No fim de semana, de 11 a 14 de agosto, na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo, aconteceu a Adventure Sports Fair. Essa é a maior feira de esportes da América Latina. Este ano ela voltou ao seu local original, pois em 2010 foi realizada na Anhambi. O espaço do galpão era ótimo, mas não fazia jus as diversas modalidades esportivas presentes. O espaço físico da Bienal deu mais enfâse aos esportes e expositores.
Várias demonstrações aconteceram: lutas, futebol, vôlei, basquete, mergulho, snowboard, bike, spinning, escalada, caiaque, tênis, arvorismo, slackline e outras mais. Até uma competição de trekking de regularidade ocorreu durante o evento! Haviam vários stands de revistas, países, estados do Brasil e cidades de São Paulo, divulgando seus atrativos e cultura.
Como sempre os carros deram um show a parte. A Fiat e a Volks estavam expondo seus carros off road e tinham duas pistas de terra para testes.
Alguns expositores lançaram as suas novidades. A Curtlo e a Trilhas & Rumos lançaram suas linhas de calçados.
Vários expositores de roupas, calçados e acessórios para todo tipo de esporte. Alguns stands estavam vendendo seus produtos direto para o consumidor final. Pena que os expositores para esportes de aventura foram poucos e nenhum deles estava realizando vendas nos stands.
Na minha opinião o grande destaque da feira foram as Oficinas de Aventura, patrocinadas pela revista Aventura & Ação. Foram apresentadas oficinas sobre: expedições motorizadas, fotografia de aventura, corrida de aventura, cicloturismo, paraquedismo, peregrinação, escalada, caiaque, trekking, aventura adolescente, mergulho, fotojornalimso, natureza selvagem, psicologia da aventura, canoagem e cozinha de camping.
Assisti duas delas: Fotografia de Aventura, com o fotógrafo e aventureiro Andre Dib e Cozinha na Mochila, com a nossa amiga montanhista Carol Emboava. Eu achei as duas fantásticas, pena que foram curtas (apenas 25 minutos), mas os palestrantes conseguiram passar a essência de suas áreas de atuação.
A feira desse ano ficou devendo para os praticantes de montanhismo, trekking e escalada. Torço para que a de 2012 seja melhor para esses esportes!!
Concordo que o diferencial desse ano foram as Oficinas de Aventura! De resto tudo muito parecido (ou igual) aos outros anos! Muito fitness e pouco adventure! Mas seeempre vale a pena o passeio! :)
O que eu sei é que a Elque fez altos elogios da sua palestra Carol. Gostou bastante mesmo!
Entra ano, sai ano… a ASF é sempre assim.
Vc vai achando q vai ser melhor, e sempre se decepciona.
Uma pena para o mercado brasileiro de adventure q só perde novos adeptos a cada ano.
Eles são influenciadores de opinião e não usam isso a seu favor.
Enfim. Desisti de ir por livre vontade as ASF. ;)
Pois é. Fui em 2010 e não gostei pelos mesmos motivos. Tirando uma ou outra palestra boa, muita exposição (sem vendas ao mercado final. Por que?) e ênfase em temas que não atraem muito. Para quem está na cidade e tem tempo livre, ok.