Eventos

12ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha – Dia 1

Primeiro dia da 12ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha Banff, no Rio de Janeiro. Lançamento de livros, mostra de fotografias da Bolívia, pré-estréia com o documentário do Les Piolets d’Or – que eu acabei não conseguindo assistir por causa do horário – e mais 4 filmes para começar a mostra competitiva na seção das 21h desta quinta-feira.

Banff Rio

Cine Odeon na Cinelândia, centro do Rio

Tivemos 4 filmes diferentes, um sobre esportes de neve (esqui, especificamente), um sobre escalada em psicobloc e esportiva, um sobre bike e uma volta no túnel do tempo com imagens de 1991 da primeira tentativa brasileira de escalada do Everest fechando a noite.

1. One Run Fun

Filme curto de 5 minutos com cenas e mais cenas feitas pela Go Pro, que aliás está mudando a filmagem dos vídeos de aventura. Sem grande destaques, a edição foi boa e a sonorização também, mas por ser um curta sem grandes cenas não vai levar muita vantagem na votação popular – e, talvez, nem na do juri.

Curta sobre esqui

Uma das cenas de One Run Fun

2. No ropes No bolts

No ropes No bolts é uma produção nacional de 2012 com 50 minutos de duração. O filme conta com a participação de Flávia dos Anjos, Felipe Dallorto, Lucas Jah Marques e Eneko Pou. Trata-se de uma produção que mostra o psicobloc e a escalada esportiva na região espanhola da ilha de Majorca e em Peak District, na Inglaterra. Algumas cenas de escalada são feitas com cordas, o que de certo modo deixou o título um tanto quando descaracterizado – mas não desagradou por isso. Produção bem editada e com boa trilha sonora, pode ser a grande opção da noite devido ao gosto do público. Confira o trailer oficial:

Lucas Marques

Lucas “Jah” Marques em uma das vias de psicobloc em Majorca

3. Brasil Ride

Imagine uma competição de Mountain Bike que atravessa 600Km de terenos variados, indo do asfalto ou cascalho solto – pois é, esse é o Brasil Ride. A competição que aconteceu em 2011 na Chapada Diamantina reuniu atletas de mais de 18 países diferentes em uma jornada dura e percorrida em duplas!

O filme é uma produção nacional do ano passado feita pela Casca Grossa – produtora que está presente há um bom tempo no Banff Rio. Brasil Ride tem 22 minutos de boa edição, algumas cenas divertidas e uma duração e cadência que não deixam o espectador entediado, divertiu a platéia e é um bom candidato a ganhar algum prêmio técnico dentre os filmes desta primeira noite da Mostra. Assista ao trailer:

4. Brasil Everest 20 anos

19 minutos de uma volta no tempo em equipamentos, história do montanhismo nacional e qualidade de imagem. Um filme sem Go Pro e com muita garra e força de vontade para levar o Brasil aos 7050m do Camp 4 do Everest. Uma produção que mostra 1600Kg de comida sendo transportados do Brasil ao Everest nos tonéis azuis com o logo da Petrobrás e do Banco do Brasil, isolantes de EVA, barracas que nem chegam perto das atuais barracas de alta montanha e algumas coisas a mais. Brasil Everest 20 Anos não animou a platéia, mas deixou um silêncio durante a exibição e arrancou aplausos na dedicatória ao Vitor Negrete no encerramento.

Hoje a noite, 26/10, teremos mais 8 filmes em duas seções da mostra competitiva, às 19 e 21 horas. Canoagem, alta montanha, base jump, escalada e outros esportes! Nos vemos no Cine Odeon!

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, ciclismo, cerveja e tecnologia.

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.