Equipamentos e Reviews

Black Diamond ATC Guide

O ATC (sigla para “Air Traffic Controller”) é um aparelho multiuso que serve para rapel e segurança em escalada. Ao ser lançado ele ganhou espaço rapidamente entre os particantes de montanhismo pois além de ser mais leve que o freio 8 ele era mais simples de usar e não provocava a torção da corda, coisa que o oito faz. No mochilão pela Bolívia, Chile e Peru eu aproveitei para comprar um ATC Guide em La Paz por apenas R$ 64,00 reais!! Aqui o equipamento custa por volta de R$ 180,00… Pra quem quiser ver os preços antes de viajar: http://bo.tatoo.ws/home

atc-types

Existem 3 tipos de ATC: o original, conhecido como ATC mesmo; o ATC XP que apresenta um desenho diferente do ATC comum e que tem “dentes” para aumentar o poder de frenagem aplicado sobre a corda; e por fim o ATC Guide, que além dos dentes possui um anél metálico para ser usado na ancoragem de paradas com a função de dar segurança ao participante. De todos os modelos mencionados aqui a versão Guide é a mais completa.

O ATC Guide, criado pela empresa americana Black Diamond, trabalha com cordas que variam de 7,7 mm até 11 mm de espessura, uma vantagem se comparado com alguns aparelhos semelhantes que não permitem o trabalho com um leque tão amplo de cordas. Em alguns testes que eu fiz o equipamento se mostrou eficiente na blocagem de uma corda de 8mm no modo de segurança do participante (teste com pesos).

atc-guideNote na imagem da direita que existe um posicionamento correto da corda, as figuras no ATC mostram o lado que deve ficar para o escalador e o lado que deve ficar na segurança.

Outra característica do ATC (comum a todos os modelos) é permitir o uso de cordas duplas, tanto no rapel quanto na segurança do participante, neste último caso o aparelho permite que seja dada segurança para dois participantes ao mesmo tempo, o que é pratico quando se trata de escalada em grandes paredes.

Pra completar esse texto eu deixo alguns vídeos sobre o ATC Guide. Boas escaladas a todos!


Vídeo 1: mostra o uso do ATC Guide para dar segurança na subida do participante ou para descer um participante.


Vídeo 2: mostra o uso do ATC Guide para rapel.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

4 Comments

  1. Fala Gustavo, bem, a primeira pergunta você mesmo já descobriu a resposta. O ATC fica conectado direto no HMS do triângulo da ancoragem.

    Já na segunda situação o mosquetão usado para tencionar a fita que libera a descida do participante está conectado diretamente na fita do triângulo – através de um nó nela. Nó que deve existir do outro lado também para equilibrar o triângulo. Agora, como todo mundo sabe, nós reduzem a resistência de fitas e cordas, sendo assim eu colocaria uma costura com mosquetões de rosca presa em um dos grampos da ancoragem e passaria a fita dentro deste mosquetão.

    Passar a fita direto no mosquetão da ancoragem não acho que seria bom – mas nunca testei – e também tem o caso de que se a ancoragem estiver usando fitas mais longas para o triângulo pode ser que a fita que libera o ATC não chegue até o mosquetão da ancoragem ou chegue mas fique curta.

    Entendeu?? Abraços.

  2. Olá Mário! Vc se dá para usar o ATC Guide para dar segurança para o segundo, usando conforme o 1ºvídeo, numa ancoragem de triângulo de forças? Se sim, notei que há uma fita com um azelha onde é preso o mosquetão, e ela fica presa ao HMS do triângulo? Poderia me explicar como fica dessa fita para cima? Tô querendo esse ATC desse pra mim, mas tenho essa dúvida..

  3. opa opa opa, acho que entendi: Este terceiro mosquetão, para tensionar a fita e posicionar o ATC para baixar o participante pode ficar preso a um mosquetão que prende uma da pontas do triangulo de força.. fica assim: Ancoragem= primeiro grampo mosquetão com a fita do triangulo e nesse mosquetão, mais um para usar a fita do atc. Segundo grampo com um mosquetão e a fita da equalização. Fechando o triângulo, o mosquetão Pêra com o olhal do ATC conectado. ATC preso ao pêra pelo olhal, corda passada corretemente e presa com outro mosquetão..

    Acertei? Desculpe ficar enchendo, mas sou ansioso..!

    Me corrija por favor se eu me equivoquei..
    Valeu, abraço!

  4. Entendi sim Mário… inclusive acho que hoje vou comprar um pra mim..
    Valeu o review e os esclarecimentos!!

    Bons Ventos!!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *