AcessóriosEquipamentos e ReviewsTutoriais e Técnica

Camelback com garrafa pet – faça você mesmo

Em 2007 eu fui convidado para treinar um grupo de escoteiros do ramo Sênior de um dos grupos aqui do bairro onde moro, a intenção era preparar o pessoal física e tecnicamente para enfrentar a travessia Petrópolis-Teresópolis.

Nessa preparação estava incluso a compra de alguns equipamentos, principalmente botas, mochilas melhores e vestuário. Porém além disso alguns outros itens seriam bem vindos, algo como bastões de caminhada e camelbacks. Mas o dinheiro estava curto e nem todo mundo tinha como gastar a mais, sendo assim, improvisamos alguns equipamentos. Dentre esses equipos estava um “camelback” feito com garrafa pet de 2 litros e mangueiras de soro. Esse projeto inicial funcionava bem mas era simples e tinha alguns pontos que precisavam ser melhorados – como o vazamento ao deitar a garrafa e a falta de um controlador na ponta da mangueira…

Essas melhorias foram feitas no meu projeto atual, na verdade ele acaba usando a mangueira do próprio camelback para as garrafas PET, o que o torna “caro” se comparado com o custo da primeira versão que usava uma PET e a mangueira somente. Porém, usei a mangueira de um camel que custa R$ 20,00 (comprado no supermercado Extra), ela mantém o custo baixo e me oferece uma válvula de controle no bico (coisa que o projeto inicial não tinha) e se ajusta somente por encaixe em uma tampa de rosca que usei para não ter que furar a tampa original da PET e assim evitar a possibilidade de vazamentos mesmo quando a garrafa é deitada. Com isso tinha resolvido os dois principais problemas do desenho inicial e ainda poderia reaproveitar a mangueira no camelback original, já que ela não precisa ser colada na tampa da garrafa PET.

Camelback feito com garrafa PET

Mas a pergunta é: “Por que usar garrafas PET ao invés do camelback, ainda mais quando você compra o camelback para poder usar a mangueira…?”

A resposta para esta pergunta está no vídeo a seguir! Espero que gostem da ideia.

ATENÇÃO: lembre-se que algumas garrafas PET podem conter a substância BPA em sua composição. A contaminação por Bisfenol não era debatida abertamente em 2011 quanto é hoje, e este é um vídeo antigo. Segundo a ANVISA não existem indícios de que o BPA, em níveis autorizados, seja prejudicial (ver página 18, itens 61 e 62 – link Anvisa).

Um artigo da BBC Brasil, veiculada em 2015, aponta a mesma questão, mas alerta para a limpeza da garrafa: leia o texto da BBC aqui.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

7 Comments

  1. Bacana demais Mario, Vou tentar fazer um …..

    Abs

  2. Eu estou usando bastante o meu Red, mais prático do que a minha bolsa de água normal. Abs!

  3. ola mario eu so de sp, e nao encontrei essa camelbak que voce sita no video ja fui na rede extra e nada. sera que nao vende so essa “mangueira” separada? ou se vc tiver outra dica iria me ajudar bastante obrigado.

    abs.

  4. Não não vende, talvez você até encontre em lojas de material de montanha/esportes mas será bem mais caro. O bico vende separado em algumas lojas de material esportivo, mas neste caso você teria que encontrar uma mangueira que se ajustasse ao bico e não teria como fazer o encaixe como eu fiz, teria que passar a mangueira direto e vedar a folga da mangueira na passagem dela pela tampa, isso implicaria em colar a mangueira na tampa…

  5. Olá Mario. Como nosso colega Wesley, eu tambem não achei o bico. Então eu adaptei a mangeira numa tampa daquelas tipo squeeze de Gatorade. A engenhoca resistiu ao Shows do Motorhead, Slipknot e Metallica no Rock In Rio. Preciso dizer mais?…rsrsrs. Por segurança eu “embrulhei” uma garrafa de 2L num Ultra-Sil Dry SAck da sea to summit…

    Parabéns pelo otimo trabalho

  6. Eu embrulho nos sacos estanque para reduzir a transpiração dentro da mochila quando a garrafa está com água gelada!! Muito legal a sua ideia para adaptar, agora falta testar no mato!

  7. Muito bacana, poderia fazer um novo vídeo com um tutorial passo a passo da montagem, assim ficaria mais claro a parte de vedação e etc..

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *