Primeiro dia da 12ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha Banff, no Rio de Janeiro. Lançamento de livros, mostra de fotografias da Bolívia, pré-estréia com o documentário do Les Piolets d’Or – que eu acabei não conseguindo assistir por causa do horário – e mais 4 filmes para começar a mostra competitiva na seção das 21h desta quinta-feira.
Tivemos 4 filmes diferentes, um sobre esportes de neve (esqui, especificamente), um sobre escalada em psicobloc e esportiva, um sobre bike e uma volta no túnel do tempo com imagens de 1991 da primeira tentativa brasileira de escalada do Everest fechando a noite.
1. One Run Fun
Filme curto de 5 minutos com cenas e mais cenas feitas pela Go Pro, que aliás está mudando a filmagem dos vídeos de aventura. Sem grande destaques, a edição foi boa e a sonorização também, mas por ser um curta sem grandes cenas não vai levar muita vantagem na votação popular – e, talvez, nem na do juri.
2. No ropes No bolts
No ropes No bolts é uma produção nacional de 2012 com 50 minutos de duração. O filme conta com a participação de Flávia dos Anjos, Felipe Dallorto, Lucas Jah Marques e Eneko Pou. Trata-se de uma produção que mostra o psicobloc e a escalada esportiva na região espanhola da ilha de Majorca e em Peak District, na Inglaterra. Algumas cenas de escalada são feitas com cordas, o que de certo modo deixou o título um tanto quando descaracterizado – mas não desagradou por isso. Produção bem editada e com boa trilha sonora, pode ser a grande opção da noite devido ao gosto do público. Confira o trailer oficial:
3. Brasil Ride
Imagine uma competição de Mountain Bike que atravessa 600Km de terenos variados, indo do asfalto ou cascalho solto – pois é, esse é o Brasil Ride. A competição que aconteceu em 2011 na Chapada Diamantina reuniu atletas de mais de 18 países diferentes em uma jornada dura e percorrida em duplas!
O filme é uma produção nacional do ano passado feita pela Casca Grossa – produtora que está presente há um bom tempo no Banff Rio. Brasil Ride tem 22 minutos de boa edição, algumas cenas divertidas e uma duração e cadência que não deixam o espectador entediado, divertiu a platéia e é um bom candidato a ganhar algum prêmio técnico dentre os filmes desta primeira noite da Mostra. Assista ao trailer:
4. Brasil Everest 20 anos
19 minutos de uma volta no tempo em equipamentos, história do montanhismo nacional e qualidade de imagem. Um filme sem Go Pro e com muita garra e força de vontade para levar o Brasil aos 7050m do Camp 4 do Everest. Uma produção que mostra 1600Kg de comida sendo transportados do Brasil ao Everest nos tonéis azuis com o logo da Petrobrás e do Banco do Brasil, isolantes de EVA, barracas que nem chegam perto das atuais barracas de alta montanha e algumas coisas a mais. Brasil Everest 20 Anos não animou a platéia, mas deixou um silêncio durante a exibição e arrancou aplausos na dedicatória ao Vitor Negrete no encerramento.
Hoje a noite, 26/10, teremos mais 8 filmes em duas seções da mostra competitiva, às 19 e 21 horas. Canoagem, alta montanha, base jump, escalada e outros esportes! Nos vemos no Cine Odeon!
Comentários