apaga mais facilmente). Também não possui ferramentas inseridas na tala vermelha como pinça e palito.
Pelo número de funções que você mencionou arrisco dizer que o nome dele seja “VICTORINOX Economy” com o código 2.25 01.
Toda a coleção Economy da VICTORINOX foi descontinuada há um bom tempo. Este modelo hoje se chama “VICTORINOX Recruit” e possui pinça e palito inseridos nas talas.
Funções:
1 – lâmina grande
2 – lâmina pequena
3 – abridor de lata
4 – chave de fenda pequena
5 – abridor de garrafa
6 – chave de fenda maior
7 – desencapador de fio
8 – argola de chaveiro
Obs. Não possui ferramentas na parte de traz como saca-rolhas e furador.
Total: 8 funções como você mencionou
A assistência técnica da VICTORINOX em São Paulo não possui a tala antiga com o escudo antigo e sem pinça e palito. Porém podem trocar sua tala antiga pela tala do modelo atual COM pinça e palito.
Espero que as informações ajudem