Notícias Gerais

Apps para GPS e trilhas – iPhone IOS e Android

Algumas pessoas tem me perguntado sobre aplicativos para smartphone/tablet que sejam capazes de marcar e exportar o tracklog das trilhas que eles venham a fazer por aí. Então eu resolvi buscar alguns programas que possuem essas funções de fazer o track das trilhas, bom como outras funções – tanto no Android quanto no IOS. Uma coisa que é importante citar é que nem sempre os telefones conseguem receber bem o sinal do GPS quando estão sob vegetação mais fechada ou mesmo em dias de tempo ruim, o que pode inutilizar o app dependendo do local onde você vai caminhar.

Separei alguns apps que encontrei em pesquisas no Google e nas app stores. Alguns eu conheço, como o Maverick, GPS Essentials e o My Topo Maps para Android – inclusive já usei alguns deles. Não sei como são os apps para IOS (iPhone), mas escolhi os que tinham boas funções e avaliações positivas.

O destaque, na verdade “os destaques”, para iPhone são os três apps – todos com funções boas. Já para Android os que merecem destaque são o GPS Essentials, o Maverick e o My Topo Maps. Outra opção interessante para quem já usa o site é o app do “Wikiloc”, também para Android.

1. Apps para tracklog/GPS iPhone

Como eu citei antes os apps para o IOS não foram testados, me baseei apenas na avaliação e funções úteis deles.

1.1 – GPS KIT

O app trabalha com arquivos KML, KMZ e GPX o que permite uma integração com o Google Earth e o TrackMaker, bem como permite compartilhamentos no Facebook e Twitter. Tem bússola digital, permite segir de um waypoint para outro usando a bússola, informações sobre velocidade média, ritmo e distância, entre outras informações. Segundo o desenvolvedor o GPS Kit usa a máxima precisão do GPS para um track mais eficiente, mesmo em locais onde o sinal da operadora de telefonia não existe.

app para trilha no iPhone

Custo: U$ 9.99
Mais informações e download: https://itunes.apple.com/us/app/gps-kit/id287909017?mt=8

1.2 – Maps 3D

O Maps 3D, como o nome já diz, tem o diferencial de mostrar a rota sobre uma imagem em 3D – o que do ponto de vista da navegação e do planejamento da trip pode ser muito interessante! O app permite descarregar os mapas através de wi-fi ou 3G e usá-los posteriormente sem a presença de uma conexão de dados, o que é o normal em ambiente outdoor. Ele permite compartilhar os tracks via Twitter e Facebook, marcar waypoints e pontos de interesse (POIs), mostra informações sobre distância, velocidades, altitude e o quanto falta percorrer, entre outras funções!

mapas 3D de trilhas pro iPhone

Custo: U$ 1.99
Mais informações e download: https://itunes.apple.com/us/app/Maps-3d/id391304000?mt=8

1.3 – Trails

Exporta e importa GPX, exibe informações sobre distância, altitude e velocidade, faz a gravação do track sem precisar de internet (porém para exibir o mapa é necessário uma conexão – ponto ruim do app), exibe as distâncias em kilômetros ou milhas, permite editar waypoints diretamente no mapa, etc. O ruim dele é esta questão de não trabalhar com mapas offline, infelizmente!

app Trails

Custo: U$ 3.99
Mais informações e download: https://itunes.apple.com/app/trails-gps-tracker/id289190494?mt=8

2. Apps para tracklog/GPS Android

2.1 – My Topo Maps

Esse foi um app que eu gostei muito! Principalmente por ajudar no planejamento de trilhas mostrando o mapa topográfico do local e por marcar com latitude e longitude um ponto qualquer no mapa. A versão PRO (paga) permite armazenar mapas para consulta offline. Um diferencial interessante é que ele permite sobrepor o mapa topográfico com um com imagens de satélite, permitindo uma melhor “leitura” do terreno, como mostra a imagem abaixo:

Trimble Outdoors app

Note que existe um cursor em forma de cruz que pode ser posicionado para determinar a latitude/longitude de um ponto no mapa

É possível marcar e identificar waypoints no mapa, bem como localizar um ponto através da sua latitude/longitude, bem como marcar dois pontos e determinar a distância entre eles (em linha reta). O mesmo desenvolvedor tem outro app chamado “Trimble Outdoors Navigator“, igualmente gratuito e que permite a gravação das rotas usando o GPS do aparelho celular/tablet.

