Eventos

5ª Mostra de Filmes de Montanha 2021

A 5ª edição da Mostra de Filmes de Montanha já começou e irá até o dia 26 de setembro de 2021. São 27 filmes entre produções nacionais e internacionais, algumas mais simples e outras com um nível qualidade excelente, incluindo filmes com premiações em festivais internacionais.

Os filmes podem ser acessados através do site da Mostra de Filmes de Montanha. Será necessário fazer login no site para assistir os filmes.

Ainda não vimos todos os títulos desta edição, por isso mesmo é provável que esta lista ganhe outros filmes até segunda ou terça (21/09/2021). Confira os filmes que já assistimos até o momento e que merecem destaque, na nossa opinião.

1. Marumbi: a montanha por dentro (Brasil – 2021)

O “marumbinismo” é um termo bem conhecido entre os montanhistas. Principalmente pelo fato de que as montanhas da região são consideradas por muitos o berço do montanhismo no Brasil. Neste filme você conhecerá alguns personagens e histórias desta região de Morretes (PR), bem como das façanhas destes personagens em tempos de equipamentos improvisados e muita coragem para encarar os desafios que as montanhas ofereciam.

E se você ficou interessado nesta questão do “berço do montanhismo no Brasil” vale a pena ler este texto no blog Alta Montanha e formular as sua próprias considerações.

2. A trilha da vida (Brasil – 2020)

Já falamos sobre o filme “A Trilha da Vida” no texto que publicamos sobre o Rocky Spirit 2021. Então não vamos entrar em detalhes aqui neste texto, mas é um filme especial para quem tem filhos e gosta das trilhas, montanhas e afins.

3. Altaitude (Bélgica – 2018)

O maior destaque do filme fica por conta da paisagem linda da Mongolia, mas os diálogos e a troca de experiências entre pessoas de idades diferentes durante 3 semanas de isolamento e expedições exploratórias também trazem mensagens significativas sobre o reconhecimento de nossas capacidades e o que aprendemos em meio a natureza. A legenda dele está em português de Portugal, mas isso não chega a ser um problema.

4. Connection (República Tcheca – 2020)

Até agora, no momento em que estamos escrevendo este texto, o filme theco “Connection” é uma das melhores produções que assistimos nesta edição da Mostra de Filmes de Montanha. Qualidade das imagens, edição, formato, roteiro… O filme e as mulheres que participaram dele merecem uma grande salva de palmas. Infelizmente ele está sem a legenda em português, mas a legenda em inglês funciona bem para quem lê neste idioma. Ah, ele fala sobre a união feminina, amizade, montanha e highline.

5. Speelbound (Nova Zelândia – 2020)

Wingsuit é uma coisa de louco que produz imagens alucinantes. E quando essas imagens são reunidas e conectadas através uma boa edição, fotografia, trilha sonora e texto tudo ganha ainda mais relevância. “Speelbound” é o tipo de filme de festival que você guarda na memória por muito tempo, mesmo que você não seja um “voador”. Claro e escuro…

6. The tears of Shiva (Espanha – 2020)

“The Tears of Shiva” usa o esporte para alertar sobre as barragens e os impactos que elas causam na população, na vida selvagem e no turismo do Nepal. Muito mais do que as belas imagens dos kayakers descendo corredeiras, esse é um filme com um propósito, que passa um alerta e deixa uma reflexão na mente do espectador.

7. The story of the plastic (EUA – 2019)

Tivemos a oportunidade de assistir este filme em um festival sobre meio ambiente e sustentabilidade no ano passado (2020). E foi por causa dele que nós começamos a nossa mudança aqui em casa em busca da redução do consumo, reciclagem, reutilização e etc. Esse é um filme imperdível, um “tapa na cara” do nosso consumo.

8. Além dos Sonhos (Brasil – 2019)

“Além dos Sonhos” é um filme nacional que fala sobre superação e força de vontade. Sobre como o montanhista e atleta Roman Romancini enfrentou desafios na sua vida que foram muito além das altas montanhas. Desafios que poderiam ter afastado ele das montanhas, se ele não tivesse a determinação e o foco para encarar cada um deles. Esse é o tipo de filme que vai ganhando o espectador aos poucos, e quando você notar já estará torcendo pelo personagem.

9. Everest – The Hard Way (Eslováquia – 2020)

Everest – The Hard Way fala sobre uma equipe de escaladores da antiga Tchecoslováquia que fizeram um expedição em 1988 para tentar escalar a face sudoeste do Everest em estilo alpino. Um filme para nos lembrar da força da montanha, seus desafios e as situações nas quais podemos nos colocar devido as nossas escolhas – seja numa montanha brasileira ou no topo do Himalaia. O filme começa lento, mas melhora com o passar do tempo. Destaque especial para as entrevistas.

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *