Eventos

11ª Mostra de Filmes de Montanha Banff Rio – 3º Dia

Segunda-feira, último dia do Banff Rio e dia da mostra internacional propriamente dita, só filmes estrangeiros, muitos premiados e só produções top de linha. Um show de edição e imagens em praticamente todos os filmes. O Cine Odeon estava super lotado e o público assistia atento ao que, na minha opinião, foi umas das melhores noites da Mostra Internacional de Filmes de Montanha nos últimos anos. Filmes com conteúdo muito bom, bem produzidos e sem exageros de tempo, com exceção do The Asgard Project, que mesmo sendo um ótimo filme foi um tanto quanto longo.

Banff Rio Mostra Internacional – 14/11/11 – 19h

Second Nature

Second Nature é um filme de downhill de skate pelas estradas da Califórnia que deixou um gostinho de quero mais. A produção americana com apenas 9 minutos empolgou pela habilidade dos skatistas que cruzam a pista de um lado para o outro próximos de alguns carros ou brincando entre si. Belas imagens e um show de sincronia, pena que durou tão pouco!! Mas… Como nós aqui no Trekking Brasil somos adoradores dos bons filmes de aventura – assim como nossos leitores – deixamos abaixo a VERSÃO COMPLETA do Second Nature, com pouco mais de 21 minutos de ação! Curtam!! Ahh, em HD fica mais bonito!

Tuzgle

Boulder, boulder, boulder! A bela escaladora suíça Nina Caprez e mais um grupo de escaladores franceses vão para a Argentina aos pés do Vulcão Tuzgle (Cerro Tuzgle), a cerca de 4200m de altitude para escalar alguns boulders na região desértica. O filme de 13 minutos é uma produção americana bem divertida que conta parte da história da estadia em Tuzgle através de “músicas” montadas em cima dos depoimentos dos participantes da trip. O bom humor e a plástica dos movimentos dos escaladores nos boulders dão a Tuzgle um ar gostoso, um curta que flui bem e diverte na medida, sem chatear. Fiquem com um trailer estendido de pouco mais de 4 minutos.

Dream Result

Dream Result é um filme sobre canoagem – um dos temas que não me agradam, juntamente com o parapente, gosto dos esportes, mas em geral não gosto dos filmes sobre eles. Mas neste dia de Banff eu iria gostar de ambos. O filme é um curta americano de 17 minutos que mostra um grupo de amigos descendo corredeiras e cachoeiras na Noruega, EUA e Argentina. Dream Result arrancou uns bons risos e uns “putzzz” da platéia nas cenas onde os atletas se jogavam de cachoeiras de até 56m dentro dos caiaques, aliás o record de descida de cachoeira está registrado no filme, justamente nesta cachoeira de 56,7m de queda, uma verdadeira loucura de cenas incríveis, com boa edição e trilha sonora. Dream Result ganhou o prêmio de melhor voto popular no Banff Mountain Film Festival, no Canadá. Fiquem com um trailer de quase 5 minutos:

The Asgard Project

Imagine um filme de montanha que ganhou os prêmios de melhor filme de escalada em Banff e o melhor filme de alpinismo em Trento, pois é, este é o The Asgard Project, um filme inglês. O Monte Asgard é um big wall situado na Ilha de Baffin, no norte do Canadá, praticamente dentro do pólo norte, para chegar até lá o grupo de alpinistas saltou de paraquedas junto com 700kg de equipamentos no meio de uma geleira aos pés da montanha. A intenção era fazer uma escalada em livre até o topo do Asgard e depois saltar de wingsuit de lá. Com lindas imagens e uma boa trilha sonora o filme empolga muito, mas fica longo em seus 60 minutos de duração e tem momentos mais frios nos trechos próximos ao final da escalada. Foi bem aplaudido pelo público e deve levar o voto de muita gente. Era o grande esperado desta sessão mas talvez não tenha empolgado tanto. Confiram o trailer!

Banff Rio Mostra Internacional – 14/11/11 – 21h

Última sessão de filmes desta edição do Banff Rio, e boas surpresas nesta parte da Mostra!