Custo: gratuito
Mais informações e download:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.trimble.outdoors.mapviewer&feature=search_result

2.2 – Maverick (versão gratuita)

O Maverick é um dos melhores aplicativos para mapas e GPS do sistema Android, pelo menos na minha opinião, ele permite a gravação de tracklogs em GPX, compartilhamento da posição atual ou planejada nas redes sociais, informa uma série de dados (altitude, dados de velocidade, latitude/longitude e bússola), possui uma série de mapas diferentes com um destaque para o mapa de transportes urbanos que pode ajudar os viajantes a se acharem e o mapa para ciclistas que mostra as lojas de bike por perto. É um app bem completo realmente, vale um teste!

Mapa de transportes Maverick

Mapa de transportes públicos do Maverick, marcando algumas linhas de ônibus da orla carioca e as estações de metrô

Maverick  mapa para ciclistas

Detalhe interessante um mapa para ciclistas que mostra as ciclovias e lojas de bike ao redor (ícones amarelos).

Custo: gratuito
Mais informações e download:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.codesector.maverick.lite

2.3 – Wikiloc

Útil para quem já usa o site do Wikiloc.com, este app de mesmo nome permite acompanhar sua trip no mapa, incluir fotos e gravar o tracklog da trip no seu aparelho, bem como compartilhar o material no Facebook ou no Wikiloc.com. Vale o teste para quem curte o portal, eu não usei.

Wikiloc

Custo: gratuito
Mais informações e download:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wikiloc.wikilocandroid&feature=search_result

2.4 – GPS Essentials

Outro canivete suíço do Android quando o assunto é GPS, tracklog e afins. Disponibiliza uma série de informações úteis – latitude, longitude, velocidades, número de satélites, horários do nascer e pôr do sol, fase da lua e muito mais! Permite marcar waypoints, gravar tracklogs, ver gráficos, adicionar fotos… A interface é bem simples, mas funcional – permite exportar os dados para KML ou GPX e inclusive fazer o upload para o Dropbox. Aceita a importação de arquivos em KML. Vale muito um teste.

Custo: gratuito
Mais informações e download:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mictale.gpsessentials

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

22 Comments

  1. Tem também o Oruxmaps,muito bom utiliza mapas on e off line, recomendo.
    http://www.oruxmaps.com/

  2. Olá, tenho uma agencia de turismo na chapada diamantina e estou precisando de um programa que marque as trilhas, mostre mapa de terreno ou similares e principalmente funcione em locais sem internet nem sinal de telefone….

    obrigado,
    Marcelo

    1. Orux maps

  3. Oi. Moro na região amazonica, no esta do de Roraima, região de muitas serras e selva, gostaria que alguém me indicasse um app gps mais adequado para trilhas na selva. Obrigado.

    1. Aleomar neste caso o melhor é comprar um GPS de verdade, os receptores de celular são bons em alguns aparelhos mas caso você entre em áreas de floresta densa eles irão te deixar na mão… Por isso mesmo o único uso que eu faço do GPS no celular é na estrada ou na corrida. De resto eu vou com um Garmin 60CSx que eu tenho faz alguns anos.

  4. Oi Mario, o GPS Kit, cobra por atualização, ou a o valor de U$9,99 é cobrança única?

    1. Olá Micheliny o ideal seria perguntar aos desenvolvedores dele. Eu uso Android atualmente e os softwares que eu uso nunca me cobraram por atualizações, somente a taxa de compra. Mas pode ser que no IOS seja diferente. Vale verificar o valor também, já que este artigo já tem um tempo no ar. Abraços.

  5. Esse link do My Topo Maps diz q ñ está disponível para o nosso país… Poderia me dar uma “luz”?

    1. Infelizmente parece que ele foi desativado aqui pro Brasil. Mas curiosamente ele ainda funciona nos meus dispositivos onde ele está instalado…

  6. Olá!
    Baixei o Maps 3D. Mas não encontrei uma maneira de inserir um kmz pronto que tenho no mapa. Saberia me explicar como faz isso? Uso o sistema IOS.
    É bem preciso o mapa e as funções são bastante interessantes. Mas essa parte do kmz estou quebrando a cabeça.
    agradeço a atenção

    1. Oi Ander, experimente converter seu KMZ para GPX, que é o formato de arquivo indicado pelo desenvolvedor do APP. Caso não saiba como fazer basta pesquisar no Google e achará alguns tutoriais. Além disso, vale olhar o site do desenvolvedor: http://movingworld.de/index.html – lá você encontrará uma seção de suporte com alguns tutoriais de uso. Abs!

