O grande dia da mostra de filmes de montanha é o último, dia de cinema cheio e filmes top de linha na telona. O último dia é o dia dedicado aos filmes da Mostra Internacional Banff, produções estrangeiras de alta qualidade nos mais diversos segmentos. Vamos às críticas!
1. Blue Obsession
Oito minutos apenas e uma sequência de boas imagens que vão levar um tempo para sair da cabeça! Assim é Blue Obsession. O filme conta a história de um jovem que se mudou para o Alaska com os pais quando ainda era criança e assim descobriu uma paixão por escalar blocos de gelo em um glaciar. Simplesmente lindo! Imagens incríveis e uma boa edição. Confira um pouco no trailer:
2. Kadoma
Kadoma é um filme que emociona e mostra a linha tênue entre a aventura, o prazer e as possíveis consequências que nos sujeitamos quando resolvemos encarar algo mais arriscado. O filme mostra a história de um canoísta (Hendri Coetzee) que foi atacado por um crocodilo no rio Lukuga, no Congo (África) após semanas de expedição cruzando com hipopótamos e outros crocodilos. Não foi tão empolgante – até por que algumas pessoas já conheciam a história, mas prendeu a atenção dos espectadores e nos mostrou o quanto somos fracos perto da natureza…
3. Millers Thriller
Assim como o primeiro filmes desta seção, Millers Triller, com apenas 6 minutos, se concentra em cenas de ação com saltos incríveis de esqui com paraquedas. Empolga pelas boas cenas e edição. Pena que não tem um trailer bom para ser publicado aqui.
4. Towers of the Ennedi
Mais uma grande produção falando sobre a escalada em locais remotos. Filme com grandes nomes do montanhismo internacional, lindas imagens e uma boa edição como a grande maioria dos filmes que são exibidos nos dias da mostra internacional. Um cenário diferente que me agradou bastante! Curta o filme compelto!
TOWERS OF THE ENNEDI from Camp 4 Collective on Vimeo.
5. Sketchy Andy (Reel Rock Tour)
Esse ano a Banff exibiu dois filmes do Reel Rock Tour – um outro festival de filmes de montanha que acontecerá em breve no Brasil. Sketchy Andy é um filme que mostra a paixão de Andy Lewis, escalador e highliner amaericano que curte fazer algumas loucuras a bons metros de altura. Cenas de pêndulos, highlines de 110 metros de altura sem segurança, highline pelado e mais! 22 minutos que prenderam a atenção do público e arrancaram boas risadas no final com uma cena engraçada de um erro em um pêndulo. Muito bom!
6. Whitewater Grand Prix
Um evento de corrida de caiaque que reuniu em 4 minutos boas imagens e edição. Não me agrada tanto pois eu acho que foge do tema da Mostra, mas por ser um filme bem feito acabou sendo melhor do que o esperado. Sem maiores comentários.
7. Grand Libre au Grand Cap
Outro filme na medida de tempo e qualidade de imagens. Os 8 minutos mostram um casal francês – Arnaud Petit e Stéphanie Bodet – em uma escalada nos Alpes – uma torre de 3.900 metros que se projeta do maciço do Mont Blanc – Grand Capucin. Agradou bastante! E reforça a minha ideia de que filmes curtos bem editados e com boas imagens são uma ótima fórmula!
8. Cold
Eu já tinha falado sobre Cold aqui no TB. O filme mostra a escalada do Gasherbrum II por Cory Richard, no inverno! Ele é o único americano a ter enfrentado um 8.000 no inverno. Ótimas imagens e a verdade sobre o extremo da montanha! Foi escolhido o melhor filme de escalada pelo Clube Alpino do Canadá. Agradou demais!
9. Hanuman Airlines
Um filme sobre sherpas! E o melhor, sobre sherpas que quebraram um record mundial de voo de altitude saltando do cume do Everest de parapente! Fantástico, divertido e mostrando a realidade: esse povo nepalês é incrível quando se trata de altitude! Filme muito bom mesmo!
10. Reel Rock: Race for the Nose
Mais uma produção que vem com o selo do Reel Rock Tour. O filme mostra a corrida que acontece a mais de 50 anos para ver quem consegue a escalada mais rápida do “The Nose”, via de escalada no El Captain no parque de Yosemite nos EUA. No mínimo eu poderia dizer que o filme é eletrizante! Muito bem editado, ágil e agradável! Ótimo filme!
Neste último dia da 12ª Mostra internacional de Filmes de Montanha os filmes agradaram e muito. As produções internacionais servem para nos mostrar que precisamos evoluir muito e que ainda temos mais espaço para eventos assim no nosso país. Um exemplo disso é o Reel Rock Tour que acontece agora em novembro nos dias 06 e 08 no Rio e em São Paulo e exibirá somente filmes top de linha. Os ingressos para o reel Rock são limitados e NÃO serão vendidos na bilheteria do evento! As vendas acontecem somente nos postos de venda antecipada.
O TrekkingBrasil.com irá cobrir o Reel Rock Tour no Rio de Janeiro e em breve estaremos lançado uma promoção para sortearmos 2 ingressos para a sessão do Rio, que acontecerá em Botafogo no Espaço Itaú de Cinema. Aguardem e enquanto isso confiram a programação:
Reel Rock Tour 7 Brasil – programação – http://mountainfilms.ca/reel-rock
alguns desses filmes estiveram no Festival de Filmes de Montanha, promovido pela revista go outside, de graça no parque do ibirapuera.
Copiando o amigo q postou no facebook
“E quem mora longe e não tem como ver esses filmes, onde q acha pra baixar?”