Miracle in the Storm

Filme australiano com 52 minutos de duração que conta a história da alemã Ewa Wisnierska, uma competidora de parapente que sobreviveu de forma milagrosa a uma tempestade durante uma competição. O milagre se deve ao fato de que Ewa saiu viva depois de ter sido sugada para dentro da tempestade, ter subido a quase 10 mil metros de altitude sem oxigênio ou roupas para suportar o frio, ter ficado inconsciente e congelada pelo frio, despencar com o parapente fechado dos quase 10 mil para 6900m, acordar depois da queda após o velame ter aberto sozinho (para sua sorte extra) e conseguir achar uma maneira para sair da tempestade que matou com um raio um competidor chinês. O filme que no início parece ser chato ganha um ar todo especial quando a competidora se vê presa e quando as coisas que podemos considerar como milagres começam a acontecer. Aliás, por falar em milagre, Ewa saiu disso tudo sem lesões maiores do que duas queimaduras por frio… Absurdo!

Eu não dava nada pelo filme e no final gostei bastante!

Living The Dream

Produção americana super curta, com apenas 3 minutos. Living The Dream mostra o viajante vagabundo Renan Ozturk em uma escalada solo em rocha. Divertido pelas cenas bem feitas, mas deixa um gostinho de quero mais.

Life Cycles

Life Cycles é um filme sobre a bike, e não sobre ciclismo. Com lindas, lindas cenas mesmo, ele mostra desde a fabricação das peças até belas imagens de freeride e mountain bike. Uma das melhores edições e fotografia do festival deste ano – se não for a melhor delas! Faz o espectador babar com a qualidade da produção canadense de 14 minutos de duração e que poderia ter até um pouco mais de exibição que não incomodaria! Deixou belas recordações por aqui, uma verdadeira aula de edição!

Mas… Lá vamos nós novamente… O filme exibido na mostra é uma versão curta feita para o Banff, porém, abaixo você confere o filme na íntegra – os quase 47 minutos em HD (sem legendas, infelizmente)!!

The Longest Way

Premiado como melhor curta de montanha em Banff e melhor filme original em Propad, The Longest Way mostra um lapse time de fotografias de uma viagem que não atingiu seu objetivo, mas que deve ter sido muito divertida. A ideia inicial era ir de Pequin na China até a Alemanha, mas por algum motivo a viagem parou depois de 4000 Km. aAo longo dos 5 minutos desta produção alemã o espectador se diverte com as feições camaleônicas do viajante. Confira e entenda o que estamos dizendo! Filme na íntegra!

The Swiss Machine

O filme americano com 20 minutos de duração mostra um pouco da vida de Ueli Steck, um suíço que bate records de ascensão solo em alta montanha, Uma verdadeira máquina suíça que só pensa em treinar e bater seus próprios tempos! Adrenalina e muitos suspiros com cenas de escorregões em escaladas nos alpes e quedas em Yosemmite durante uma escalada com o Alex Honnold – outro ícone da escalada solo, só que em rocha. Levou meu voto nesta sessão. Boas imagens, lindas cenas e adrenalina na medida! Levou o prêmio de melhor filme de esporte no festival de Propad.

Resumo

Este dia do Banff Rio animou e empolgou bem mais que os outros dias das mostras internacionais dos anos anteriores. As produções estão cada vez mais bem feitas, inclusive as nacionais que acredito que tenham sido beneficiadas com o surgimento das novas tecnologias de filmagem digital, incluindo aí a Go Pro e as DSRL com seus recursos full HD e afins. A tendência agora é esta, a cada ano as produções vão se refinar, irão ganhar em qualidade de imagem e edição – acredito que isso aconteça inclusive com as produções nacionais, até mesmo as “amadoras”. Este ano a Mostra de Filmes de Montanha fez bonito com o Caminhos da Mantiqueira na abertura e com uma seleção mais apurada dos filmes. Que isso continue assim, 9D produções! Nós espectadores da Mostra só temos a agradecer pela qualidade desta edição do festival!

Trekker, montanhista, mochileiro e ciclista. Pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, viagens, cerveja e tecnologia.

You may also like

1 Comment

  1. Olá Mário. Valeu pelas postagens. Assisti um trailerzinho no esporte Espetacular, e pirei. Achei aqui todo o material emelhor ainda, completíssimo e expandidos os filmes. Sou pilhado por bikes e o “Life Cicles” é tudo de bom! Parabéns pelo bloq e valeu pelas postagens.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.