Livros e filmes

Filme Caminhos da Mantiqueira

Caminhos da Mantiqueira é um documentário nacional de Galileu Garcia Jr. que mostra a vida, a natureza, as histórias e os esportes na Serra da Mantiqueira, um conjunto de montanhas que preserva floresta de araucárias e nascentes de diversos rios que abastecem os estados e cidades ao redor da serra. Com uma bela fotografia, imagens maravilhosas e causos interessantes contados por pessoas que os vivem no dia a dia este documentário consegue apaixonar os espectadores, principalmente aqueles que, assim como nós aqui no Trekking Brasil, são apaixonados pela natureza, pelas montanhas e pela vida simples.

Por ser um documentário cultural com cerca de 79 minutos muitas pessoas podem achar que a produção será lenta e sem ritmo, se engana quem pensar assim. O filme bem editado e dirigido mostra detalhes da produção orgânica de vegetais, das tradições e das lendas como o saci, o lobisomem e o “corpo seco” – lendas e histórias contadas por agricultores, violeiros e rezadeiras. Foram 35 dias de viagem por quase 40 cidades para filmar e colher os depoimentos desse povo que vive em uma das regiões mais belas do país. Contando com a contribuição de historiadores, geólogos, geógrafos, biólogos e ecologistas o documentário mostra mais que causos e lendas, ele detalha alguns pontos da história e da biodiversidade dessa enorme cadeia de montanhas que divide os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo com suas florestas, picos e seres vivos. Uma cadeia de montanhas bem conhecida pelos escaladores e trekkers, onde figuram nomes como o Pico dos Marins, Pedra da Mina, Prateleiras, Pedra Branca, Agulhas Negras e Pedra do Baú, montanhas clássicas para o esporte nacional.

O filme me fez sair do cinema com vontade de pôr os pés na estrada e ir visitar algumas destas cidades, suas paisagens e suas montanhas. Bateu saudades da região do Baú e do Parque de Itatiaia e até da Serra da Bocaina com suas casas simples e fogões a lenha… Caminhos da Mantiqueira é um filme que te conquista ao longo da exibição, é um filme para ter em casa e mostrar aos filhos e netos, para preservar a cultura simples e tropeira, para viver a liberdade das montanhas e a força das cachoeiras, para ver e rever e dar a este povo simples e divertido o seu devido valor e respeito. Recomendamos muito que vocês assistam o filme.

Avaliação

Título: Caminhos da Mantiqueira
Gênero: Documentário
Direção: Galileu Garcia Jr.
Duração: 79 minutos
Produtora: Mistura Fina
Lançado em: 2011

Comentários finais e outras observações

Todos os quesitos foram bem executados, gerando um filme que flui bem e é muito agradável ao espectador. Mais detalhes podem ser vistos no site do projeto – bem como podem ser comprados lá o DVD do filme e um livro fotográfico com as cenas e os personagens mostrados no documentário.

Site: www.caminhosdamantiqueira.com.br

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.