  7. Olá Mario, boa noite. Preciso, por favor, de sua ajuda. Baixei o Maverick em meu smartfone mas não sei como fazer o seguinte: Estou em um ponto A e devo percorrer uma trilha de x km para chegar ao ponto B. Como programar o Maverick para me informar quando chegar ao ponto B?

    1. Oi Pedro, bom dia. Eu nunca usei esta função no Maverick, então não tenho como lhe responder se ele tem ou não esta função. Vou ver se acho alguma informação sobre isso quando tiver um tempinho aqui. Abs!

  8. Boa noite. Eu preciso de um app que me ajude a chegar a determinado ponto pré determinado no Google Earth (arquivo .kmz) no campo. Ou seja, estou em uma área agrícola e ele me orienta a chegar no determinado ponto.

    1. Boa noite, Rafael. Qualquer app que lhe permita marcar um waypoint e ler um arquivo KMZ/KML fará isso. Experimente o OruxMaps, ViewRanger ou OsmAnd. Marque o waypoint no Google, exporte o arquivo, carregue ele no app e pronto, basta navegar. No caso do ViewRanger o arquivo precisa estar em formato GPX, com uma busca no Google você acha a dica de como converter o KML/KMZ para GPX. Abs!

  9. Eu uso o Viewranger.
    http://www.viewranger.com/en-gb
    Ele é incrível

  10. Olá Mário!

    Testei o app Mapy.cz e gostei muito. Mapas offline com bom nível de detalhe incluindo curvas de nível. Normalmente levo um aparelho GPS mas tenho o celular como backup. O que ainda não consegui é um app que mostre as imagens de satélite offline. O Mapy possui mas somente funciona online (penso que pelo tamanho do arquivo). Conhece algum app que tenha essa funcionalidade? O Google Maps tem a função de download de área do mapa o que já resolve mas fiz testes e percebi que ele só baixa o mapa básico.

    1. Oi Luciano, não conhecia o Mapy.cz, achei bem interessante, estou escrevendo um texto sobre ferramentas assim e irei incluir ele lá. Infelizmente não conheço nenhum app para celular além do Google Maps, eu particularmente quase não uso esse recurso de imagem de satélite durante a navegação, prefiro ter as curvas de nível do que a imagem de satélite. Além disso, no GPS eu tenho um recurso chamado “BirdsEye” da Garmin, que me permite incluir imagens de satélite de uma área diretamente como fundo no meu GPS – porém mesmo assim é uma coisa que eu uso muito raramente.

  11. Oi Mario! Para locais onde há uma trilha ou caminho demarcado realmente não acho necessário. No meu caso, como costumo andar pelos Campos de cima das serras catarinense e gaúcha, me ajuda bastante pois normalmente não há trilhas. As imagens aéreas ajudam a traçar rotas evitando passar pelos muitos capões e reflorestamentos que existem por aqui.

    Encontrei um outro app que pode ser incluído na sua lista e talvez seja melhor que o Mapy. Chama AlpineQuest. Tem uma grande quantidade de mapas para download e diferente dos outros, este você salva no dispositivo somente a área que precisa, economizando espaço no aparelho. Navega totalmente offline com todos os tipos de mapa, topográficos, aéreos, etc, inclusive com sobreposições (ex: aéreo com o topográfico ao fundo). Há uma versão gratuita e limitada e a full que custa R$ 20. Achei bem interessante e pode ser uma boa ferramenta de apoio ao GPS ou mesmo pra uso solo.

    Abs

    1. Oi Luciano, no meu caso as curvas de nível são justamente para navegar melhor onde não existe trilha, porém em regiões de floresta e montanha, onde a imagem de satélite não me permite diferenciar muito bem os vales e elevações. Mas no seu caso eu realmente entendo como as imagens de satélite podem ser úteis. Vou experimentar o AlpineQuest. Abs!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *